ANÁLISESHARDWARENOTICIASPC

Análise: ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi)

Placa super premium na construção, funcionalidades, design e preço

2019 é o ano para a AMD. Sua terceira geração dos processadores Ryzen veio para desbancar anos de liderança absoluta da Intel. Junto a terceira geração, foi anunciado o chipset X570, com novas tecnologias e novos modelos disponibilizados pelas fabricantes parceiras. Diga-se se passagem que as placas X570 (como a ASUS ROG Crosshair VIII Hero WiFi desta análise), no geral, dão um show em funcionalidades, construção e design, algo que era muito mais comum em chipsets da Intel.

Recebemos um modelo premium da Asus para análise. A ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi) possui uma experiência de unboxing que foge o padrão das placas de baixo custo, design acima da média (com RBG é claro), construção excelente para overclocks mais agressivos, WiFi 6 (também funciona em 2.4GHz e 5GHz) e diversas outras coisas que são muito bem vindas em uma placa mãe. Mas, tudo tem um preço. Abaixo você poderá tirar suas duvidas e saber se vale o investimento.

Detalhe importante: esta análise não irá estressar nenhum componente com overclock extremo. Sabemos que a placa é perfeita para isso, mas o foco é na maior parte do público, que compra e sai usando da forma mais simples possível. Acredite: a maior parte dos compradores, mesmo de produtos mais caros, quer tirar da caixa e sair usando sem se preocupar em alterar tensões, clocks, multiplicadores etc. Então essa análise é para você! Leigo ou semi-leigo que quer usar o máximo possível deste componente sem precisar de conhecimentos profundos.

CONSTRUÇÃO E ESPECIFICAÇÕES

A ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi) possui uma construção impecável, o que se espera de uma placa premium da linha Republic of Gamers. Construída com o mais novo chipset X570, a placa suporte processadores Ryzen com de socket AM4 de primeira, segunda e terceira geração. A placa possui grande solidez e rigidez, não sendo flexível quando fazemos força nas laterais.

Falando em chipset, a ROG Crosshair VIII Hero conta com dissipador de calor ativo (um cooler de verdade) para o X570, dissipação em alumínio para os M.2 e a ROG Cooling Zone para outras partes da placa. São 14 + 2 fases presentes, tornando a vida de overclockers mais fácil e estável. Para alimentar seu processador você contará com um conector de 8 + 4 pinos, mas é perfeitamente possível alimentá-lo somente com 8 pinos.

Nas “perfumarias” a ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi) conta com WiFi 6 (802.11ax), Ethernet 2.5Gbps e Gigabit Ethernet, I/O shield pré-fixado na placa, BIOS flashback (para quando você der aquele vacilo ao atualizar sua BIOS), botões de ligar e reiniciar embutidos na placa (por favor, coloquem isso em todas as placas do mundo!), Aura RGB e placa de som SupremeFX S1220 e ESS® ES9023P impulsionados por capacitores japoneses. Uma senhora sessão “perfumaria”.

A maior novidade do chipset X570, e exclusivo do mesmo, é a tecnologia PCI-E 4.0, podendo-se tirar proveito de novas unidades de armazenamento NVME de altíssimas velocidades. A VIII Hero suporta até 128GB de memória DDR4 com clocks de até 4800MHz (O.C.) para processadores Ryzen de terceira geração.

Temos ainda Bluetooth 5.0 integrado, USB 3.2 Gen 1 e Gen 2, USB 2.0 e suporte para SLI e CrossFireX. Você pode pegar todas as diversas especificações e dados no site oficial da Asus Brasil, clicando aqui. Mas, vamos aos benchmarks! Afinal eles irão ilustrar a diferença real em desempenho de uma placa inferior frente a ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi).

DESEMPENHO

Os testes foram feitos usando duas placas, a ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi) e a ASUS TUF B450 Gaming Pro. De resto, todo o hardware e software usado eram idênticos. Como o foco é mais no “plug and play”, no “instale e use”, usamos tudo em stock (sem overclock algum, como vieram de fábrica) e usando as ferramentas de overclock automático de ambas as placas, para averiguar se uma placa mais cara e mais moderna consegue tirar mais dos outros componentes de forma automática.

Ou seja, dois cenários para cada teste, com cada placa, foi usado. O cenário com tudo em stock (sem overclock) e tudo no máximo que as placas fornecem de forma automática. Abaixo disponibilizamos a lista das peças usadas nesta análise:

Processador: AMD Ryzen 3700X
AIO: Corsair H110i
Memória RAM: Patriot Viper Steel Series 3866MHz (2x8GB)
Armazenamento: SSD WD Blue 500GB 3D NAND
Placa de Vídeo: Gainward GS RTX 2060 SUPER
Gabinete: NZXT H700
Fonte: Corsair RM1000X
Sistema Operacional: Windows 10 Pro Versão 1903

BIOS

A interface da BIOS desta placa segue o padrão da Asus de algum tempo. É simples, prática, visualmente agradável e com diversas opções de customização. A versão da BIOS nesta análise foi a de número 1001 datada de 09/09/2019.

Quando o sistema foi colocado em OC Mode através do software da Asus, trocamos o perfil das memórias, que por padrão vem configuradas em 2133MHz CL15, para o perfil D.O.C.P. 3866MHz CL18. Tudo de forma bem simples através da BIOS, algo que não necessita nenhum conhecimento específico.

AUTO OC (via AI Suite 3 em ambas as placas)

Usamos o mesmo software proprietário da Asus para overclock automático, o AI Suite 3. Na ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi) haviam mais opções e os testes eram bem mais demorados e profundos, passando uma maior segurança de que o overclock obtido era realmente estável.

O ganho em CPU chegou à 12% na TUF Gaming Pro, enquanto a ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi) conseguiu alcançar 16%. Lembrando: ao ativar o AUTO OC ativamos também o perfil D.O.C.P. nas memórias RAM para maximizar o desempenho.

TESTE 1: AIDA 64 (6.00.5100) – MEMÓRIA RAM

O benchmark de memória RAM do AIDA64 nos fornece informações de leitura, escrita, cópia e latência.

TESTE 2: WINRAR 5.71 – PROCESSADOR

O benchmark do Winrar consegue utilizar o máximo de núcleos possíveis do processador para medir sua velocidade de descompressão.

TESTE 3: WPRIME 2.10 – PROCESSADOR

O wPrime 2.10 também consegue usar todos os núcleos do processador, medindo seu desempenho em pontos dados pelo programa.

TESTE 4: CINEBENCH R20 – PROCESSADOR

Cinebench é um excelente benchmark de renderização que puxa diversos núcleos do processador ao seu máximo desempenho para que a foto seja renderizada mais rápida. Seu resultado também é expressado por pontos.

TESTE 5: CPU-Z (17.01.64) – PROCESSADOR

Através da ferramente de benchmark do CPU-Z conseguimos ilustrar o desempenho em single e multi core do processador em uso através de pontuação dada pelo programa.

TESTE 6: 3DMARK, TIME SPY PADRÃO – PROCESSADOR E PLACA DE VÍDEO

Através deste programa podemos pontuar o desempenho gráfico e de processamento bruto através de renderizações 3D.

TESTE 7: GTA V BENCHMARK – DESEMPENHO EM GERAL DA CONFIGURAÇÃO

GTA V é um dos jogos que mais depende do processador. De nada adianta um processador mediano com uma super placa de vídeo. Com este benchmark do próprio jogo podemos ter uma ideia da diferença das configurações e sistemas com overclock através da média de FPS. A configuração gráfica foi colocada toda no máximo e usada a resolução 1920×1080.

TESTE 8: SPEEDTEST – VELOCIDADE DA CONEXÃO WIFI

Estranhamente o desempenho WiFi desta placa me decepcionou. Inicialmente fiz os testes com o driver do próprio site da Asus, mas os números foram extremamente baixos e limitados, mesmo rodando várias vezes. Fui até o site da Intel e procurei os drivers mais atualizados, o que melhorou bastante o desempenho, mas continuou bem atrás do desempenho do meu Galaxy Note 9, por exemplo.

A conexão utilizada é coaxial da NET/Claro de 240M. O modem se encontrava à uma distância de 1 metro do PC e smartphone, posicionado abaixo da mesa. Infelizmente não possuímos modem com tecnologia WiFi 6 para teste, então ficará faltando um resultado nesta frequência.

VIA CABO

VIA WIFI 2.4GHZ

VIA WIFI 5GHZ

VIA WIFI 5GHZ NO GALAXY NOTE 9

CONCLUSÃO

A ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi) está muito acima da média em diversos aspectos como construção, design, features e preço. Temos toques de produtos top de linha, como o espelho I/O sendo pré-fixado na placa, grandes dissipadores que casam com o design geral da placa, componentes de primeira, WiFi 6 (lembrando dos resultados estranhos de velocidade máxima alcançada no WiFi 2.4 e 5), Bluetooth e grande capacidade de overclock à ser explorada. Nada que não seja esperado por produtos da linha ROG da Asus.

Na data de publicação desta matéria, a ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WiFi) era encontrada a partir dos R$2.434,90, preço bem acima de diversas opções X570 do mercado. Nesta análise você pode ver o que é possível de se conseguir com ferramentas automáticas da placa. Mas lembre-se: ela tem um grande foco e potencial em overclocks mais agressivos, que envolvem maiores conhecimentos e riscos.

Assim, fica difícil recomendar ou não recomendar. Se você é entusiasta e vai tirar todo o potencial da placa, vá em frente, é um excelente produto para você. Caso seu objetivo seja apenas encaixar suas peças e sair usando, no máximo acionando um overclock automático, a diferença entre uma placa mais de entrada e a Hero VIII não justifica o valor cobrado. Esta diferença de valor pode, e deve, ser investida em outros componentes, como um processador mais forte ou uma placa de vídeo mais parruda.

Feito isso, o selo de OURO é o mais justo, pois é um produto com preço acima da média de mercado, não sendo viável para a maioria dos setups. Porém, é uma placa premium que atende a todas as demandas dos mais exigentes usuários, atendendo perfeitamente um nicho específico de overclockers.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo