ESPORTSNOTICIASOriginaisPCPLAYSTATIONPS4Top UltimafichaXBOXXBOX ONE

Madden NFL: 10 passos para aprender do zero

Madden NFL para leigos é aqui

Você é um novato em Madden NFL (ou nunca jogou) e quer se introduzir no mundo do Futebol Americano virtual, mas morre de medo de tomar aquele sacode? Confira aqui nosso guia para super leigos e aprenda a sair do 0 (zero redondo) e começar a andar sozinho nesse game envolvente.

1- Conheça o básico de Futebol Americano

Apesar de Madden NFL 20 ser muito acessível para novatos, alguns conceitos introdutórios do esporte não são explicados devidamente pelo jogo. Portanto, se você não é familiarizado com as regras, objetivos e cenários básicos do Futebol Americano, este será seu primeiro passo. Para isso, sugiro ler este post do jornal Lance – Ententa o jogo de Futebol Americano, clique aqui – até (no máximo) a parte do Fumble. Depois do conceito de fumble, o próprio game vai fazer um trabalho mais efetivo. Essa matéria explica bem como funciona cada aspecto das dinâmicas do esporte de forma bem didática.

2- Seja humilde

Apesar de conhecer o esporte através do ponto 1, é claro que assistir é uma coisa e jogar Madden NFL 20 é outra. Portanto, muita calma nessa hora! Ao iniciar o jogo, admita e seja humilde. Comece com a dificuldade Rookie (Novato), sim a mais fácil. Ninguém nasce sabendo! Ela vai ser bastante introdutória e não vai demorar muito para você superá-la, mas tome o seu devido tempo durante um ou dois dias. A depender de quanto tempo de gameplay  diário, você poderá ajustar para o nível Pro rapidinho.

3 – Faça os treinamentos básicos

Comece mesmo pelo primeiro, lembre-se da humildade. Do mais simples em diante. Tente repetir sempre que preciso para conseguiar a medalha de ouro em cada um das prática. No momento inicial, a repetição é importante para criar memória muscular e aguçar as reações. Como você leu e aprendeu no item 1, Futebol Americano é o um esporte de jogadas rápidas, portanto a reação veloz é de extrema importância. Não vá além do exercício de Special Teams nesse momento, pois aqui teremos uma divisão necessária no nosso processo de aprendizado.


4 – Enfrente os treinamentos de passe no ataque

Sim, você não leu errado. Por enquanto ignore os treinos de defesa e de ataque terrestre. Foque nos de passes de ataque. Você pode ver pelo título ou simplesmente pode desistir caso entre em algum de defesa ou de corrida de ataque. Essa minha sugestão se dá pelo fato de que o coração do ataque de futebol americano é o quarterback e é através da leitura dos passes que você começa a dominar essa posição. Com esses treinos, você já mata dois âmbitos, o funcionamento do quarterback e dos recebedores.


5 – Jogue o modo Face of the Franchise

Agora que você aprendeu o básico da equipe de ataque e das movimentações e opções para avançar no campo, está na hora de experimentar sua leitura no gramado. Inicie a campanha de Face of the Franchise e jogue algumas partidas. Não se preocupe se você se frustrar no início. Aprender a ler a movimentação e posicionamento da defesa é difícil e requer tempo, mas é importante se familiarizar, já que esses modos de jogo tendem a ser mais difícil que os treinamentos. Experimente muitos tipos de passes e não se chateie se você não souber qual jogada escolher, isso vem com o tempo.

6- Volte para os treinamentos de ataque

Dessa vez, porém, pratique os exercícios de movimentação e avanço pelo chão. Faça tudo que for possível com corredores para treinar movimentos e o duelo contra a defesa: as fintas, as corridas laterais, as corridas centrais e outras opções. Assim como já falei, saia do treinamento quando estiver com ouro em cada prática e quando estiver muito confiante, repita o máximo possível. Aqui você aprende as jogadas terrestres e aplica o conhecimento aos recebedores que também podem correr após receber um passe de seu quarterback.


7- Jogue o modo Franchise só com o ataque

Comece uma campanha do modo Franchise para jogar com o time inteiro e sempre escolha a opção de só controlar ataque (All Offense). Do mesmo modo, escolha simular os treinos de defesa e sempre pratique os de ataque. Os treinos do modo Franchise dá informações super valiosas sobre como ler melhor a defesa e escolher o recebedor e a jogada correta de ataque. Lembre-se de sentir o jogo aos poucos e aumentar a dificuldade para Pro caso já esteja muito fácil. Lembre-se que a ideia é melhorar e não massagear o ego.

8 – Percorra os treinamentos da defesa e os avançados

Após algumas partidas do Franchise controlando todo o ataque, volte para os treinos. Enfim chegou o momento da Defesa. Faça todos as práticas de defesa que foram deixadas de lado antes, no mesmo esquema: foca no ouro, em fazer tudo perfeitamente e repita o máximo possível até se sentir confiante para seguir em frente. Memória muscular e reação! Tente praticar a visão periférica para ver a movimentação dos jogadores e marcar as jogadas corretas.


9 – Retorne ao Franchise dessa vez só com a defesa

Assim como no ponto 7, mas aqui você vai optar em jogar só com a defesa (All Defense). Eu particularmente gosto muito da defesa, mas ela pode ser frustrante, já que algumas jogadas não vão passar sequer perto do jogador que você está controlando e você pode se ver impotente. É normal, não se preocupe com first downs (lembre-se de entender o conceito no ponto 1) a todo momento. Se não, você vai tiltar e fazer tudo errado. Futebol Americano é sobre consistência, se manter fiel ao playbook e agir de forma correta é a fórmula para que você seja recompensado na defesa. Coloque em prática tudo o que você treinou até agora e jogue quantos jogos forem necessários para se familiarizar.

10 – Faça as missões do Ultimate Team

Por fim, vá ao Ultimate Team. Sim, aquele mesmo que joga online contra os viciados, mas calma! Respire fundo. Ainda tem muito chão para enfrentar a galera hardcore. O Ultimate Team conta com desafios e missões que te ajudam a se familiarizar ainda mais com o game, além de te dar prêmios para serem usados mais tarde nesse mesmo modo de jogo. Alguns treinamentos podem parecer fáceis para você que percorreu os 9 outros pontos deste artigo, mas é normal, esses bem fáceis são pouquíssimos e logo você será testado. Minha dica é, faça todos e sempre buscando o máximo de estrelas e recompensas possíveis, mas ao contrário dos treinamentos normais, não sugiro ficar parado em um único. Você pode avançar e retornar mais tarde para pegar aquela estrela que ficou faltando quando você estiver em um nível de habilidade ainda maior, Madden NFL te dá essa possibilidade. Ou seja, se esforce, mas não congele, consiga o máximo possível e após algumas tentativas, mova-se para o próximo. Agora você já conhece o jogo e precisa praticar as diversas opções e não mais precisa focar na repetição.

A partir daqui, meu/minha camarada, é contigo! Explore o jogo Madden NFL, termine uma temporada do Face of the Franchise e do Franchise, pesquise melhor na internet, veja mais jogos, entre nos outros modos de jogo sempre alternando entre ataque e defesa e também com a opção de jogar momentos chaves. Vá aos poucos experimentando aumentar o nível do jogo, sempre buscando evoluir.

Boa sorte e bons Touchdowns.


Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube


Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo