ANÁLISESMOBILENOTICIASREVIEWS

Análise: Cozinhe em Realidade Aumentada com Pocket Kitchen para iOS

Conhece a tecnologia de Realidade Aumentada (ou AR como é chamada por aí)? Não? Tem um iPhone ou iPad? Então essa é uma boa oportunidade de você entender como funciona a tecnologia de uma forma menos complexa que alguns aplicativos de arquitetura e decoração usam, por exemplo.

Pocket Kitchen é um jogo brasileiro exclusivo para iOS. Mas, não são todos os dispositivos Apple compatíveis. Para poder rodar o jogo você precisará de um aparelho compatível com o ARKit da Apple. Resumidamente: qualquer iPhone do SE até o XS/XR, iPad de 5ª e 6ª geração e todos os iPads Pro já lançados. Estas informações vem direto do site da Apple, que você confere aqui.

Antes de falar do Pocket Kitchen te contar como funciona essa tal de AR rapidamente. É simples, o aplicativo pede acesso à sua câmera. Feito isso, aparece na tela a imagem da sua câmera e, dependendo do aplicativo, você colocará objetos imaginários (só visíveis na tela do smartphone) no ambiente exato que a câmera está apontada! Não somente isso, AR entende a profundidade, altura e comprimento! Ou seja, se você aponta o objeto para sua mesa de jantar e, logo em seguida, bate virtualmente no objeto, ele vai cair como se fosse real!

Bem, agora vamos ao Pocket Kitchen. O jogo basicamente te deixa atrás de um fogão, só que o fogão pode ser qualquer lugar que você aponte sua câmera. Você tem um leque de opções de onde colocar seus alimentos e de quais alimentos você pode usar. Você pode colocar prato, panela com água para refogar, frigideira e uma tábua de cortar alimentos. Já as opções de alimentos são bem maiores, indo desde de carnes, legumes, frutas, até massa, pão e queijo.

Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube

A partir daí a sua imaginação ditará o gameplay. Você pode, por exemplo, colocar a carne na frigideira e demorar o tempo que quiser para tirar, vai do seu gosto. Bem passada ou mal passada? No meu caso, cozinhando em cima do meu teclado, eu acho que deixei passar um pouco do ponto, mas prometo melhorar no futuro.

Os objetos virtuais ficam, de certa forma, “presos” ao local que você os colocou. Se você coloca um monte de coisa na sua panela para cozinhar, pode aproximar o telefone o mais próximo que conseguir para ver os legumes de perto dentro d’água. A imersão é bem divertida, principalmente nos primeiros minutos. Para quem nunca usou a tecnologia, o primeiro contato é incrível, parece coisa do futuro.

Mas, no caso de Pocket Kitchen, a diversão não deve ser muito duradoura. O jogo é meio limitado. Uma hora que você frita todas as comidas possíveis e às coloca no prato, ele começa a se tornar repetitivo. Mas não tira dele o prazer de jogar com a tecnologia de Realidade Aumentada. No dia que esta análise está sendo feita, o jogo pode ser adquirido na App Store por R$3,49. O valor é justo para o capricho como a aplicação foi feita, funcionando de forma perfeita à que se propõe, sem bugs ou crashes. Ele é limitado, mas você recupera o pequeno investimento brincando de fritar e cozinhar comidas em cima dos lugares mais inusitados possíveis. O único limite da sua imaginação será o local onde você está com seu telefone! Então prepare seu avental, erga seu telefone e prepare o melhor prato virtual que você puder!

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo