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Análise: Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020

Jogo baseado nas olimpíadas traz diversos jogos e está dublado em português

Depois de quatro anos, temos o mais novo jogo das olimpíadas onde Mario e Sonic unem suas franquias para competir pelo ouro. Sendo exclusivo do Nintendo Switch, vamos ver como Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 se sustenta.

Você pode comprar o jogo dublado em português na loja da Nintendo no Brasil.

Modo história simples e divertido

Provavelmente a maior novidade de Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é o seu modo história, algo novo para a franquia.

Nesta história Bowser se une ao Dr. Robotnik (nem ferrando que chamarei de Eggman) e enviam um presente para Sonic e Mario, um console com as olimpíadas de Tokyo de 1964. Estranhando tal presente desconhecido, Bowser fica impaciente e pula em cima da dupla de heróis ligando o console. Com isso, o plano que era de prender somente Sonic e Mario no console, acaba levando Bowser e Robotnik também.

A partir dai os dois heróis e vilões voltaram a suas formas 8/16 bits e tentarão fugir desse mundo em que estão presos. Enquanto isso, em 2020, Tails irá envolver todos os tão conhecidos personagens da franquia para descobrir como tirar os quatro dessa enrascada.

A evolução da história é bem simples. Existirá um mapa de 1964 e 2020 mostrando toda Tóquio com diversos ambientes reais e as muitas competições das olimpíadas. Durante a jogatina tudo será uma desculpa para competir. Pedir ajuda, perseguir alguém, bolar um plano e até matar tempo. Uma curiosidade é que parece que as olimpíadas são o quintal da sua casa. Compete quem quer, o que quiser e na hora que der na telha.

O interessante desse modo acaba sendo a liberação de alguns mini games (oito no total) diferentes e divertidos. Além disso, é possível conhecer um pouco sobre a história das olimpíadas, recordes, participações e mais. Adicionalmente, em algumas provas específicas, será possível liberar um personagem especial.

Inclusive, as olimpíadas de 1964 foram as primeiras que aconteceram na Ásia e consequentemente no Japão. Esse tipo de conhecimento é bem interessante.

As competições

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 conta com mais de 30 jogos disponíveis para serem jogados. Todos eles seguem um padrão de escolher seu personagem que terá algum tipo de vantagem como: equilibrado, mais rápido, mais forte, mais técnico, etc. Depois disso irá competir no jogo escolhido que tende a ser muito rápido e fim. Em todas as competições será possível dar um especial e ter algum tipo de vantagem ou pontuação elevada naquele momento.

Esse processo é bem direto e simples e não há muito mais o que acrescentar. Por isso vou falar de todas as competições que temos no jogo:

  • 100 metros – Apertar um botão para correr
  • 110 metros com barreira – Apertar um botão para correr e pular as barreiras no momento certo
  • Revezamento 4x100m – Apertar um botão para correr e passar o bastão no momento certo
  • Lançamento de dardo – Apertar um botão para correr, carregar o lançamento e ajustar o ângulo do dardo
  • Salto Triplo – Apertar um botão para correr e fazer uma sequência para os três saltos
  • Lançamento de Disco – O mais complicado de todos, onde tem que ajustar o lançamento com o controle de movimento.
  • Escalada – Tem que ajustar seu timing para subir em um bom ritmo
  • Surfe – Utilizar um botão para pular a onda e o analógico para fazer manobras
  • Skate – Utilizar um botão para pular a onda e o analógico para fazer manobras
  • Boxe – Deverá alternar entre golpes fortes e fracos
  • Caratê – Deverá alternar entre golpes fortes e fracos podendo agarrar e derrubar o oponente
  • Futebol – Poderá passar/chutar a bola e tentar tirar/dar carrinho no adversário.
  • Rúgbi de Sete – Poderá passar a bola e pular para pontuar. Assim como pode pular nos adversários para tomar a bola.
  • Canoagem – Tem que usar os analógicos no ritmo correto
  • Natação – Tem que usar os analógicos no ritmo correto
  • Ginásticas – Tem que seguir o padrão de comandos para pontuar
  • Hipismo – Nele você terá que controlar o cavalo enquanto desvia de postes e atinge a velocidade ideal para pular os obstáculos.
  • Badminton – Apertar um botão para rebater a bola
  • Tênis de mesa – Apertar um botão para rebater a bola
  • Esgrima – Tem que atingir o adversário e não ser atingido por ele. Pode tanto bater quanto fazer parry
  • Tiro com arco – Além de lançar a flecha, tem que levar em consideração a distância e força do vento.
  • Corrida Fantástica – Essa corrida coloca os personagens em Skates e numa pista no estilo F-Zero e com itens de Mario Kart. Super divertido e para ganhar mais velocidade, deve fazer manobras com o Skate.
  • Tiro Fantástico – Aqui 4 adversários irão competir para ver quem pontua mais. Será um cenário fechado com várias salas e deverá atirar em diversos alvos. Durante um específico tempo, aparecerá um alvo bônus onde todos tentarão pegar esses pontos e podem se atirar no processo.
  • Caratê fantástico – 4 personagens são colocados em uma arena onde devem se bater por um tempo específico. Quem fizer mais pontos ganha.

Como puderam perceber, esses jogos fantásticos, não são competições oficiais. Felizmente essas adições são super bem vindas e divertidas.

E claro, existem os jogos de Tóquio 1964:
  • 100 metros – Apertar um botão para correr
  • 400 metros com barreiras – Apertar um botão para correr e pular as barreiras no momento certo
  • Salto em distância – Apertar um botão para correr e saltar na hora certa
  • Maratona – Correr e gerenciar sua estamina para sempre manter um bom ritmo. As fases são lotadas de adversários e é comum ficar batendo neles sem querer.
  • Plataforma 10 metros – Pulo de trampolim onde deve fazer sequencia para conseguir maior pontuação
  • Salto sobre a mesa – Pulo sobre o cavalo onde deve fazer sequencia para conseguir maior pontuação
  • Caiaque – Tem que usar os analógicos no ritmo correto
  • Judô – Se deve pegar seu adversário e com o analógico desequilibrá-lo para cair no chão
  • Vôlei – Esse é um dos gameplays mais complexos do jogo onde poderá atacar, passar a bola, bloquear e pular para cortar.
  • Tiro – Deverá levar sua mira para o quadrado certo e atirar

Erros e acertos

Se existe uma palavra que pode descrever Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é simplicidade. Sim, como puderam ver nas breves descrições de cada evento, ele é muito simples. E isso é tudo o que eu tenho para falar das mecânicas gerais do jogo. Mas vou abordar alguns outros detalhes que é legal anotar sobre o jogo.

Acertos
  • O visual dele é maravilhoso. Muito legal ver todos os personagens juntos e serem muito expressivos. Particularmente achei o visual dele muito bom e encaixa bem juntamente com os pontos de Tóquio.
  • “É o que tem” para o modo história. Honestamente o modo história é sim simples, mas ele acaba sendo o que dá para fazer com a proposta dessa temática de olimpíadas. Mais uma vez os gráficos são um ponto forte e é legal ver as diversas interações entre os personagens.
  • Modo online robusto. É possível jogar as competições com seus amigos sem problemas além de possuir lobbys e mais.
  • Dublado e legendado em português. Salvo engano, é a primeira vez que um jogo da SEGA chega ao Brasil dublado e com legendas em português. E isso é um jogo para um console que nem é vendido oficialmente aqui!

Erros
  • Não existe um modo “olimpíada” – A grande verdade é que Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é um apanhado de diversos mini games. Alguns duram questões de segundos, como a corrida por exemplo. E algo que senti muita falta foi poder fazer uma lista dessas competições e ser o grande campeão. Embora o jogo tenha multiplayer até 4 pessoas, tem que escolher uma competição por vez.
  • Simples demais em alguns jogos – Entendo que existem muitas variáveis e com isso não dá para ter um gameplay robusto em cada competição. Infelizmente em diversos momentos é simples demais. Em muitos esportes, tipo boxe e ping pong, você nem ao menos movimenta seu personagem. Somente aperta para acontecer a ação. Ou então no skate, onde um botão pula e o direcional faz uma manobra. Faltou ter um controle mais técnico em diversos do eventos.
  • Movimentos com o sensor não são legais – No geral existem três tipos de controle para as competições. E um deles é de usar o controle de movimento do Joy-Con ou o acelerômetro do Switch. Simplesmente não tive nenhuma experiência prazerosa com esse controle. Toda vez que tentava o movimento ao invés dos botões, eu falhava miseravelmente.

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 diverte, mas é muito simples

Visual, ambientação e gráficos - 9.5
Jogabilidade - 7
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 8

8

Uma boa experiência, mas espere uma promoção

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 cumpre seu objetivo de trazer aos jogadores mais de 30 competições das olimpíadas. E além disso, ele traz tanto um cenário atual e muito bonito com onos transporta para 1964 com outras competições e um estilo de 8/16 bits. Infelizmente ele é muitas vezes simples e limitado. Partidas que duram alguns segundos é algo comum ao longo da jogatina. Adicionalmente, não é possível fazer uma lista com as competições para ser o campeão olímpico e tem que jogar uma por vez.

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Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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