COLUNASNINTENDONOTICIASOriginaisPLAYSTATIONPS4SWITCHXBOXXBOX ONE

Samurai Shodown: conheça os lutadores da vida real que inspiraram personagens do jogo

Samurai Shodown está de volta ao mercado depois de um longo inverno. A série, que surgiu em 1993, se baseia em duelos entre samurais (e outros tipos de lutadores). O que pouca gente sabe é que muitos dos personagens do jogo foram baseados em lutadores reais.

Haomaru, Hattori Hanzo, Yagyu Jubei, Ukyo Tachibana, Charlote e Yoshitora Tokugawa, são personagens diretamente inspirados por lutadores reais. Outros, trazem apenas referências de fatos marcantes no Japão. Mesmo que nem todos tenham seus nomes iguais às personalidades reais, suas origens são assumidamente inspiradas em lutadores que andaram nesta Terra em que vivemos. Vamos a eles:

Haomaru

O personagem principal da série Samurai Shodown foi inspirado em ninguém menos do que Myamoto Musashi. Sim, o samurai mais famoso de todo o Japão. Apesar de nomes completamente diferentes, algumas características de Haomaru lembram bastante a descrição de Musashi em livros que contam sua história.

samurai shodown personagens

Ser um andarilho, assim como Musashi, e ter um estilo de luta mais “selvagem” são algumas delas. O cabelo desarrumado também casa com a descrição de Musashi. O cenário no qual você enfrentava Haomaru em Samurai Shodown 1 também é uma pista. Ele lembra muito a ilha na qual Musashi impetrou seu último combate de que se tem notícia, contra Sasaki Kojiro. Personagem do qual falaremos a seguir.

Ukyo Tachibana

Ukyo Tachibana foi, originalmente, o rival de Haomaru na série Samurai Shodown. Posteriormente, ele perdeu esse posto para Kibagami Genjuro. Ukyo foi inspirado em Sasaki Kojiro, considerado o maior rival de Mushashi. Assim como Ukyo, Sasaki Kojiro era conhecido por ser um lutador belo. O formato de sua espada, conhecida como varal, é exatamente igual a de Ukyo. Ela é mais alongada e reta, se diferenciando da tradicional curvatura das espadas japonesas.

Hattori Hanzo

Esse não tem como errar. Inspirado no famoso ninja homônimo, Hattori Hanzo é muito próximo de quem ele foi na vida real. Um ninja do clã de Iga que ganhou notoriedade por suas habilidades de luta e ganhou a simpatia do shogun Tokugawa.

Dentro do jogo, ele tem laços mais próximos com Yagyu Jubei, que também leva o mesmo nome do famoso espadachim japonês. Na vida real, ambos serviram à família Tokugawa e lutaram juntos em algumas batalhas.

samurai shodown_personagens_historicos

Posteriormente, Hattori Hanzo se tornaria general de Tokugawa e entraria de vez para a história japonesa. Em Samurai Shodown, o estilo de luta de Hanzo remete a um caricaturesco estilo de luta ninja. Arremesso de shurikens, magias de fogo e desaparecimento em meio a bombas de fumaça. A espada curta e reta usada pelo personagem também é um clássico dos shinobis do Japão Feudal.

Yagyu Jubei

A família Yagyu foi, provavelmente, a mais famosa casa de samurais do Japão. Após a queda dos Yoshiokas como família responsável pelo treinamento dos samurais do shogun, os Yagyu assumiram esse posto.

Na vida real, Yaguy Jubei Mitsuyoshi era filho de Yagyu Munenori, que lutou lado a lado com Tokugawa Ieyasu e foi seu conselheiro. Munenori também teve um encontro, já no fim de sua vida, com Myamoto Musahi, o qual veio até ele em busca de conhecimento sobre a espada.

É bem provável que Jubei e Musashi tenham se cruzado em vida, mas no jogo isso é pouco explorado.

Charlotte

O nome da personagem Charlotte vem da famosa Charlotte Corday (Marie-Anne Charlotte Corday d’Armont). Sua inspiração, na vida real, entrou para a história ao assassinar, de forma premeditada, Jean-Paul Marat, um dos mais importantes defensores da Revolução Francesa.

Seus traços no jogo são inspirados no personagem Oscar François de Jarjayes, do mangá “A Rosa de Versailles”. Outro personagem real que inspirou Charlotte foi Joana D’arc. A famosa guerreira francesa entrou para a história por suas habilidades de combate.

Dessa forma, Charlotte une dois icônicos personagens históricos da França em uma lutadora destemida e sem igual na série Samurai Shodown.

Yoshitora Tokugawa

Yoshitora Tokugawa é inspirado em Tokugawa Ienari, o 11º shogun da tradicional família que comandou o Japão por quase três séculos. No jogo, Yoshitora é um habilidoso mestre das artes militares da luta. Suas várias espadas que carrega mostra sua versatilidade em combate.

Na vida real, Tokugawa Ienari governou um Japão decadente, à beira de uma revolução (Restauração Meiji). Alguns anos depois, o Japão daria fim ao longo shogunato da família Tokugawa e entraria em uma nova era. Abertura comercial e territorial, retorno da família Imperial etc.

Voltando ao jogo, Yoshitora Tokugawa é aluno de Yagyu Jubei. Apesar de ser o shogum do Japão, Yoshitora está mais interessado em mulheres e lutas do que em política. Porém, seja como líder supremo da nação, ou como lutador, seu caminho se cruzará com o de Haomaru neste novo jogo.

Além dos citados acima, Samurai Shodown ainda conta com outros personagens que, se não existiram na vida real, ao menos foram inspirados por situações icônicas. Um exemplo é Galford. O Ninja “Gaijin” representa a mistura de culturas que aconteceu no Japão após a Restauração Meiji (que marca o fim do Período Edo e o início do Meiji). Nesta época, o país se abriu para a entrada de produtos e cidadãos de outros países no Japão.

Dessa forma, Samurai Shodown pode ser mais do que um jogo de luta super divertido. E sim, uma verdadeira imersão a um dos períodos mais cultuados e disseminados da história japonesa.

galford_samurai shodown_2019

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo