Preview: Beta de Anthem parece ser o prefácio de um fiasco

É com muita tristeza que venho compartilhar a experiência que tive até o momento com Anthem. Tive a oportunidade de jogar o Beta VIP e o Beta deste final de semana, que não foram nada animadores.

Primeiro o Beta VIP: um desastre completo. Além de todos os defeitos absurdos para um jogo “triple A”, tínhamos o agravante de, por muitas vezes, simplesmente não conseguir jogar uma partida independente de quantas tentativas fossem feitas. E para piorar, quando aparecia o erro de tentar logar no servidor você era chutado de volta para a tela inicial, tendo que entrar de novo, andar até o Javelin e tentar iniciar a missão novamente. Os desastres da Demo VIP – que são inaceitáveis, pois era uma demo controlada, com número de jogadores previamente registrados, em pouca quantidade e suportados por duas empresas gigantes (EA e BioWare) – fizeram o executivo do jogo vir se pronunciar publicamente em seu Twitter.

Passada a Demo VIP, veio a esperança de que todos os problemas fossem resolvidos na demo deste final de semana. Pois bem, não foi o caso. Corrigiram um problema, que foi o de conseguir jogar, acessar as missões e criar esquadrões sem maiores dificuldades. Mas todos, T O D O S, os outros problemas surreais para um jogo deste tamanho permaneceram. Acho que fica mais fácil citá-los em forma de lista, então vamos lá:

  • Framerate sem limite nos menus: qualquer jogo indie trava seus framerates em menus e telas de loading, o que parece não ser o caso de Anthem. É possível pegar dezenas de milhares de FPS, fazendo seu PC fritar mesmo sem estar dentro do mapa atirando nos inimigos;
  • Péssima otimização: Anthem tem um potencial incrível de gráficos e ambientes, fora a liberdade de explorar muito mais o mapa que, por exemplo, Desitny, já que em Anthem você tem a liberdade de voar livremente. Só que, os gráficos – apesar de bonitos – não são os melhores já vistos. Não faz sentido um PC “high end” conseguir no máximo 90 fps com a qualidade média em 1440p. E não pense que colocando em baixo resolvia, a diferença era mínima nos frames;
  • Consoles também sofrem: Nós jogamos o beta em nossos PC’s, mas em certo momento (durante a Demo VIP) fomos aos nossos consoles dar uma olhada como estava o jogo e foi ainda mais sofrível. No caso do Xbox One S, o FPS chegava a cair até os 20 fps, em especial na cidade, que é seu hub, tornando Anthem injogável. Depois de sair a demo aberta, ficamos com medo de tentar nos consoles novamente, porém, o canal Digital Foundry analisou o jogo e viu que a variação de FPS é enorme. Inclusive, no poderoso Xbox One X que também sofre com quedas de frames. Ou seja, o jogo está com problemas de otimização em todas as plataformas.

  • Loadings à toda hora e gigantescos: nem pense que um bom SSD vai garantir um loading rápido. Os loadings de Anthem me fazem querer voltar para o Battlefield 4, onde você ficava um bom tempo para conseguir entrar em algum mapa. Além de demorarem uma eternidade, eles são muitos! A cada etapa da missão, a cada troca de ambiente no mapa, um loading! Aprendam com Destiny, por favor, ninguém quer ficar perdendo tempo na tela de loading em pleno 2019;
  • Texturas que não carregam: é isso mesmo, as vezes simplesmente as texturas não carregavam, a água por exemplo ficava com uma cor sólida, parecendo que foi colorida no paint;
  • Inimigos pobres e pouco desafiadores: a variedade de inimigos nestas demos foi desanimadora, todos sem personalidade, sem grandeza e muito fáceis de serem derrotados. Principalmente os inimigos não-chefões, basta um peteleco para derrotá-los. Além disso, com um de nós do site os inimigos ficavam desaparecendo do nada;
  • Coloquem o boneco para correr!!!!!!! Na cidade, fora do Javelin, mesmo podendo correr (no Beta aberto), ainda ficava muito lento… você tinha que prestar muita atenção para ver que a velocidade tinha alterado. Sem necessidade! coloquem um “shift” decente!;
  • Ritmo lento: além de toda a lentidão para jogar, devido aos loadings, o jogo tem um ritmo lento, a história se desenvolve devagar, sem emoção, nao prende, personagens sem expressão… falta tempero;

Não é com sorriso no rosto que critico de forma dura esta demo, o jogo, para mim, era um dos principais de 2019. O modo de jogo tem enorme potencial, algumas mecânicas são inovadoras e bem implementadas, como o caso do voo livre, que ao voar próximo a água faz com que seu Javelin resfrie e você possa voar sem parar, planar no ar ao atirar, diversos “poderes” além de sua arma principal… o jogo tem potencial, mas parece que foi feito por um bando de preguiçosos.

O grande número de possibilidades em customização e o a mecânica de voo são legais – assim como jogar com amigos. Jogos coop dessa magnitude precisam de algo a mais hoje em dia. Corrigindo os problemas técnicos e criando inimigos mais imponentes (até mesmo na altura) e chefões com alguma mecânica coop no lugar do Bullet Sponge (atirar sem parar até acabar a vida) fariam de Anthem um jogo, no mínimo, dez vezes melhor!

Fica o apelo para a EA e BioWare: por favor, adiem este lançamento. Não joguem fora a incrível ideia de Anthem, assumam seus erros e continuem trabalhando em polir o jogo até o ponto que ele beire a perfeição. Se for lançado desta forma, será um dos maiores flops do ano.

PS: A demo foi jogada na versão PC por uma máquina com as seguintes especificações (apenas as relevantes):
i7-7700K@4.6GHz
16GB DDR4 2666MHz
GTX 1080

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.
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