Sem categoriaANÁLISESMOBILENINTENDOPCSWITCH

Análise: A Fold Apart é breve, mas cativante

Puzzle apresenta a história de um casal vivendo um relacionamento à distância

A Fold Apart é um jogo de Puzzles desenvolvido pela Lightning Rod Games, e está disponível para PC (via Steam), Nintendo Switch e dispositivos móveis. Marcando a estreia do estúdio, o jogo toca os corações dos jogadores ao apresentar a história de um casal e os problemas de seu relacionamento.

O que é A Fold Apart?

Com cerca de três horas de duração, o jogo cativa com sua arte simples, mas polida, narrativa cativante e jogabilidade de quebrar a cabeça. Ao iniciar a história, os jogadores devem selecionar os gêneros dos personagens que compõem o casal. Com isso, os jogadores conseguem se conectar mais com a narrativa que o jogo apresenta.

Somos apresentados a um conto sobre um casal apaixonado, mas que precisam viver um relacionamento à distância. Um dos personagens é professor de uma cidade tranquila no interior, enquanto o outro recebe uma proposta de emprego para trabalhar na arquitetura de um prédio na cidade grande. Por conta da duração de mais de um ano do projeto, o relacionamento dos dois é colocado em risco.

A história do casal une as seções de quebra-cabeça, e o roteiro se comunica com os jogadores por meio de sentimentos comuns em relacionamentos. São apresentadas situações de solidão, dúvidas sobre o futuro e medo de terem escolhido a opção errada para suas vidas. Tudo isso é retratado por meio de mensagens de texto, que dificultam a expressão dos sentimentos e acabam criando inseguranças ainda maiores para o parceiro.

Composto por seis capítulos, o personagem controlado em cada seção é alternado, apresentando os dois lados da relação e permitindo que os jogadores sintam, por meio dos desafios, os pesos que os personagens precisam enfrentar para que consigam lidar com seus problemas internos.

Desdobre-se para mostrar seu amor

A jogabilidade é o grande diferencial em relação a diversos outros puzzlers que existem no mercado. Cada capítulo apresenta uma mecânica diferente, expandindo a ideia de dobrar os cenários para chegar até o final. Conforme progride, é necessário lidar com plataformas que desaparecem, blocos que permitem alcançar plataformas mais altas e até girar o cenário para encontrar com seu amor.

Um dos principais problemas do game é a movimentação truncada dos personagens, demorando bastante para atravessar os cenários de história, e tornando a experiência um pouco monótona. No entanto, considerando o jogo como um conto sobre o casal, isso pode não incomodar a diversos jogadores. Ainda, por exigir um raciocínio lógico, mas não maestria dos controles, a experiência agradar pessoas não tão acostumadas com videogames.

A arte também merece destaque por conta da simplicidade, porém beleza dos cenários e personagens. Os personagens são bastante expressivos, e casando a arte com a trilha sonora, ficam bastante evidentes os sentimentos de cada cena. A paralaxe empregada nos textos que acompanham os pensamentos dos personagens adiciona uma camada de beleza aos cenários, tornando a experiência ainda mais envolvente.

O amor ultrapassa qualquer barreira

A história de A Fold Apart é simples, mas retrata muito bem o que todos os apaixonados já sentiram em seus relacionamentos. Tristezas, inseguranças, e aquela força que os mantém lado-a-lado mesmo quando coisas ruins acontecem. Em cerca de três horas de jogo é possível se relacionar com os protagonistas. Também, as seções de quebra-cabeça complementam esse sentimento de enfrentar problemas difíceis, mas que podem ser resolvidos se não desistirmos.

O jogo conta com uma trilha sonora tranquila, com uma arte que se assemelha a curtas da Pixar, e permite que os jogadores se relacionem com diversas situações ali apresentadas. Merece ser experienciado por todos aqueles que amam ou já amaram outra pessoa, visto que nos ajuda a refletir sobre nossas ações, pensamentos e sentimentos que muitas vezes podem afetar nossos relacionamentos ao nos expressarmos de maneira errada.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

A Fold Apart - Uma experiência interessante

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 6
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 7
Narrativa - 7

7

Muito Bom

Por meio de mensagens de texto, A Fold Apart entrega uma experiência simplista, mas que carrega uma mensagem bastante positiva e leva os jogadores à reflexão sobre relacionamentos.

User Rating: Be the first one !

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo