NOTICIASPC

A distribuidora Valve bloqueia jogo de agressão sexual de ser publicado na Steam

Notícia deturbadora ainda mais em um dia especial como hoje, dia 8 de março. A produtora e distribuidora Valve se pronunciou oficialmente quanto ao bloqueio do jogo Rape Day que seria lançado na Steam. Bom como o nome já sugere, o jogo se tratava de um mundo pós apocalíptico onde seria permitido assediar, matar, e agredir mulheres no game play. Isso mesmo, teríamos cenas em CG de vários crimes sexuais e abuso contra mulheres, inclusive estupro.

O que chama atenção foi a demora da Valve para cancelar a produção do jogo, apesar de justificável por um ponto de vista, pois todas as regras se aplicavam a política da Steam.

Veja o que o produtor do jogo disse:

“Eu não violei nenhuma regra, então não vejo como meu jogo pode ser banido, a menos que o Steam mude suas políticas. Meu jogo foi devidamente marcado como adulto e com uma descrição completa de todo conteúdo potencialmente ofensivo antes ser publicada no Steam. “

Pelas regras da Steam o jogo teria que ficar visível como futuro lançamento e passar por uma outra revisão antes de qualquer decisão ser tomada. Mas o aparecimento do jogo levantou questionamentos pela comunidade da Steam e da própria Valve quando os espectadores começaram a questionar se o produtor não estava com a razão. E pasmem, pelas regras da Steam qualquer coisa pode ser publicada na loja desde que não seja “ilegal ou straight-up trolling”, mesmo sabendo que conteúdos totalmente absurdos nos dias de hoje eram apresentados no jogo, ele não poderia ser considerado “ilegal”. E ainda tiveram pessoas que o defenderam. Ok, é lei, mas então uma série de levantamentos sobre a lei precisam ser revistos com urgência, e atos como esse só dão mais força para que todos nós lutemos em favor dos direitos e revisão das leis para as mulheres. Um absurdo.

Independente disso a Valve utilizou-se de bom senso e publicou hoje nota oficial que não deixará o jogo ser distribuído na loja através uma publicação de Erik Johnson:

“Grande parte de nossa política em torno do que distribuímos é, e deve ser, reacionária – nós simplesmente temos que esperar e ver o que nos vem via Steam Direct”, escreveu Johnson. “Nós então temos que fazer um julgamento sobre qualquer risco que ele coloca à Valve, nossos parceiros desenvolvedores ou nossos clientes. Depois de uma significativa descoberta de fatos e discussões, pensamos que o ‘Rape Day’ representa custos e riscos desconhecidos e, portanto, não sairá no Steam. “

“Respeitamos o desejo dos desenvolvedores de se expressarem, e o propósito do Steam é ajudar os desenvolvedores a encontrar um público, mas este desenvolvedor escolheu o conteúdo e uma maneira de representá-lo que torna muito difícil para nós ajudá-los a fazer isso” Concluiu em seu post.

Parece que estupro e violência sexual passaram dos limites do “ilegal” para Valve. Sim foi irônico isso.

Nós do Última Ficha somos totalmente contra qualquer tipo de abuso contra qualquer classe, pessoas, raça, homens, mulheres, e nos mantemos fortes na luta para que haja direitos e recursos iguais para todos. Somos todos um só.

Um maravilhoso dia das mulheres para todos e que haja ainda não só um dia para celebrar, mas uma vida inteira!


Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo