PLAYSTATIONANÁLISESNOTICIASPCPS4XBOXXBOX ONE

Análise: Zombie Army 4: Dead War é o L4D que precisamos

Horas de diversão garantidas em até 4 jogadores!

Zombie Army 4: Dead War é o mais recente lançamento da Rebellion Developments, empresa famosa pela série Sniper Elite. Zombie Army, inclusive, originou-se como um spin-off  de Sniper Elite e conquistou diversos fãs ao redor do mundo. Provando que jogos de zumbi continuam relevantes no mercado.

No entanto, cinco anos se passaram desde o último jogo da franquia, levando aos jogadores a dúvida se a saga de zumbis nazistas merece uma nova vida, ou se a franquia deve permanecer abaixo da terra.

O que é Zombie Army 4: Dead War?

Os jogadores são imersos em uma realidade distópica na qual Hitler possuía uma arma-secreta no final da Segunda Guerra Mundial: uma horda de zumbis. Os primeiros três jogos trouxeram o combate contra as forças nazistas, e levaram à queda do Führer. No entanto, mesmo após a morte do oponente, as forças da escuridão continuaram lutando para conquistar o planeta. E é nesse contexto que os jogadores entram em ação.

Zombie Army 4

A jogabilidade ocorre em terceira pessoa com um modo cooperativo que permite até quatro jogadores simultâneos. Herdando certos aspectos da franquia Sniper Elite, o jogo possui movimentação e combate bastante semelhantes à série original. Ainda inclui a mecânica de raio X ao acertar tiros críticos a longa distância, o que geram diversos momentos extremamente prazerosos.

A volta dos que não foram

O principal destaque do jogo deve-se à jogabilidade fluida e extremamente divertida – mesmo deixando a história de lado. O jogo possui uma campanha que pode ser jogada em até quatro pessoas e permite com que os jogadores unam forças para combater forças obscuras. Desde zumbis padrões (Que caminham para sua direção e o atacam com suas garras) até tanques de guerra zumbificados, o jogo inclui diversos tipos de inimigos que exigem novas estratégias e muito tiroteio para serem derrotados.

Por conta do aspecto cooperativo, os jogadores precisam coordenar posicionamento e gerenciamento de munição para garantirem que sobreviverão às criaturas que os opõem. São diversos tipos de armas diferentes, assim como granadas e minas de múltiplas variações, que tornam a experiência divertida e nova durante a campanha. Vale ressaltar que é possível customizar suas armas para melhorar seus atributos, assim como adicionar características diferentes aos seus tiros para torná-los mais efetivos contra determinados tipos de inimigos.

A customização também ocorre por meio da aparência dos personagens. Inicialmente, o jogo permite seleção de poucos personagens e com mínima customização. No entanto, conforme os jogadores progridem na história, completam objetivos e alcançam novos níveis (O jogo conta com um sistema de progressão por níveis, que aumenta quando você completa conquistas), novas vestimentas e acessórios ficam disponíveis para personalização de seu personagem.

Zombie Army 4

Cabeças rolarão (Em 4K)

Outro ponto alto do jogo deve-se à qualidade gráfica e de detalhes que foi desenvolvida para o game. Com suporte a 4K (30 FPS) e 1080p (60 FPS), os jogadores são perguntados logo ao início do game se preferem desempenho ou qualidade.

Visto que a jogatina para esta análise foi realizada em um Playstation 4 Pro com a opção de desempenho selecionada, não há o que desejar. Os cenários são espetaculares, cheios de pequenos detalhes e que tornam o mundo do jogo, apesar da ironia, vivo.

Também, como o jogo é fruto de uma experimentação com a série Sniper Elite, a qualidade sonora das armas, assim como dos efeitos de explosões ou até mesmo dos tiros acertando os mortos-vivos, é apresentada sem margem para contestação.

Uma experiência que já estamos mortos de rever

Apesar de todos os elogios apresentados, Zombie Army 4: Dead War é mais um jogo de zumbis. Por conta disso, a jogabilidade e proposta multiplayer para 4 jogadores não são nada inovadoras (Modo Zumbi dos COD; Left 4 Dead; World War Z e os próprios Zombie Army anteriores), e não é apresentada uma história envolvente que justifique a necessidade de mais um jogo do tipo.

No entanto, o jogo consegue divertir pela pegada mais arcade. Dessa forma, os órfãos do clássico Left 4 Dead devem encontrar em Zombie Army uma experiência tão parecida quanto, e que provavelmente teria sido o caminho o qual a série seguiria caso tivesse continuado.

Zombie Army 4: Dead War

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 9
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 8
História - 5

8.2

Ótimo para jogar com seus amigos!

Sente saudade de Left 4 Dead e não aguenta mais rezar para que Gabe Newell continue com a franquia? Chame seus amigos para umas horas de Zombie Army 4: Dead War! Apesar de não inovar na história, o jogo agrada muito com suas mecânicas e jogabilidade. Diversão garantida!

User Rating: Be the first one !

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo