ANÁLISESESPORTSNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Madden NFL 20 é touchdown em qualidade, mas…

... fica devendo nas novidades

FIFA e outras tantas franquias de esporte tem algo muito peculiar em comum. Praticamente todas são de excelente qualidade, mas enfrentam o problema de não querernão conseguir se inovar anualmente de maneira profunda e sempre requisitada pelos jogadores. Enquanto nenhuma de suas respectivas desenvolvedoras conseguiu elaborar um serviço constante de atualização que cumpra o objetivo de manter os lucros enquanto engaja os jogadores, vemos ano a ano títulos sendo lançados com pouca novidade e preço alto. Madden NFL não foge da regra e, ao mesmo tempo em que é um excelente jogo, ainda está preso a essa looping eterno. Como sou um novo jogador de Madden NFL 20, acredito que a experiência que eu estou tendo seja melhor do que a dos jogadores recorrentes.

Portanto, tendo isso em mente, veja abaixo um review feito por um novato à franquia.


 

Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube

 


Sensorialmente Deslumbrante

Madden NFL 20 provavelmente tem o melhor gráfico do mundo dos esportes eletrônicos e possivelmente figura entre os tops dentre todos os jogos da atualidade. Os detalhes dos uniformes e equipamentos pessoais (que não são poucos no Futebol Americano) são de uma riqueza única. O cuidado com cada aspecto do campo e dos estádios, além da apresentaçao dos jogadores e de cada partida, são de encantar os olhos tornando toda a experiência bastante realista e imersiva. Seguindo na mesma linha de qualidade, os jogadores também não só tem faces bem fieis como contam também com corpos esculpidos a mão replicando cada característica pessoal dessas estrelas. Os técnicos não tanto, mas são facilmente reconhecíveis, pelo menos.

Tudo no jogo funciona de forma coerente para que você se sinta uma estrela (ou um técnico) da NFL, seja gráficos, audios, design da interface e até a linguagem dos comentariastas. A trilha sonora, como de costume em jogos da EA Sports, é praticamente perfeita, contanto com excelentes hits de Rap e Hip-Hop – cultura muito próxima do Futebol Americano. Os vídeos que se passam entre os loadings e transição de telas e menu compõem muito bem o clima explosivo que circunda o esporte e não faz o gamer circular por menus tediosos. Isso é muito importante, pois gastamos bastante tempo neles a depender do modo de jogo.

Acessível, por incrível que pareça

Apesar da crescente popularidade, o Futebol Americano ainda é um esporte tímido no Brasil. Além disso, entre os próprios entusiastas há muitas dúvidas não só sobre regras, mas também sobre o papel de cada jogador em campo, suas posições e como determinadas decisões afetam o andamento das partidas. Felizmente, Madden NFL 20 é um jogo que cumpre muito bem seu papel de introduzir os novos jogadores às mecânicas do esporte e, principalmente, do game.


Gostou? COMPRE Madden NFL 20 pelo melhor preço CLIQUE AQUI!


Para tal, o jogo conta com um modo de treino muito completo, progressivo e desafiador ao mesmo tempo. As práticas iniciais perpassam exatamente a razão de ser de cada jogador em campo, tanto do ataque quanto da defesa e o que eles (você) precisavam fazer para cumprir seu papel. Conforme você progride, os treinos vão ficando tanto mais profundo no sentido da compreensão do esporte em si (que é muito complexo) quanto na dificuldade dos exercícios na prática.

Rico, complexo e amigável

Como já dito, Futebol Americano é um esporte complexo. Ao contrário de Futebol e Volei que ambos iniciam, se desenvolvem e acabam no mesmo plano (1 campo, 2 times, 2 metas), o FA tem etapas e momentos distintos onde veremos alguns jogadores dentro ou fora do campo, a bola ser arremessada, chutada, corrida etc. Muitas diferenças em cada parte do jogo.

Portanto para abarcar essas diferentes perspectivas e ações, o game conta com inúmeros mapas de comandos – de acordo com cada jogador e suas posições. Isso pode parecer um problema inicialmente, pois gravar cada botão em cada situação é um caos! Mas a verdade é que não vejo outra maneira de reproduzir de forma mais fiél possível o esporte na telinha se não for desta maneira. O lado bom disso é que Madden NFL 20 realmente oferece quase todas as possibilidades que o Futebol Americano real proporciona e isso se extende a todos os modos de jogo. São eles Exibiçao, o Face of the Franchise, Franchise e Ultimate Team.

Modos de Jogo

Franchise: o modo franquia é o modo campanha tradicional que vemos nos games de esporte, onde você assume o papel do técnico e precisa levar o time ao estrelato. O sucesso será recompensador, mas o fracasso é doloroso – existe demissão aqui também. Neste modo damos pitacos nos olheiros para observarem jogadores universitários promissores, participamos do Draft – seleção e contratação de jogadores recém-graduados, além de tomarmos as decisões sobre as movimentações burocráticas usuais como negociações, contratações, treinos etc. O game oferece a opção de só sermos um gerente – como um simulador desses Managers da vida, ou de realmente entrar em campo e controlar o time. Nenhum grande aspecto aqui, apenas o esperado.

Face of the Franchise: similar ao Franchise, mas você aqui vive uma experiência particular dentro de campo. Entre na pele de um Quarterback, a peça central de um time de futebol americano, rumo ao estrelato – ou ao esquecimento. Vivendo cutscenes e história de desenvolvimento pessoal e profissional, essa campanha é destinada a você que quer ser o famoso jogador querido pela torcida. Menos burocrático e mais emocional, esse modo de jogo é imersão pura e é muito divertido e cativante. Aqui é uma boa maneira de aprender o que há de mais necessário para o quarterback e para leitura de ataque.


Gostou? COMPRE Madden NFL 20 pelo melhor preço CLIQUE AQUI!


Ultimate Team

A bola do momento nos jogos da EA Sports. Monte seu time para jogar online, colecione cards, compre e negocie jogadores e gaste até mesmo dinheiro de verdade – e muito, se você der mole. Aqui a coisa é séria e polêmica. Com seus mecanismos de loot boxes e microtransações, os packs de cards do Ultimate Team dão o que falar. Estima-se que a EA Games ganhou cerca de 800 milhões de dólares só com o Ultimate Team ao longo do último ano fiscal. Minhas críticas ficam em como a questão do dinheiro real é tratada cheia de apelos.  Muito difícil sair do zero e peitar os grandes sem um investimento inicial, seja de frustração ou de dinheiro. O sistema funciona bem e, para quem gosta de mais desafios, é a melhor maneira de se testar contra outros jogadores ao redor do mundo.

Toda a ideia de ser um jogo acessível se repete no Ultimate Team. O modo de jogo te coloca para fazer desafios que vão escalando as dificuldades e dando maiores ou menores recompensas. Dessa maneira alguém novo, que acabou de chegar do jogo off-line tem chances de lentamente galgar melhores jogadores e posições, além de aprender na prática como se tornar um player cada vez melhor. Isso é um ponto positivo para a EA que claramente ouviu os jogadores menos viciados. Antigamente, esse modo era amedrontador para os poucos familiarizados e todos esses engajamentos por parte do jogo foram uma adição há muito tempo requisita pela comunidade menos assídua.

Quase todos os modos contam com a possibilidade de jogarmos só no ataque, só na defesa, só em momentos cruciais ou o jogo inteiro. Isso abre uma janela muito grande de experiências no jogo e de aprendizagem, cabendo a você escolher a sua própria “aventura”.

O gostinho amargo do dilema custo-benefício

Madden NFL 20 é um grande jogo de esporte. Ele cai na armadilha criada pela própria EA de pautar seu principal modo de jogo em um sistema visando o bolso do jogador. O game fica devendo um modo Franchise mais rico, porém acerta em cheio na história do modo Face of the Franchise. As decisões tomadas e suas consequências dão o ar suficiente de RPG para um modo já bem imersivo.

Jogadores recorrentes, sangram o bolso para dar mais 200+ reais em um game que poderia ser um grande pacote de atualização do anterior. Não é um problema exclusivo de Madden NFL, é o mesmo ponto criticado por fãs de outras franquias de esporte. Aliás essa é uma questão sem um fim satisfatório no horizonte. Pois bem, no meio de tanta coisa boa e polêmicas, eu diria que o principal fator positivo de Madden NFL é a sua paciência. Calma de explicar aos jogadores iniciantes como faz para sair do 0 e se tornar um player competitivo. O jogo te dá o passe, mas a recepção e o touchdown é contigo.


Gostou? COMPRE Madden NFL 20 pelo melhor preço CLIQUE AQUI!


 

Visual, ambientação e gráficos
Jogabilidade
Diversão
Áudio e trilha-sonora
Multiplayer

Madden NFL 20 é um mergulho no mundo do Futebol Americano. Conta com muita Imersão, realismo e acessibilidade! O game tem uma jogabilidade rica, visuais deslumbrantes e conta com muitas possibilidades. Por outro lado sofre com a falta de importantes novidades e problemas sérios no principal modo multiplayer (Ultimate Team) devido ao modelo de negócios baseado em microtransações.

User Rating: Be the first one !

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo