ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4SWITCHXBOXXBOX ONE

Preview: Windbound animará os fãs de survival

Jogo conta com linda arte e irá desafiar os jogadores

A Deep Silver nos deu acesso antecipado ao seu jogo Windbound que é desenvolvido pela 5 Lives Studios. O jogo indie mistura mecânicas de sucesso mesclando exploração, sobrevivência e o amado crafting.

Com um estilo visual que lembra Zelda: Breath of the Wild e com uma temática que lembra o filme Moana, muitos jogadores ficarão de olho nele. Confiram abaixo nosso preview.

Nossa protagonista sem nome

Chegando em uma ilha misteriosa com gráficos estilosos

A história em Windbound é cheia de mistérios onde você, uma jovem, é pega no meio de uma tempestade enquanto guiava seu barco no meio do mar. Com pouco sendo dito, você acorda em uma pequena ilha munido de uma faca e deverá pegar diversos itens para produzir equipamentos para sua sobrevivência incluindo um novo barco.

A arte em Windbound é deslumbrante e imediatamente lembra Zelda: Breath of the Wild com seus gráficos em cell shading. Seu objetivo principal, além de sobreviver, será construir e melhorar seu barco para que possa visitar as ilhas mais distantes e ativar um pedestal mistico que irá ajudá-lo a entender melhor a história do mundo, entender a relação de seu povo com o oceano e, consequentemente evoluir para novos cenários. Aqui temos uma clara similaridade com o filme Moana da Disney que segue a mesma temática.

One day I’ll know, how far I’ll go

O mundo conta com um sistema de dia e noite e é muito bonito ver um dia ensolarado, o pôr do sol e a lua refletindo na água. Inclusive os animais do mundo são afetados por esses sistema onde a noite ficam dormindo e é possível passar sorrateiramente por eles.

E caso esteja pensando que os visuais ao longo do jogo possam ser parecidos, não ache isso. Além das ilhas mudarem de tamanho e lugar a cada nova run, cada capítulo do jogo tem uma temática como ilhas tradicionais, pântanos, florestas mais densas e mais.

Não faça barulho!

Sobreviva e construa em Windbound

Em Windbound você terá que se preocupar com duas mecânicas básicas: sobrevivência e crafting. Para sobreviver será necessário buscar comida (sendo carne de animais mortos ou então cogumelos e frutas). A comida recupera tanto sua vida como sua stamina. Enquanto sua stamina (barra amarela) estiver cheia, não há com o que se preocupar. Algo a que deve ficar atento é que sua comida pode estragar. Então é mais inteligente carregar pouca comida e saber aonde poderá voltar para pegar mais. E claro, para sobreviver você deverá saber quando deverá arrumar briga com os animais que habitam as ilhas.

Já o crafting segue o arroz e feijão dos jogos nesse estilo. Você terá um espaço limitado e poderá coletar itens na ilha como grama, madeira, bambu, ossos e mais. A medida que vai pegando esses itens, novas receitas vão sendo desbloqueadas. Uma outra forma de liberar novas receitas é tentar coletar itens no mundo como, por exemplo, cortar a árvore.

Admito que aqui senti uma falta de ter algo como um guia de receitas ou então uma espécie de árvore de habilidade para saber o que poderia fazer ou o que deveria buscar. Talvez remodelar ou então pelo menos melhorar a HUD faça com que o sentimento de tudo estar solto passe.

E por falar em estar solto, você tem total liberdade para fazer o crafting na hora que quiser. Contanto que tenha os materiais, basta abrir seu inventário e montar seus novos itens e equipamentos. Esses itens irão variar entre melhorias dos itens atuais, ferramentas, armas e até poder evoluir seu barco. Todos os itens contam com algum tipo de durabilidade. Então é bom ficar de olho nisso.

Em Windbound o barco servirá como sua base e é muito interessante vê-lo crescer e evoluir. Você poderá criar itens nele e ampliá-lo até se tornar um tanque aquático.

Já viu o tamanho do meu barco?

Windbound passa uma primeira boa impressão

No geral eu saí satisfeito com o que pude experimentar nesta beta de Windbound. Ele apresenta mecânicas muito sólidas tanto de sobrevivência como de crafting. A ideia de usar seu barco como base e também um meio de deslocamento no mar é muito legal e as possibilidades são inúmeras.

Seu gráfico é muito agradável e acho que atrairá muitos fãs do gênero. Acredito que a 5 Lives Studios deva investir um pouco mais na parte da hud, em especial no crafting do jogo para melhorar um pouco as receitas disponíveis e poder filtrá-las de uma forma melhor.

E embora não seja o core do jogo, outra parte em que o jogo precisa de um polimento é no combate. Ele está um pouco solto e pouco envolvente. Ao desafiar um inimigo mais poderoso (que será necessário para conseguir materiais mais fortes para o crafting), a estratégia acaba sendo mais atacar e correr do que vencer por sua habilidade.

Windbound será lançado no PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Google Stadia, Steam e Epic no dia 28 de agosto de 2020.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo