Análise: Vane apresenta uma exploração aberta demais e não empolga
Quando eu vi a proposta de Vane pela primeira vez, me interessei na hora. Ele seria o primeiro jogo do estúdio japonês Friend & Foe que conta com desenvolvedores de grandes jogos como The Last Guardian, Killzone, Battlefield 3 e Bionic Commando. Em sua proposta, ele seria um jogo que mesclaria um grande terreno a ser explorado e te envolveria em puzzles.
Após jogar Vane eu infelizmente acabei me decepcionando bastante com o jogo. Sim, sua proposta é cumprida com êxito, porém, ela é feita de forma tão solta que acaba desafiando a paciência do jogador e não desafiando suas habilidades, vou explicar.
Ao iniciar o jogo você é um garoto que está em uma cidade/vila e está no meio de uma grande tempestade que envolve areia, água e raios. Após andar por esse cenário de destruição por alguns minutos, você irá sucumbir a tempestade e teoricamente morrerá. A cena seguinte você já será um pássaro no meio do deserto, sem nenhuma explicação.
Após jogar o jogo por um tempo, será possível entender que esse vasto deserto em que está foi o que sobrou da cidade do início do jogo. E a partir daí você terá liberdade para voar por todo esse cenário e ver antigos pontos da cidade assim como tentar encarar a tempestade de areia e descobrir diversas cavernas com alguma referência a cidade, agora reduzida a cinzas.
Durante o gameplay, você poderá utilizar a forma de ave ou então (em pontos específicos), voltar a ser aquele garoto do inicio do jogo. Embora existam puzzles quando está na forma de ave, você irá utilizar essa forma para explorar o mundo. Já quando estiver na forma de menino, será possível resolver os puzzles que serão apresentados durante o jogo. E toda essa exploração segue uma estética única que particularmente me agradou muito.
Embora tudo isso na teoria seja perfeito, eu não me senti envolvido pelo jogo, pois é tudo completamente aberto sem nenhuma explicação ou sistema de guia. O que eu entendi é que a intenção do desenvolvedor foi deixar tudo em aberto para que o jogador possa explorar cada centímetro desse mundo e descobri-lo. Infelizmente o mundo não é interessante a esse ponto e você se sentirá completamente desamparado ao longo da sua jogatina.
Não somente você ficará perdido nesse mundo, mas pude notar que o jogo possui alguns bugs como a câmera atrapalhar em certos pontos, algumas plataformas você passa entre elas e destrói o puzzle dentre outros problemas (aqui vale pontuar que o desenvolvedor já lançou um patch para corrigir alguns desses erros). Porém, o que mais me incomodou foi o sistema de save do jogo. Sempre quando você inicia Vane, você volta como ave para a mesma árvore. Eu fiz e refiz o mesmo puzzle mais de uma vez e isso é simplesmente inadmissível. E até onde pude ver, não existe um sistema de save manual. Somente um automático que acontecerá 4 vezes durante o jogo inteiro. Caso você não chegue até onde o jogo quer que chegue, terá que fazer tudo de novo.
Conclusão
Muito tristemente, Vane me decepcionou. Embora ele tenha uma boa ideia por trás de mesclar exploração com puzzle em um mundo aberto, ele simplesmente não motiva o jogador a explorar cada centímetro dele. Além disso, a total falta de um guia faz com que se perca muito tempo tentando entender o que se tem de fazer. Por exemplo, eu demorei cerca de meia hora para fazer o primeiro puzzle do jogo que envolve a ave e outras aves. Depois quando o refiz, demorei nem cinco minutos.
Embora o jogo tenha problemas de bugs, o desenvolvedor já está ciente e está trabalhando em correções. Porém, o que mata o jogo é que o sistema de save simplesmente não funciona. E ter que refazer tudo de novo e mais uma vez, simplesmente não empolga.
{{
game = [Vane]
game = []
info = [Lançamento: 15/1/2019]
info = [Produtora: Friend & Foe]
info = [Distribuidora: Friend & Foe]
plataformas = [PS4]
notaV2 = [5,0]
decisão = [Compre por sua conta e risco]
texto = [Embora tenha uma boa ideia]
texto = [Vane peca em prender o jogador]
positivo = [Exploração]
positivo = [Estética]
positivo = []
positivo = []
negativo = [Save limitadíssimo]
negativo = [Exploração sem foco]
negativo = [Mecânicas simples]
negativo = [Não empolga]
}}