ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCH

Análise: Super Neptunia RPG traz super ideias, mas só isso mesmo

Super Neptunia RPG é uma tentativa de trazer RPGs clássicos para a série. É realmente apenas uma tentativa.

Neptunia é uma franquia de jogos da Idea Factory que é bastante conhecida no Japão e teu seu sucesso de nicho na América, fazendo com que todos os seus jogos sejam localizados para o ocidente. Deixando a linha principal um pouco de lado, já exploraram inúmeros estilos de jogos como musou, adventure RPG e MMO. Dessa vez, Super Neptunia RPG está indo pela primeira vez para o estilo side scroller 2D de RPG. Será que a ideia deu certo? Vejamos.

Mais uma vez, tudo de novo

No primeiro jogo de Neptunia temos a protagonista Neptune perdendo suas memórias sobre ser uma deusa e aos poucos vai recuperando sua memória, enquanto Vert, Noire e Blanc (as outras deusas) são introduzidas. Em Super Neptunia RPG, também temos isso ocorrendo. É algo bom para novatos da franquia, entretanto, para quem já está familiarizado acaba tendo um déjà-vu nostálgico.

Neptune na sua forma de Purple Heart é atacada por sua própria sombra e com a ajuda das outras deusas, conseguem derrotar essa inimiga com a consequência de serem lançadas para um lugar desconhecido e sem memórias. É acordada por um grupo que busca o fim dos jogos em 3D e, sem noção do que está fazendo, recebe uma quest para poder virar uma recruta.

A execução não foi boa

Super Neptunia RPG tinha tudo para ser um ótimo jogo, pois pega base em side scroller 2D familiar ao que vemos em grandes sucessos da Vanillware ou Valkyrie Profile. Existia muitos jogos para usar de inspiração e base, mas ainda assim conseguiram fazer uma execução insatisfatória. Por mais que o visual 2D tenha ficado deveras agradável podemos notar que a movimentação está pecando, fazendo parecer que todos os personagens são fantoches de palito.

Os menus tentam trazer aquele ar de clássico/retrô, porém, seu visual não consegue dar essa sensação e faz parecer algo mal feito e com navegação nada intuitiva.

Além disso, o sistema de batalha é cansativo, pois você tem que esperar uma barra encher para executar seus ataques, podendo acumular para atacar mais vezes. E aqui temos mais um erro, pois os ataques acumulados não tem animação de combinação, apenas repete o movimento anterior.

Por fim e não menos importante, o jogo te enche de quests até você dizer “MEU DEUS, MAIS UMA?!” e te limita a realizar apenas uma vez. Tornando tudo ainda mais cansativo.

Ei, redator! Tem algo bom no game?

Claro que tem, meu querido leitor. A trilha sonora dele está realmente muito boa e foi um incentivo para continuar a jogá-lo. Está longe de ser músicas ala de anime, sendo algo mais clássico e nostálgico a RPGs que marcaram época. E claro, a arte do game é linda.


Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube



Poderia ter sido um ótimo jogo, mas não foi

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 3
Diversão - 3
Áudio e trilha-sonora - 8
Narrativa - 4

5

Só compre se você tiver certeza disso

Super Neptunia RPG tinha tudo para ser bom, mas faltou maior dedicação de sua equipe para entregar algo realmente satisfatório. Infelizmente nenhum game sobrevive apenas por ter música boa e artes lindas.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo