NOTICIASPCPLAYSTATIONPS4Top UltimafichaXBOXXBOX ONE

O fim do preconceituoso canal Xbox Mil Grau

Xbox proíbe canal de usar sua marca e comunidade pede sua cabeça

Quem conhece um pouco dos criadores de conteúdo no mercado gamer brasileiro já ouviu falar uma vez do Xbox Mil Grau. O grupo é conhecido por ser extremamente agressivo e polêmico e já existe há anos sempre tendo a mesma postura.

O canal já foi denunciado e processado algumas vezes por motivos de injúria, racismo e diversos tipos de preconceitos. Inclusive eles foram um dos incitadores ao obrigar a jornalistas mostrarem sua “carteirinha gamer”. Isso para provar que efetivamente jogaram o jogo e que fizeram tudo o que era possível fazer.

Mais recentemente e ainda ativo até o momento desse post, como uma espécie de retaliação deturpada, ele alterou seu twitter para um spoiler do jogo The Last of Us Part II que foi vazado a um tempo. Não somente alimentando o console Wars, mas demonstrando um mau caratismo (e de graça tomei o spoiler escrevendo esse artigo, faz parte da vida).

A grande maioria da comunidade gamer nunca o apoiou e já pede sua cabeça à tempos. Inclusive por volta de 2018 a marca Xbox retirou todo seu apoio (financeiro) ao Xbox Mil Grau, porém, nunca o proibiu de utilizar a marca Xbox.

Com a recente escalada de protestos nos EUA e do movimento #Blacklivematters, dado o assassinato de George Floyd pela polícia norte americana, a discussão contra o racismo mais uma vez reacendeu de forma feroz em todo mundo.

Porém, seguindo a linha de preconceito que sempre teve, seus comentários ficaram ainda mais ácidos chegando ao tweet abaixo. A tarja preta inclusive está escondendo o spoiler de The Last of Us Part II que mencionei acima.

Isso incitou (ainda mais) a comunidade gamer que não aguentava esse tipo de racismo e inconsequência, além de manchar a boa comunidade do Xbox. No dia 01 de Junho a Xbox Brasil se posicionou com a seguinte nota de repúdio sem tomar nenhuma atitude enérgica:

Respeito, diversidade e inclusão são parte dos nossos valores fundamentais e nós não toleramos comportamentos que violem esses princípios em nossos serviços. Não temos uma relação formal com esse grupo e não apoiamos suas visões

Não aguentando mais a falta de atitudes pela Xbox Brasil, a comunidade se inflamou ainda mais chegando a denunciar para Phil Spencer, o presidente da divisão Xbox mundial:

Dá para ver a efusividade do recebimento da mensagem assim como a crítica a Xbox Brasil que não havia tomado ainda uma atitude apropriada. Após esse puxão de orelha, como é dito no tweet abaixo, a Xbox Brasil mudou completamente sua atitude contra o Xbox Mil Grau:

Além disso, muitas denuncias também foram enviadas para o jornalista Jason Schreier (ex Kotaku, atual Bloomberg) conhecido por suas matérias muito bem embasadas e de denuncias no mundo dos jogos.

Isso certamente levará a uma exposição mundial desse canal (já processado diversas vezes) assim como o  questionamento que está sendo levantado por toda comunidade brasileira: Porque a Xbox Brasil foi tão indolente com esse caso?

Nós entramos em contato com a assessoria da Xbox Brasil sobre esse assunto específico, mas o posicionamento passado foi o que já mencionei e sem ter nenhuma novidade. Também entramos em contato com a assessoria da Sony sobre o spoiler de seu jogo no canal do Mil Grau, mas ainda não tem um posicionamento.

Além dos questionamentos entre o canal Xbox Mil Grau e a atitude/falta de atitude da Xbox BR, existem muitos outros questionamentos que a comunidade está cobrando também. Por exemplo, como a Twitch, Twitter e Google (youtube) ainda não fizeram nada sobre isso? Como exemplo, ontem foi feito uma live na Twitch de Street Fighter IV e ele arrecadou a quantia de R$ 2.500,00. Como as empresas que se dizem anti racismo e preconceito estão deixando os mesmos sendo financiados?

update 4 – 04/06/2020 Foi disponibilizado na internet um clipe com diversas ofensas preconceituosas que foram feitas no canal.


update 03/06/2020 – Devido a solicitação da Xbox Brasil o canal Xbox Mil Grau mudou seu nome para XMG (uma clara referência ao nome antigo).

update 2 – 03/06/2020 O canal Xbox Mil Grau da Twitch foi banido.

update 3 – 04/06/2020 O canal Xbox Mil Grau do youtube teve todos seus vídeos deletados.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo