ANÁLISESNINTENDONOTICIASOriginaisPREVIEWSSWITCH

Super Smash Bros. Ultimate, Adventure e suas grandes novidades!

O nome Smash Bros. tem uma força incrível, sem dúvidas era um jogo esperadíssimo, tanto que as vendas refletem exatamente a ansiedade do público, com mais de 1,2 milhões de cópias vendidas em 3 dias.

Com relação ao jogo em sí, é exatamente o que já estamos acostumados, muitas franquias de peso emprestando seus personagens principais para sair na mão, é uma fórmula que não envelhece, e desde o anuncio do Ultimate, já tínhamos a ideia de que esse game ia ser sucesso.

Sendo assim vou me focar nas novidades, tem muita coisa nova, uma das mais gratificantes e primeiro tópico, é o retorno do modo história, ou melhor o Adventure Mode, o World of Light.

Espíritos

Quando eu fiquei sabendo que haveria um story mode, eu amei, uma vez que tinha ficado órfão no último jogo (de 3ds e WiiU). E essa animação foi amplificada quando prometeram mais de 20 horas de conteúdo, pois por mais que houvessem alguns problemas técnicos, o Subspace Emissary do Smash Bros Brawl era muito legal e trazia uma proximidade dos personagens e claro a interação entre eles era um deleite!

E o World of light não decepciona! A história gira em torno de Galeem uma entidade que toma controle do mundo transformando todos os personagens em “amiibos”, e um único personagem consegue fugir, Kirby, que volta para lutar contra Galeem e salvar a todos.

Os personagens que foram transformados servem de modelos para as marionetes que serão possuídas por espíritos, os espíritos são o grande “bang” desse modo, eles podem ser “literalmente” qualquer coisa que esteja relacionado a qualquer game que aparece na franquia, podem ser personagens e objetos, até o momento são 1299 deles!

O WoL consiste em um tabuleiro imenso com vários pontos de luz, que são os espíritos, e outros ícones, bonecos com as asas de Galeem em volta, quando se encosta em qualquer um destes você tem acesso as “condições” da batalha.

Vou tentar explicar de forma simples, os personagens possuídos vão ter alguma semelhança com o espírito que o estiver possuindo, e isso afeta as condições de batalha.

A exemplo(abaixo) na luta contra Link possuído pela Fi, a condição de batalha é que os ataques do link com armas brancas causarão mais dano e a Final Smash Meter dele vai carregar mais rápido.

Vocês podem notar também que no canto superior direito ha uma pontuação, nesse caso 9500, isso representa o “poder” do espírito, quanto mais alto, mais “difícil” pois essa pontuação afeta diretamente os status do personagem, ataque, defesa, ataque especial, defesa especial etc.

Mas para contrapor esses obstáculos você também pode equipar espíritos, existem 2 classes Espíritos Primários e Suportes, os primários tem níveis, tipos e slots, já, para ambos os casos, eles tem estrelas, que determinam a “raridade”. Quanto mais estrelas, melhor o espírito.

O nível basicamente tem influência direta no poder, quanto maior o nível mais alto o poder e a influência nos seus stats.

Os tipos são 3: Agarrão, Escudo e Ataque que funcionam como um Jan-Ken-Po (Pedra papel e tesoura). Agarrão tem vantagens sobre escudo, que tem vantagem sobre ataque, que por sua vez tem vantagem sobre agarrão, isso define se você terá alguma vantagem na batalha vindoura

E por último temos os slots. Estes vão de 1 a 3 e são espaços para colocar os espíritos de suporte, eles sempre vão fornecer alguma vantagem extra, seja aumento na força física, no ataque mágico, algum item equipado, imunidade contra efeitos de cenário etc.

Essa nova mecânica, possibilita infinitas customizações e até mesmo alguns combos, quando se equipa um Primário e Suporte da mesma série. Por exemplo, equipo o M. Bison como primário e preencho os slots dele com personagens do Street Fighter, ele ganha um boost de status.

Além dessa nova mecânica, o mapa conta com alguns obstáculos que são “liberados” quando se adquire um espírito em especifico, por exemplo, uma pedra no teu caminho pode ser destruída por uma bomba. Então para isso procure o espírito do Bomber Man, um trem pode ser pilotado pelo espírito do Link de Legend of Zelda Spirits, isso dá ao jogo uma outra camada.

Toda vez que vence uma batalha com um espírito ele se torna seu e no caso de vencer uma batalha contra um personagem, ele é acordado e você passa a poder jogar com ele.

Outra coisa presente no mapa são os dojos e as lojas, os Dojos servem para aumentar alguma estatística dos espíritos em contrapartida diminuindo alguma outra e as lojas servem para comprar espíritos e itens que servem para aumentar o nível destes.

E para fechar, ainda há um sistema de  “level up” para seus personagens, ganhando batalhas vc ganha skill points que podem ser gastos para algumas melhorias nas estatísticas básicas, que serão aplicadas a qualquer personagem que escolher jogar.

Bom, é meio impossível ficar preso no mapa, contudo há batalhas bem difíceis, teve uma contra o Doctor Willy, um time de 8 Mega Mans que estavam com a condição de corpo de metal que me tomaram bem umas 20 tentativas. E depois de progredir um pouco, descobri um espírito que me garantia uma habilidade de causar dano em Metal normalmente, então, quero dizer que, progredindo um pouco, é possível revisitar as batalhas que estavam muito difíceis com alguma vantagem.

Outra grande surpresa desse Modo são as Boss fights, inimigos colossais com mecânicas únicas, são eles:

Chefões
Galeem SSBU.png
Galeem
link={Template:L
DharkonSpirit.png
Dharkon
link={Template:L
Master Hand SSBU.png
Master Hand
SmashBrosSymbol.svg
Crazy Hand SSBU.png
Crazy Hand
SmashBrosSymbol.svg
Giga Bowser SSBU.png
Giga Bowser
SmashBrosSymbol.svg/MarioSymbol.svg
Ganon SSBU.png
Ganon
ZeldaSymbol.svg
Marx SSBU.png
Marx
KirbySymbol.svg
Galleom SSBU.png
Galleom
SubspaceSymbol.svg
Dracula Phase 1 SSBU.png
Dracula
CastlevaniaSymbol.svg
Rathalos SSBU.png
Rathalos
SpecialStagesSymbol.svg
Stage bosses
Metal Face Spirit.png
Metal Face
XenobladeSymbol.svg
YellowDevilPortrait.png
Yellow Devil
MegaManSymbol.svg
Dark emperor.png
Dark Emperor
FindMiiSymbol.svg

Talvez esse modo seja um tanto comprido, e possa se tornar cansativo com o tempo, mas definitivamente é uma grande aquisição para o game.

Ainda sobre Espíritos, existe o Spirit Board que é um mini game que serve para aumentar a sua coleção. Basta escolher um deles e lutar contra, se vencer a luta tem um outro mini game para garantir o espírito onde você precisa acertar um tiro num tempo correto para ele atravessar a marionete oponente, se perder o espaço fica vago por 5 minutos e será reposto por um novo espírito.

Aqui ainda há alguns itens que podem ser utilizados, itens que trocam o board para apenas espíritos primários ou suportes, trocar o board todo entre outros, e há alguns itens que auxiliam na batalha, como por exemplo garantir que o oponente inicie com 50% de dano, desabilitar itens ou diminuir a velocidade de incremento da Final Smash Meter do oponente.

Como há infinitos espíritos, o jogo facilita a evolução e manutenção deles, é possível deixar uns espíritos em uma academia para eles pegarem level enquanto você faz outras coisas, também deixá-los explorando em busca de itens, verificar todos que já possui e criar times, o que acelera alguns processos.

Pool de Personagens

O pool de personagens promete ser o maior de todos os tempos. Foram prometidos 108 personagens por enquanto temos 74 disponíveis e 2 já anunciados que serão disponibilizados logo logo, segue a lista com o link para a wiki destes, caso queira saber mais sobre o personagem:

Antigos (65)
Mario SSBU.png
Mario
MarioSymbol.svg
Luigi SSBU.png
Luigi
MarioSymbol.svg
Peach SSBU.png
Peach
MarioSymbol.svg
Bowser SSBU.png
Bowser
MarioSymbol.svg
Dr. Mario SSBU.png
Dr. Mario
MarioSymbol.svg
Rosalina & Luma SSBU.png
Rosalina & Luma
MarioSymbol.svg
Bowser Jr. SSBU.png
Bowser Jr.
MarioSymbol.svg
Yoshi SSBU.png
Yoshi
YoshiSymbol.svg
Donkey Kong SSBU.png
Donkey Kong
DKSymbol.svg
Diddy Kong SSBU.png
Diddy Kong
DKSymbol.svg
Link SSBU.png
Link
ZeldaSymbol.svg
Zelda SSBU.png
Zelda
ZeldaSymbol.svg
Sheik SSBU.png
Sheik
ZeldaSymbol.svg
Ganondorf SSBU.png
Ganondorf
ZeldaSymbol.svg
Young Link SSBU.png
Young Link
ZeldaSymbol.svg
Toon Link SSBU.png
Toon Link
ZeldaSymbol.svg
Samus SSBU.png
Samus
MetroidSymbol.svg
Zero Suit Samus SSBU.png
Zero Suit Samus
MetroidSymbol.svg
Kirby SSBU.png
Kirby
KirbySymbol.svg
Meta Knight SSBU.png
Meta Knight
KirbySymbol.svg
King Dedede SSBU.png
King Dedede
KirbySymbol.svg
Fox SSBU.png
Fox
StarFoxSymbol.svg
Falco SSBU.png
Falco
StarFoxSymbol.svg
Wolf SSBU.png
Wolf
StarFoxSymbol.svg
Pikachu SSBU.png
Pikachu
PokemonSymbol.svg
Jigglypuff SSBU.png
Jigglypuff
PokemonSymbol.svg
Mewtwo SSBU.png
Mewtwo
PokemonSymbol.svg
Pichu SSBU.png
Pichu
PokemonSymbol.svg
Pokémon Trainer (solo) SSBU.pngSquirtle SSBU.pngIvysaur SSBU.pngCharizard SSBU.png
Pokémon Trainer (SquirtleIvysaurCharizard)
PokemonSymbol.svg
Lucario SSBU.png
Lucario
PokemonSymbol.svg
Greninja SSBU.png
Greninja
PokemonSymbol.svg
Captain Falcon SSBU.png
Captain Falcon
FZeroSymbol.svg
Ness SSBU.png
Ness
EarthboundSymbol.svg
Lucas SSBU.png
Lucas
EarthboundSymbol.svg
Ice Climbers SSBU.png
Ice Climbers
IceClimbersSymbol.svg
Marth SSBU.png
Marth
FireEmblemSymbol.svg
Roy SSBU.png
Roy
FireEmblemSymbol.svg
Ike SSBU.png
Ike
FireEmblemSymbol.svg
Robin SSBU.png
Robin
FireEmblemSymbol.svg
Lucina SSBU.png
Lucinaε
FireEmblemSymbol.svg
Corrin SSBU.png
Corrin
FireEmblemSymbol.svg
Mr. Game & Watch SSBU.png
Mr. Game & Watch
Game&WatchSymbol.svg
Pit SSBU.png
Pit
KidIcarusSymbol.svg
Palutena SSBU.png
Palutena
KidIcarusSymbol.svg
Dark Pit SSBU.png
Dark Pitε
KidIcarusSymbol.svg
Wario SSBU.png
Wario
WarioSymbol.svg
Olimar SSBU.png
Olimar
PikminSymbol.svg
R.O.B. SSBU.png
R.O.B.
ROBSymbol.svg
Villager SSBU.png
Villager
AnimalCrossingSymbol.svg
Little Mac SSBU.png
Little Mac
PunchOutSymbol.svg
Wii Fit Trainer SSBU.png
Wii Fit Trainer
WiiFitSymbol.svg
Shulk SSBU.png
Shulk
XenobladeSymbol.svg
Duck Hunt SSBU.png
Duck Hunt
DuckHuntSymbol.svg
Snake SSBU.png
Snake
MetalGearSymbol.svg
Sonic SSBU.png
Sonic
SonicSymbol.svg
Mega Man SSBU.png
Mega Man
MegaManSymbol.svg
Pac-Man SSBU.png
Pac-Man
PacManSymbol.svg
Ryu SSBU.png
Ryu
StreetFighterSymbol.svg
Cloud SSBU.png
Cloud
FinalFantasySymbol.svg
Bayonetta SSBU.png
Bayonetta
BayonettaSymbol.svg
Mii Brawler SSBU.png
Mii Brawler
SmashBrosSymbol.svg
Mii Swordfighter SSBU.png
Mii Swordfighter
SmashBrosSymbol.svg
Mii Gunner SSBU.png
Mii Gunner
SmashBrosSymbol.svg
Novos (13), Lembrando que os DLCs ainda não estão disponíveis
Daisy SSBU.png
Daisyε
MarioSymbol.svg
Piranha Plant SSBU.png
Piranha Plant (DLC)
MarioSymbol.svg
King K. Rool SSBU.png
King K. Rool
DKSymbol.svg
Ridley SSBU.png
Ridley
MetroidSymbol.svg
Dark Samus SSBU.png
Dark Samusε
MetroidSymbol.svg
Incineroar SSBU.png
Incineroar
PokemonSymbol.svg
Chrom SSBU.png
Chromε
FireEmblemSymbol.svg
Isabelle SSBU.png
Isabelle
AnimalCrossingSymbol.svg
Inkling SSBU.png
Inkling
SplatoonSymbol.svg
Ken SSBU.png
Kenε
StreetFighterSymbol.svg
Simon SSBU.png
Simon
CastlevaniaSymbol.svg
Richter SSBU.png
Richterε
CastlevaniaSymbol.svg
Joker artwork.png
Joker (DLC)
SpecialStagesSymbol.svg

Como o texto sobre o Adventure ficou imenso, vou dividir em 2 partes, a segunda parte abordarei mais os outros modos, que já são mais comuns aos players antigos de Smash Bros, muito obrigado para você que leu até aqui, compartilha com os amigos e me adiciona na Friend List!

FC: SW-6272-0088-8035

Câmbio, desligo!

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo