ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Neo Cab é um incrível simulador de histórias

Entre em uma cidade futurista onde a tecnologia domina tudo e ouça a história de seus passageiros

Neo Cab é o mais novo jogo da desenvolvedora Chance Agency e ele é focado em narrativa. Isso certamente é um dificultador para fazer esta análise, pois qualquer informação a mais posso dar spoiler. Portanto sentem no banco de trás e vamos conferir a análise de Neo Cab que é um excelente jogo para quem gosta do gênero.

Vai pra onde meu consagrado?

Neo Cab é um jogo que te colocará na pele de uma motorista humana do aplicativo Neo Cab, a personagem Lina. Lina largou toda sua vida e dirigiu para Los Ojos na California. Los Ojos é uma mistura de Vegas com Los Angeles futurista, onde a tecnologia se faz muito mais presente na vida de todos, das formas mais inusitadas.

E Lina fez isso, pois sua grande amiga de infância Savy lhe chama para morar juntas e tentar a vida na cidade grande. Como ela é motorista de aplicativo, ela pega um passageiro no meio da estrada até chegar a Los Ojos e finalmente encontrar sua amiga. E claro, como a energia para alimentar o carro não é de graça, ela pode fazer uns trocados antes de encontrar sua amiga.

Assim que ela encontra Savy, ela percebe que sua amiga está um tanto agitada e fica chateada de ter que deixá-la em um lugar e não ficar imediatamente com ela. Afinal, ela largou sua vida para morar com Savy. Mas tudo bem, elas combinam de se encontrar mais e enquanto isso Lina faria mais umas corridas para levantar uns créditos.

Oona, uma da melhores passageiras

Chegando na hora do encontro, aonde está Savy? Por que ela não responde as mensagens? O que? Esse é o celular dela amassado no chão? Aonde está minha amiga! E é a partir daí que o jogo fica interessante, pois você está em uma cidade completamente desconhecida e sua única referência acabou de sumir. Agora terá que trabalhar para encher o tanque do seu carro e pegar os mais estranho passageiros. E nesse meio tempo, procurar por pistas da Savy.

Posso lhe oferecer uma água? Uma balinha?

Algo que é muito interessante em Neo Cab, é que o jogo lhe disponibiliza inúmeros passageiros. Antes de aceitar a sua corrida, você poderá escolher qual deles irá pegar e logicamente cada um deles irá ter uma história e experiência diferente.

Visuais futuristas é o padrão no jogo

Não somente isso, mas suas respostas irão influenciar diretamente o rumo da conversa e das suas tão desejadas 5 estrelas. Afinal de contas, se você ficar por muito tempo com uma média inferior a 4 estrelas, você será expulsa do serviço por aplicativo. E claro, verá aquela nada desejada tela de game over.

Ou seja, a principal mecânica de Neo Cab é na escolha das respostas e como levar a conversa. E isso fica magistral quando apresentamos os passageiros futuristas. Existe a revolucionária, o passageiro médico bonitão, a matemática quântica que pode ver todas as linhas da realidade, o casal brigão, a anti motoristas humanas, o bêbado que vomita em seu carro e muito mais.

Passageiro treteiro é fogo

Cada um desses passageiros é único e a forma de conhecê-los e seguir com eles em sua história cabe somente a você. Novamente, não posso falar muito da história nesta análise de Neo Cab, pois estragaria o jogo. O grande destaque são as surpresas e reações inesperadas.

Grande sacada da mecânica são suas emoções

Não esqueça de deixar aquelas 5 estrelas hein? Já marquei a sua!

Alguns podem estar pensando agora: Poxa, então o jogo é só escolher diálogos e fim? Bem, você está meio certo. Na realidade o jogo implementa uma coisa muito legal que é uma pulseira que mede suas emoções. E com essa pulseira, os passageiros poderão ver como você está se sentindo. Adicionalmente, possíveis respostas e até ações poderão ser desbloqueadas dependendo do seu humor.

Nesse turbilhão de humor existem 4 cores principais. A vermelha que significa nervosismo/raiva, a azul que significa tristeza/medo, a verde que significa alegria/euforia e a amarela que traz um semblante de normalidade. Ou seja, cada situação que você passar pelo jogo pode te levar ate á a quatro possíveis desfechos. Vale lembrar que não necessariamente existe uma escolha certa ou errada, todas farão parte de sua história.

E para botar a cereja em cima do bolo em Neo Cab, existe ainda uma forte discussão política. Os humanos estão perdendo espaço para os serviços automatizados, pois humanos erram. E tudo se agrava quando uma menina é atropelada e morta levantando a lei da Sophie. Uma bailarina que teria um futuro brilhante pela frente.

Se aproveitando dessa e de muitas outras situações, a empresa Capra irá estar sempre influenciando absolutamente tudo. E vale lembrar que tanto Lina quanto sua amiga Savy tem um ódio pela Capra e como eles influenciam o mundo e até destruíram suas vidas no passado.

A senhora gostaria de contribuir com o cafezinho?

Hora de ir abastecer o carro

O interessante de Neo Cab é que ele efetivamente te bota na pele de um motorista por aplicativo e seus muitos dilemas. Precisa sempre fazer uma análise de qual corrida pegar, aonde irá abastecer, faço ou não mais uma corrida e muito mais. Além disso tem o fato do que puxar papo, afinal em um mundo com tantas tretas políticas, puxar esse assunto pode ser um erro fatal. Assim como na vida real né?

Além da parte da história e dos personagens que o jogo brilha e como as muitas discussões hipotéticas levantadas no jogo, tenho que falar um pouco de sua parte técnica.

Visualmente achei o jogo impecável. Gráficos bem agradáveis e a ambientação é muito bem feita. Principalmente com as ideias futuristas que foram bem implementadas. Os personagens poderiam ter um pouco mais de expressão no meio das conversas quando ficavam felizes ou irritados, mas não é nada que prejudique o jogo. E já a parte de áudio, ele tem uma trilha sonora que leva muito bem Neo Cab, porém, ela não é algo empolgante. E por mais que saiba que dublagem é caro, esse jogo clama por uma dublagem de alta qualidade.

Neo Cab é um jogão para quem gosta de narrativa

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 9
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 7

8.8

Compre sem medo

Neo Cab segue uma receita de bolo dos jogos de narrativa tendo personagens e um ambiente muito interessante e dando total liberdade para o jogador seguir com usa história. Ao implementar o sistema de emoções, você tem que ter ainda mais cuidado com o que fala e o que faz para conseguir liberar os melhores caminhos. Na parte técnica, os gráficos e ambientação é muito bem feita, embora eles poderiam ter mais animações e a parte sonora faz o arroz com feijão sem comprometer ninguém.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo