ANÁLISESHARDWARENOTICIASPC

Análise: Teclado Sharkoon Skiller SGK5, membrana caro em 2020?

Gamers optariam por um teclado de membrana com preço de mecânicos de entrada/intermediários?

Ao ano é 2020. O marketing de produtos gamers te forçam a comprar teclados mecânicos por diversos motivos, desde desempenho a prazer sonoro ao clicar cada tecla. Você ainda usa membrana, nunca teve contato com switches mecânicos e seu teclado já era. Você tem duas opções: investir até 200 reais em um teclado de membrana cheio de macro e RGB, como o Sharkoon Skiller SGK5, ou ter a experiência com um mecânico baratinho?

Calma, jovem! Segura esse cartão de crédito e venha descobrir se em 2020 ainda vale dar uma grana considerável em um teclado de membrana ou se um teclado mecânico de entrada é sua melhor opção. A carta da vez é o Sharkoon Skiller SGK5, teclado de membrana, com RGB por zonas, teclas multimídias e macros aos montes espalhadas por toda a carcaça!

DESIGN E CONSTRUÇÃO

Pensa em um teclado grande. Recheado de botões extras, que não são os padrões de qualquer teclado. Macros, atalhos multimídia, botões dedicados à iluminação, botões com teclas de função (Fn)… são inúmeras as possibilidades com o Sharkoon Skiller SGK5.

Sua carcaça é toda feita em plástico, fazendo com que o teclado seja extremamente leve se comparado com qualquer teclado mecânico, mesmo os TKLs ou 60%. Além de todos os botões chamativos, temos iluminação RGB em todo o teclado. Mas vale ressaltar que não é das melhores. A mesma é feita por zonas, somando 6 zonas diferentes para que você possa iluminar seu teclado. As predefinições são muitas, algumas delas bem legais, mas ao se acostumar com LEDs RGB independentes por tecla, fica difícil se acostumar com RGB por zona. É fraco, não se destaca em ambientes claros e limita certas personalizações.

Para quem gosta de teclados com teclas low profile, este é praticamente um. Com keycaps de 7mm o Sharkoon Skiller SGK5 é extremamente confortável para digitação. Por ser de membrana, é extremamente silencioso. Se não fosse o design gamer agressivo, seria ideal para usar no seu escritório durante longos expedientes de trabalho.

Porém nem tudo é crítica! Algo raro hoje em dia, o Sharkoon Skiller SGK5 acompanha descanso de pulso removível. Goste você ou não, a opção de usar o descanso de pulso existe e você não precisa compra-lo separado. Outro ponto positivo é o cabo USB todo trançado, grande e com duas amarras de fábrica. Isto deveria ser padrão em todos os periféricos gamers de todas as fabricantes!

DESEMPENHO

Para um teclado de membrana, com teclas de perfil de certa forma baixo, o teclado se comporta muito bem. A digitação é confortável e silenciosa, aliada a vários atalhos de multimídia, como o maravilhoso botão de volume em forma de “botão de rádio do carro”. Confesso que não usei 5% de todas as teclas extras que o teclado me proporciona, mas para quem usa e abusa e macros não vão faltar teclas para você mapear.

Mapear estas teclas e alterar o comportamento da iluminação RGB pode ser feito através do software da Sharkoon para o Skiller SGK5, que é simples e prático. Nas jogatinas mais frenéticas, os pés de borracha fazem um excelente trabalho, mantendo o teclado extremamente fixo à mesa. O layout americano (US) pode confundir quem nunca teve contato. Mas em questão de minutos de uso já é possível achar natural o layout.

CONCLUSÃO

É muito difícil recomendar um teclado de membrana em 2020 que tenha preço parecido ou maior com que mecânicos de entrada e intermediários. Na data de publicação desta análise o Sharkoon Skiller SGK5 encontra-se por R$169,90 à vista em uma promoção, tendo seu preço original anunciado em R$217,53.

Com 120-130 reais, na mesma loja, já é possível encontrar diversas opções de teclados mecânicos de entrada. E com cerca de 190 reais, o queridinho Redragon Kumara, torna difícil a recomendação de qualquer teclado de membrana com valor próximo.

Ignorando o feedback tátil, prazer de digitação e desempenho em games, ainda é possível recomendar o Sharkoon Skiller SGK5 para um público específico, os que não gostam ou não se acostumaram com switches mecânicos, seja por barulho, altura das teclas ou qualquer outro motivo.

Para estes, e apenas estes, o Sharkoon SGK5 é uma boa opção. Possui iluminação RGB, cabo trançado, construção leve e sólida e com diversas teclas programáveis por todo o enorme corpo do SGK5. Lembre-se, sua mesa precisa de um bom espaço disponível, pois ele é consideravelmente maior que diversos teclados do segmento!

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: BRONZE

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo