NOTICIASTop Ultimaficha

COVID19: gamers podem ajudar a achar a cura

Rede mundial de suporte a processamento de dados pode contar contigo

A Folding@Home está recrutando qualquer pessoa no mundo que possa rodar simulações de comportamento do coronavírus COVID19 em seu computador e enviar resultados para seus bancos de dados. Com isso os pesquisadores conseguem ter dados de diversos testes de forma muito mais rápida e eficiente, haja vista o fato de que a capacidade de tantos computadores somados ultrapassa qualquer máquina já criada pela humanidade. Dessa forma, qualquer pessoa pode ajudar a achar a cura do COVID19. Veja abaixo como você pode participar.

Para doar o poder de processamento da placa de vídeo do seu computador, basta baixar o aplicativo do Folding@Home clicando aqui. Logo após instalação, você já pode iniciar as simulações e enviar dados para a base de dados. Lembre-se que o software exige poder da sua máquina, portanto, evite rodá-la enquanto joga games pesados.

As possibilidades dos vírus são quase infinitas e cada simulação é como um ticket de loteria. Portanto, quanto mais gente no mundo realizando, melhor e mais rápido podemos chegar a uma cura.

Estima-se que, com esse projeto, o poder computacional em prol da busca pela cura do COVID19 já tenha excedido 1,5 exaFLOP, ou 1,500,000,000,000,000,000 operações por segundo. Dessa forma o projeto já ultrapassou em 10 vezes a potência do PC mais poderoso do mundo, o IBM Summit (148,6 petaFLOPS).

Sobre o COVID19 e sua cura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30/01/2020, que o surto da doença causada pelo novo COVID19 constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Esse status é o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Ainda não há previsão de cura e a melhor maneira de se prevenir é diminuindo a escalada do contágio. Isso se dá através do isolamento social, higienização frequente e informação adequada.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo