ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise Team Sonic Racing: mais uma boa opção para se divertir com um ícone dos games

Meu primeiro review que começa com um vídeo, e fará sentindo, vamos lá:

https://youtu.be/EYW7-hNXZlM

Aí começava uma era, onde todo jogo do Sonic começava com uma boa introdução/animação bem empolgante ao som de um rock’n roll. Em Team Sonic Racing a tradição continua. O fato é que durante anos a franquia oscilou muito, tivemos ótimos e péssimos jogos após os “ultrasucessos” do Mega Drive e do Master System onde o porco espinho mais famoso do mundo se preocupava somente em salvar o mundo.

Oscilou tanto que passamos anos clamando por um jogo clássico, de volta as raízes, porque ao longo dessas décadas muitos jogos ruins foram lançados e queríamos ver o “verdadeiro” Sonic em ação. Bom, esse jogo veio em Sonic Mania. Mas hoje em dia eu me pergunto (sendo fã declarado da Sega e Sonic sendo meu personagem favorito), será que não éramos nós que estávamos errados e saudosos demais pedindo um Sonic clássico descente? Porque me pergunto isso? Sonic é (isso não é opinião) ao lado de Mário o maior mascote de todos os tempos dos vídeo-games, já vi (rasguei porque era revista) blasfêmias “clubistas” pondo o coitado do Crash Bandicot a frente de Sonic. Link, Donkey Kong, Jill Valentine, Pikachu, Scorpion e Sub-zero, Ryu, Lara Croft, Kratos, entre muitos mais, são grandiosos, mas muito longe de Mário e Sonic. E na década de 90 se eu falasse isso era expulso do “fliper” e até perdia amizades, pois a disputa entre as duas marcas era muito acirrada, hoje são co-irmãs, então está tranquilo. E pra comprovar a tese basta ir lá agora e perguntar pra qualquer amigo que não joga vídeo-game e perguntar “me fala um ou dois personagens que você tenha pelo menos ouvido falar” e veja a resposta.

Então voltando ao raciocínio de que estávamos errados ao clamar por um jogo clássico descente de Sonic, é porque ele é muito grandioso, pode estar onde ele quiser e em qualquer lugar: anúncios, olimpíadas, Brasil, 3D, salvando o mundo, praticando esportes, animes, TV, filme e por que não em uma corrida. Ele é o Sonic. Vamos ao review de Team Sonic Racing.

Sobre mais um jogo de corrida

Não há outra maneira de começar a falar de mais um entre tanto jogos de corridas já lançados envolvendo personagens icônicos. Vamos a um apanhado geral do que o jogo apresenta, e que no final é bem parecido com os demais do gênero. Personagens fofos, competindo freneticamente, armas, tiros, explosões, eliminações, “drift“, etc..

O game tem um bom menu, simples, com bom modos de jogo (inclusive o principal ganhará um espaço abaixo no “diferencial”). Você tem o modo Team, o jogo solo, as opções na garagem, ponto forte inclusive. Esse modo é bem fácil de entender as evoluções e customizações sendo divertido logo de cara poder trocar a cor do seu carro. Os personagens são os mais conhecidos da franquia que de uma forma que eleva muito o fator replay, nem todos estão disponíveis no começo, mas o jogo manda bem ao não te fazer ter que passar horas jogando para desbloquear os demais, o “timing” é perfeito. A mecânica responde bem também, comandos fáceis de aprender, pistas com boas variações e que eram de cara meu maior medo: serem confusas. Mas não, muito divertidas, muitas referencias aos jogos da franquia e muitos, sim muitos easter eggs (sem trocadilho com o Dr. Eggman).

Dentre os modos chamados de “básicos” acima, é válido citar a experiência. No single player dentro do menu “local Player” temos os modos Gran Prix, que é a corrida de todos contra todos e já com todos os personagens liberados. É bem divertido e bem mais difícil que o modo história/Team. Essa dificuldade conta muito pois eleva demais a emoção e as posições se alternam muito. Comigo aconteceu literalmente o “hoje sim! Hoje sim! Hoje sim!…Hoje nãoo”, foi hilário. Mas como dito anteriormente essa dificuldade, e modo de jogo não é novidade entre os , veja bem, jogos TOP de corrida. Além disso temos o clássico Time Trial com boas recompensas e o Exibition, que é a corrida simples valendo nada.

Em resumo é fácil aprender a guiar, é muito claro a capacidade de cada personagem e a corrida flui maravilhosamente bem, sem nenhum absurdo ou erros grotescos. Mas também seguindo um padrão dos jogos do estilo, um padrão alto é verdade, mas sem surpresas. A surpresa fica mesmo para o modo que dá nome ao jogo, Team Sonic.

Brilhos, luzes, música e falação!

Ah quantas luzes, quanto brilho tem esse jogo. Que passeio delicioso em toda a história do Sonic. Como dito acima, são muitas as referências, inclusive em fases de bônus, ou pistas de bônus se vocês assim preferirem, marca registradíssima do jogo da Sega. As pistas são um show de luzes e imagens, o cenário não te confunde apesar de tanta informação visual e isso considerei demais na minha nota, sem falar nos saltos (que dá pra fazer acrobacias) e nas viradas de cabeça pra baixo das pistas. O gráfico é lindo, a mecânica é leve é tranquila, o desafio começa um pouco fácil mas depois se complica e você a cada “fase” pode escolher entre modo normal ou difícil, isso sem contar que você pode pode correr a mesma corrida várias vezes.

Mas é nesse parágrafo que escolhi para dar mais um ponto alto pro jogo e em compensação uma “compressível” chatisse. Já explico. O som, podemos compor o som como o conjunto entre a música, efeitos sonoros e falas/ diálogos. Música, nota 10. Efeitos sonoros da corrida, nota 10. Agora é impressionante como se tornou tradicional em jogos do Sonic (com exceção de Sonic Mania) a falação entre os personagens, gente, eles não calam a boca. Tem hora que torna a experiencia muito chata, assim como em Sonic Forces. Disse compressível porque ele em certo ponto se faz necessário, porque afinal é um time e eles precisam realmente se falar. E detalhe, isso é gosto ok? Pois os diálogos são legais, coerentes e bem feitos, só acho que em demasia.

O diferencial

Agora sim! O que torna esse jogo especial e excelente? O Modo Team. Você escolhe um time de três personagens (interligados pela história da franquia), bem estilo King of Figthers ’94, onde Robert Garcia lutava somente com seu mestre Takumna e seu “brother” Ryo. Não tem dessa de botar Kio com Rugal e Yori. O jogo segue essa linha, dentro do trio você pode alternar o personagem a cada fase, mas não alternar o trio durante a fase. E nas primeiras corridas é um trio contra um trio, aí a medida que você avança os novos trios são liberados, tanto para a corrida quanto para você poder escolher, sem frescura, sem ter que desbloquear coisas impossíveis, basta jogar. E quando você já está avançado no gameplay você se vê de uma já divertida corrida com 6 carros ( 3 vs 3) para 15 por exemplo, aí que o bagulho fica louco. Muito divertido. Cada trio tem sua estratégia e seus pontos fortes e fracos, me encantei pelo Silver (Sonic de prata para os íntimos, só os fortes entenderão) por exemplo, muito dinâmico. Além disso, a estratégia é bem desenhada, porque em cada time temos 3 classes distintas, o velocista, o técnico (não no sentido de coach pelo amor de Mário), é jogo técnico, e o robusto/poderoso, e está nas suas mãos como desenvolver a melhor forma de levar seu time a melhor pontuação possível. Resumidamente, o velocista sempre terá foco na velocidade, enquanto o Tite técnico não é afetado por saídas na grama, por exemplo. Já esse poderoso se assimelha a uma classe tanque que é o mais lento, mas também poderá quebrar diversas armadilhas.

Bom falar em estratégia, porque tem de sobra. Seu objetivo é um mini campeonato (veja a figura) , seu time tem que fazer os pontos, então não adianta só você vencer, tem que cuidar dos amiguinhos para que eles tenham boas colocações. Aí é a cereja do bolo, você pode mandar armas para eles, pedir ajuda para que eles te mandem, seguir o rastro do parceiro para ganhar velocidade, e ainda cuidar para que os concorrentes não os eliminem da corrida. Muito bom.

Conclusão

Vá ser feliz, o jogo atende bem, lindo, divertido, delicioso. Trilha sonora empolgante e entrega algo diferencial. Não é só Mais um Besteirol Americano, digo, não é só mais um jogo de corrida de personagens que amamos. Trás um modo inovador e se mantém bem no nível de bons jogos de corrida, nada que você vai querer se matar de jogar mas uma excelente opção para aquela casa cheia de amigos e algumas boas horas de divertimento. Contudo, é preciso dizer que sua experiência será muito mais realizadora na companhia de mais jogadores, sejam online ou presenciais, porque apesar do “modinho” história e das boas ferramentas pra você controlar os NPC’s, chega um ponto que é melhor a inteligência humana que a artificial.

{{

game = [Team Sonic Racing]

game = []

info = [Lançamento: 21/05/2019]

info = [Produtora: Sumo Digital]

info = [Distribuidora:Sega]

plataformas = [PS4, Xbox One, Nintendo Switch ePC]

notaV2 = [8,5]

decisão = [Dirvertidão]

texto = [Corra de carro com quem]

texto = [na realidade nem precisava do carro pra ganhar]

positivo = [Modo inovador]

positivo = [Mecânica de cooperação]

positivo = [Diversão]

positivo = [Personagens]

positivo = [Trilha Sonora]

negativo = [Cansa se jogar sozinho]

negativo = [Fases de bônus difíceis demais]

}}

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo