NOTICIASPLAYSTATIONPS5Top Ultimaficha

Unreal Engine 5 foi anunciada com demo no Playstation 5

WOW!

Hoje durante uma livestream no Summer Game Fest o apresentador Geoff Keighley estava com a equipe da Epic Games e eles anunciaram a Unreal Engine 5 (seu novo motor gráfico que é utilizado em diversos jogos). Para mostrar a capacidade, eles fizeram uma Tech Demo rodando um jogo chamado Lumen in the Land of Nanite dentro do Playstation 5. Embora seja jogável, essa demo serve somente para mostrar a capacidade da nova engine e não será comercializada.

Mais detalhes sobre a Unreal Engine 5 podem ser vistos no site da Epic. Mas de forma resumida, existem dois grandes pontos que a demo mostra nessa nova engine.

  • Nanite – A tecnologia de micro polígonos geométricos virtualizados irá libertar os artistas para criar quantos detalhes geométricos quiserem. “Nanite virtualized geometry” significa que assets de qualidade de filme contendo milhões ou bilhões de polígonos podem ser importado diretamente de programas como ZBrush (programa de escultura digital) para a Unreal Engine 5 e ele funcionará simples assim! Nanite geometry é calculada e escalonada em tempo real, ou seja, não existe mais limite de quantidade de polígonos e memória para os polígonos. Não existirá mais a necessidade de adaptar tudo para um mapa e não há perda de qualidade.
  • Lumen – É uma solução de iluminação global que reage imediatamente de acordo com a mudança de cenas e iluminação. O sistema renderiza uma inter reflexão difusa com infinitos bounces e a reflexão especular indireta em todo o jogo trazendo ambientes detalhados com um campo de visão variando de quilômetros a milímetros. Artistas e Designers podem criar mais cenas dinâmicas utilizando Lumen. Por exemplo, mudando o ângulo do sol durante o dia, ligando uma lanterna ou soprando um buraco no teto, e a luz indireta irá se adaptar a sua ação. Lumen acaba com a necessidade de esperar o carregamento de mapas de luz e ligar mapas de UV (técnicas de iluminação).

As explicações são sim técnicas e difíceis de compreender. Mas de forma resumida, a Unreal Engine 5 trará duas grandes novas tecnologias onde a Nanite irá focar no poder de polígonos acabando com os gargalos tradicionais enquanto a Lumen focará em uma iluminação dinâmica em tempo real.

Embora essa demo tenha sido mostrada no Playstation 5, a engine poderá e será usada no PC, Xbox Series X e futuramente em celulares e mais. Inclusive Fortnite já foi confirmado com a nova engine para Xbox Series X e Playstation 5.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo