Opinião: PlayStation VR tem melhoras nas vendas, mas futuro da tecnologia ainda é incerto

Há quem diga que a tecnologia de Realidade virtual lançada em outubro de 2016 nunca será tão bem aproveitada quanto poderia no mundos games. A maioria dos produtores reluta em divulgar o número de vendas de seus aparelhos, exceto pela Sony, que anunciou recentemente que o PlayStation VR vendeu oficialmente mais de 4.2 Milhões de unidades desde o lançamento do produto.

Em uma análise simples dos números, o Playstation 4 até o momento vendeu aproximadamente 94 milhões de unidades segundo o VGChartz. Portanto, apenas 4% dos usuários possuem o dispositivo em casa. Em comparação com os jogos, o VR vendeu aproximadamente a mesma coisa que Assassin’s Creed Unity, que convenhamos näo é um dos melhores jogos da franquia.

Um dos principais entraves para o crescimento da realidade virtual no mundo dos games é de fato a falta de conteúdo de qualidade compatível com a tecnologia. De todos os jogos de VR, o único que realmente me chamou muito a atenção e me deixou realmente com vontade de adquirir um VR foi Resident Evil 7, mas que por mais incrível que seja, é praticamente impossível jogar por mais de 1h seguida sem ficar tonto e/ou com enjoo.

Além disso, o segundo principal motivo para a não adoção do VR é o seu preço. Aqui no Brasil, o kit completo com os motions e óculos custa por volta de R$1900,00. A esperança é de que com a popularização, evolução da tecnologia e o investimento em novos jogos o preço venha a diminuir no futuro.

No entanto, a Sony realmente mostrou que pretende focar em melhorar a situação do cenário da realidade virtual no seu State of Play investido em diversos novos jogos. Resta saber agora se esses jogos compensarão o alto custo de um Playstation VR ou se a tecnologia continuará fracassando no mundo dos games.

Thiago Lyra

Sonhou um dia ser jogador profissional de e-sports. Tentou Team Fortress2, Dota2, Counter Strike, mas devido a falta de habilidade e a idade avançada, virou redator e animador de festa infantil.
Botão Voltar ao topo
Fechar