COBERTURASNOTICIASOriginaisPCXBOXXBOX ONE

Teams Game Jam – jogos que trabalham com a invisibilidade para enaltecer a diversidade

A Premiação Xbox / Teams Game Jam ocorreu nesta quarta, 11/03, onde incríveis jogos utilizando o tema invisibilidade fizeram poderosas críticas sociais foram apresentados.

Durante essa quarta-feira, dia 11 de março, no auditório da Microsoft em São Paulo, ocorreu a premiação da Teams Game Jam. Sendo um projeto que ocorreu totalmente online utilizando o aplicativo Microsoft Teams como principal canal de colaboração entre as equipes.

O tema central foi a utilização do conceito de invisibilidade para abordar a diversidade social. Todos os cinco trouxeram um misto de criatividade com criticas sociais, mostrando como games podem ser um poderoso canal para expressar essas esse tipo de mensagem.

Sweetshop

Aquele bolo digno de ser chamado de “bolo da vovó” é algo que agrada há todos, não é? Em Sweetshop temos um game que lembra a temática de Overcooked em receber um pedido e ter que fazê-lo. Porém, aqui o mais forte é a mensagem que esse jogo passa. Enquanto na loja, temos um ambiente agradável e receptivo para os clientes, em seu subsolo onde o bolo é feito temos um ambiente extremamente opressor onde a realidade do trabalho é inexistente para o “mundo acima”.

Com uma barra de vigor, você deve produzir os pedidos acima e conseguir descansar em curtos intervalos para sempre trabalhar. Se falhar, acabará sendo severamente punido. No final da fase, temos a triste realidade… Seu pagamento é apenas uma pequenina fração da pontuação obtida.

A vovó é nada boazinha.

Teams Game Jam

NINJA.exe

Trazendo uma ideia de ninja futurista que é um software de celular que busca incentivar as pessoas a confrontar o governo, esse jogo desconstrói qualquer ideia de um ninja cyberpunk que poderíamos ter e traz um conceito bastante inovador. O ninja é ninguém, é um software que acaba se tornando uma presença bastante física por meio das pessoas que ele incentiva.

No gameplay mostrado, você deve pular de celular em celular tomando cuidado para a policia e seus drones não note a sua presença. Para passar de fase, deve mobilizar uma quantidade determinada de civis para tomarem ações contra o governo.

A ideia presente no game é mostrar as pessoas que o governo tenta calar e incentivar que o povo tome uma voz mais ativa.

Teams Game Jam

Catar-se

Mostrando o trabalho de um catador de lixo, Catar-se apresenta as diferentes visões da sociedade sobre uma pessoa. Como um civil, você recebe várias mensagens boas das pessoas em sua volta. Porém, ao mudar de roupa para de um catador de lixo, tudo muda! Sendo tratado como alguém que desmerecedor de atenção, você é tratado de forma negativa ou simplesmente ignorado.

O jogo aborda o estudo de um universitário que se vestiu de gari para caminhar pelo próprio local em que estudava, sendo ignorado por todos aqueles que o tratavam bem no dia a dia.

Teams Game Jam

Clair & Lune

Qual é a maior dificuldade de um vampiro? Saber se o seu cabelo está bem penteado. Contando a história da vampira Clair, esse jogo mostra o sonho dela em ter um topete super descolado. Porém, não possuir reflexo é algo que realmente está atrapalhando a realização desse sonho.

Com diversos minigames, vivemos os dilemas da vida dessa vampira que está na busca de fazer o topete perfeito, mas tem como obstáculo ser invisível para si mesma e isso influenciar negativamente em sua rotina.

Teams Game Jam

Invisible People

Mais um game que utiliza o futurismo cyberpunk. Aqui vivemos num mundo em que o governo está observando todas as pessoas em tempo integral. Você é invisível por não utilizar esses meios, então deve recrutar mais pessoas para o seu grupo. Essas pessoas devem ser tão invisíveis para as autoridades como você.

Sendo uma critica social para o fato de considerarem inexistentes as pessoas que não acompanham a modernidade, Invisible People traz a mensagem que o meio virtual/digital não é sinônimo de existência.

Teams Game Jam

O grande vencedor do Teams Game Jam

O jogo que ganhou o prêmio do Game Jam foi o inovador Clair & Lune que traz uma história bastante original e com uma mensagem forte para todos, mostrando na medida certa como é prejudicial alguém ser invisível para si mesma e que as vezes é necessário aceitar ajuda para sair dessa.

Teams Game Jam
Equipe vencedora

O espaço que a Microsoft realizou o evento foi realmente bastante agradável e acolhedor, principalmente com a sua Happy Hour que fez que com todos os envolvidos pudessem se sentir em casa e próximos um dos outros. A  Teams Game Jam foi realmente uma grande iniciativa que está de parabéns.

 

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo