ANÁLISESNOTICIASPCPREVIEWS

Preview: Trackmania é sensacional

Jogo entra de vez no radar dos gamers

A série Trackmania iniciou sua longa jornada em 2003 tendo seu último e divertido jogo, Trackmania Turbo, lançado em 2016 e tendo sido distribuído em 2017 na Xbox Games With Gold e em 2018 na PS PLUS.

Agora levando o nome de sua franquia nas costas (Inicialmente seria chamado de Trackmania Nations, mas teve seu nome modificado) o mais novo jogo será lançado em julho (devido a um atraso) e já tivemos a oportunidade de testá-lo. Confiram abaixo nossas primeiras impressões do jogo que passou rapidamente de quase esquecido para algo necessário para minha vida. E infelizmente não foi possível capturar gameplay do jogo.

A primeira e mais importante detalhe para se saber sobre Trackmania é que ele é um jogo de corrida diferente. A ideia nele não é ter um carro ultra equipado e veloz. Ou então entrar em uma corrida e acabar em primeiro lugar. Na realidade ele brinca com a física e irá te por a prova a cada curva com os mais inesperados desafios.

Durante esse acesso antecipado eu pude testar tanto as 20 pistas de treino (que eram curtas) e 20 pistas completas da série summer (verão). As pistas de treino, como o nome já diz, eram pistas para treinar situações específicas, elevações, turbos, diferentes tipos de piso e mais. Ele te introduz rapidamente ao que enfrentará pela frente.

Já o modo summer era um campeonato completo dentro de um estádio. Inclusive por essa parte eu pude ver que a ideia do jogo é passar uma impressão de que se tivesse em um grande estádio participando das olimpíadas de pistas inusitadas! Durante essas 20 pistas eu sofri pra completar muitos dos circuitos por serem imprevisíveis e até maldosos. E fica um questionamento, seria Trackmania o Dark Souls dos jogos de corrida?

O interessante no jogo é que tudo é feito de forma inteligente e até o mais fácil desafio como uma rampa pode ser desafiador. Se estiver rápido demais vai voar longe dos limites da pista, se estiver muito devagar, vai perder muito tempo. O jogo te faz aprender sempre um pouco mais do circuito e sempre chegar um pouco mais longe a cada nova tentativa (menos o circuito 9 que é puro masoquismo mesmo). Um simples acelerar mais cedo ou mais tarde já muda completamente como será sua performance na pista.

É extremamente gratificante ver a criatividade dos desenvolvedores ao misturar muitas curvas e trechos irregulares juntamente com diversos power ups que irão te ajudar e atrapalhar ao mesmo tempo. Por exemplo, um turbo é sempre bom certo? Mas e se tiver rápido demais e sair da pista e estádio? Ou se der um turbo e logo em seguida tiver que desviar de inúmeros obstáculos? E claro que também há diversos tipos de grips com o asfalto, terra e gelo que muda sua abordagem na pista.

Existe um excelente mix de poderes como turbo, super turbo, ficar sem motor (isso ai mesmo), slow motion e uma nova versão de turbo que dependendo para onde aponte o carro você poderá planar e ou direcionar seu carro no ar (lembra o DeLorean DMC do filme De Volta Para o Futuro quando o carro voa). E exatamente por ser tudo muito desafiador e te deixar louco, você ficará extremamente satisfeito ao conseguir concluir uma pista e receber uma medalha de bronze/prata/ouro.

E para deixar tudo ainda melhor, a iluminação do jogo está fantástica tanto na pista como nos carros. O jogo está simplesmente lindo demais e ver os diferentes tipos de iluminação (dia, entardecer e noite) tanto na pista como nos carros está muito legal. Vale apontar que a trilha sonora está bem sólido e encaixa na proposta do jogo.

Só pude jogar uma parte do jogo. A versão final contará com muitos mais pistas prontas, desafios, possibilidade de entrar em uma equipe, compartilhar pistas, campeonatos, customizar seu carro e muito mais. Inclusive estava liberado nessa versão as ferramentas para fazer o seu circuito. Dada minha falta de inspiração e total incapacidade pude ver que as opções são infinitas, mas só fiz algumas retas e curvas simples.

Quer comprar um jogo novo ou usado com desconto? Confira aqui o nosso parceiro Big Boy Games e use o cupom ULTIMAFICHA para ganhar desconto adicional!

Trackmania será lançado dia 1º de Julho estando disponível para PC via Uplay e Epic Games Store.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo