ANÁLISESHARDWARENOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWS

Análise: Astro A40 Pro TR + MixAmp (2019 PS4)

Caixa e conteúdo parecem valer o preço, mas será mesmo?

A linha de headsets Astro chegou ao Brasil não há muito tempo. Antes com preços completamente proibitivos através de importadoras, agora é possível encontrá-los com preços apenas proibitivos através de diversas lojas do varejo. Um deles, o Astro A40 Pro TR + MixAmp, modelo de 2019 para PS4/PC, chegou em nossas mãos (e ouvidos) para testes.

O que posso adiantar é um mixed feelings, expectativas bem maiores do que a realidade, ainda mais levando em consideração seu preço praticado (e também o preço original em dólar). Não tirem conclusões precipitadas, o fone como um todo é excelente, com qualidade de construção e acessórios muito acima da média. Mas fica a duvida se o preço super premium justifica todo o pacote.

DESIGN, CONSTRUÇÃO E CONFORTO

O design do Astro A40 Pro TR é praticamente o mesmo de todas as versões de anos anteriores. O que muda são opções de cores diferentes, sendo o esqueleto base do headset sendo todo preto e as cores que não fazem parte deste esqueleto sendo diferentes para cada console. A que recebemos é a versão PC/PS4, então toda a análise será baseada somente no uso dela.

A construção no geral, falando do headset apenas por enquanto, é sólida. Os materiais, metais e plásticos, parecem bem polidos e de qualidade acima da média. O suporte superior para a cabeça é todo em plástico e possui uma camada de tecido igual ao das earcups. Falando em earcups, elas são grandes o suficiente para abrigar uma orelha pequena ou mediana por completo. Pessoas com orelhas grandes podem ter um pedacinho coberto pelo tecido, o que pode incomodar. Elas não são ovais, o que para mim não é a melhor opção. São meio quadradas.

O tecido utilizado no apoio de cabeça e nas earcups são ótimos, mas diferente do tecido usado pela Logitech em alguns modelos, ele esquenta quase como um couro ou courino. O das orelhas é muito confortável, enquanto o suporte para a cabeça é magrinho demais. Um suporte tão grande para um apoio tão pequeno, sacrificando grande parte do conforto para longas jogatinas.

MICROFONE

O Astro A40 Pro TR possuí microfone destacável e bem flexível. Diferente de diversos headsets com microfone destacável, este fica bem no meio da parte externa da earcup esquerda. Microfones destacáveis são sempre bem vindos, pois podem ser substituídos caso apresentem algum problema ou simplesmente removidos caso o usuário não faça uso do microfone integrado, como por exemplo streamers que usam condensadores em suportes.

Em termos de qualidade, o headset possuí um bom microfone. O som é potente, claro e limpa de forma extremamente competente a poluição sonora do ambiente, seja um ventilador barulhento à barulho de conversas no fundo. Porém, falta um pouco de sensação de abertura ao microfone. Pensa num programa de rádio, só que feito num estúdio que abafa demais o som. Esse é o resultado do Astro A40 Pro TR, excelente qualidade de microfone porém muito mais abafado do que estamos acostumados.

QUALIDADE SONORA

Se você gosta de graves, mergulhe em um jogo de guerra ou uma música eletrônica com o Astro A40 Pro TR. Ele possuí desempenho acima da média dos fones que recebi quando falamos de graves. Os médios também são excelentes, sendo possível ouvir mais claramente vocais.

As mesmas características se mantém em uso com o Playstation 4. Sem tirar nem por, o desempenho no PC e no PS4 é praticamente o mesmo. E como o uso de todos no PS4 deve ser basicamente para games, aqui vai um toque mais particular ao uso em jogatinas.

Use e abuse do MixAmp. Nele você pode não somente aumentar e diminuir o volume, mas dosar a proporção de áudio de vozes e do jogo em si. Ter isso ao alcance das mãos, com apenas uma “giradinha” no MixAmp é excelente. Imagine uma situação em que seu time todo morreu, você está em um clutch 3×1, e os falecidos não param de discutir no Discord. Simples, coloque toda a concentração sonora no áudio do jogo, escute todos os passos e ceife a vida de todos os inimigos.

Resumindo, o desempenho em games é excelente, o que é esperado para um fone desta faixa de preço. Para o uso geral, incluindo música, filmes e séries, o fone se sai muitíssimo bem, fazendo você esquecer que está com um fone gamer na cabeça.

CONCLUSÃO

Aqui no Última Ficha as conclusões de periféricos e hardware sempre são baseadas em custo versus benefício. E isto é um problema sério para o Astro A40 Pro TR. Na data de publicação desta análise o fone é encontrado em lojas de confiança partindo dos R$999,90. Sim, mil reais para um headset. Sim, é muito, muito além do que o fone proporciona.

“Mas Pedro, você elogiou o fone em todos os aspectos praticamente, como assim o preço é muito além do que ele proporciona?” Ficheiro, com mil reais você consegue comprar um excelente headset, com conforto e qualidade igual ou até mesmo superior ao Astro A40 Pro TR, por cerca da metade do preço. Acrescente a isso o preço de um bom DAC, como por exemplo o que analisamos aqui (Sharkoon DAC Pro S USB). Mesmo com ambas as compras você economizará uma boa quantia, podendo ser investida em outro periférico ou em uma placa de vídeo.

A Astro recentemente foi adquirida pela Logitech. Aqui no Brasil, a Logitech consegue praticar preços extremamente competitivos, próximos dos valores no exterior em dólar convertido para reais. Então há esperanças para o Astro A40 Pro TR? Errr… não muito. O preço dele no exterior fica na casa dos 170-180 dólares que em conversão direta, ignorando impostos dos estados americanos, custaria mais ou menos 750 reais. Por conta do preço praticado, mesmo sendo um excelente fone, a recomendação é ouro!

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo