NOTICIASHARDWAREPC

Intel reivindica status de maior fornecedora de semicondutores

A gigante azul dos processadores é a maior fornecedora de chips do planeta, de novo

A receita de semicondutores caiu quase 12% em 2019, de acordo com a análise da Gartner. Grande parte desta queda foi referente ao mercado de memórias, onde a Samsung reinava e fez com que a mesma alcançasse o topo. Essa queda no mercado de memórias levou a Intel a recuperar o primeiro lugar como o maior fornecedor de semicondutores do mundo, depois de perder a posição por dois anos para a Samsung.

A Intel destronando a Samsung como o maior fornecedor de semicondutores já estava prevista no início do ano passado, devido a reduções de preço das memórias DRAM e chips flash, que impactaram principalmente a empresa coreana. Consequentemente, a Intel recuperou o trono no primeiro trimestre de 2019, de acordo com a IC Insights.

A Gartner publicou na terça-feira seus números preliminares de semicondutores para o ano inteiro de 2019. Segundo a empresa, a receita mundial de semicondutores totalizou US$418,3 bilhões em 2019. Isso diminuiu 11,9% em relação a 2018.

A queda foi causada em grande parte por um declínio substancial de 31,5% no mercado de memória. Nesse segmento, a receita global de DRAM diminuiu 37,5% no ano. Isso foi atribuído a um excesso de oferta que começou no final de 2018 e durou o ano todo. O excesso de oferta foi causado por uma queda na demanda dos provedores de serviços em nuvem e níveis excessivos de estoque nos fornecedores de DRAM.

A Intel anteriormente ocupava a posição número um na indústria de semicondutores há 23 anos, desde 1993. Para 2020, Gartner espera que o mercado de semicondutores retorne ao crescimento.

Você sabia que o Última Ficha possui um site em espanhol? Conheça aqui!

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo