ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4SWITCHXBOXXBOX ONE

Preview: Star Renegades é só elogios

Jogo se inspira em clássicos da era 16 bits e traz muitas mecânicas

A primeira vez que vi Star Renegades durante o evento da Guerrilla Collective em Junho minha mente simplesmente explodiu. Um jogo lindo, com história instigante e inúmeros elementos de RPG e takes de câmeras rápidos e intensos.

Agora graças a Raw Fury e a agência Masamune, tivemos a oportunidade de testar uma beta que conta com a primeira hora do jogo que mistura RPG e mecânicas de Roguelike.

Star Renegades chega aos PCs (via Steam) no dia 8 de setembro completamente localizado em português brasileiro. Versões para consoles também estão programadas e chegarão ao Playstation 4, Nintendo Switch e Xbox One durante a primavera brasileira deste ano.

Uma breve história com viagem no tempo

A história inicial mostra um personagem misterioso junto com seu robozinho J5T-1N em um mundo devastado. Como alternativa para salvar seu mundo essa cientista manda o robô para o passado, mas para outra dimensão. Com sorte o conhecimento deste robô irá salvar essa outra dimensão desta invasão!

Ao chegar lá, o robô encontra a cientista no passado (que é ela mesmo) e passa a mensagem que uma invasão de um povo super avançado irá destruir seu mundo e por isso ele precisa achar uma solução para a invasão. E qual é a solução? Montar um grupo de lutadores renegados para salvar o mundo. Dai vem o nome do jogo Star Renegades, que significa Renegados das Estrelas.

Ao fim da primeira hora, nós perdemos a luta contra um grande general do Imperium (o nome do império de invasores) onde esse inimigo é altamente inspirado no robô ED 209 do primeiro filme de Robocop de 1987. E o que acontece? Essa dimensão está perdida e o robô J5T-1N volta ao passado, mas agora em uma nova dimensão.

Como isso é uma beta de apenas uma hora, falta saber como a história avançará, assim como veremos o desenvolvimento de cada personagem que poderemos controlar. Nessa demo, nos aprofundamos somente na história de Wynn Syphex que perde sua irmã em batalha e tem sede de vingança contra o Imperium.

Trilha sonora elétrica e gráficos de cair o queixo

A trilha sonora de Star Renegades veste muito bem o jogo e dá sempre um sentimento de urgência e dinamismo que ele pede. Afinal você está em um mundo futurista interagindo com os mais diferentes personagens e entrando em combate com um império com tecnologia mais avançada que a sua e que está invadindo seu planeta.

E para complementar a trilha sonora temos os belíssimos gráficos em pixle art com uma animação e iluminação que deixará muitos boquiabertos. Além de ter os mais diferentes cenários como florestas, cidades, laboratórios e mais, as animações são muito bem feitas dando vida ao jogo.

Um outro destaque gráfico vai para quando entra em um combate. Dependendo da onde estiver o fundo mudará e ele irá interagir com a luta. Os ataques são todos bem feitos tendo takes de câmeras dinâmicos e são muito bem iluminados dando vida ao RPG de turnos.

É um deleite visual Star Renegades e se há algo que não deve mudar em nossa análise deste beta para a versão final será o elogio a parte gráfica.

Star Renegades mistura RPG de turnos e Roguelike

Star Renegades irá certamente agradar e muito os amantes de RPG, em especial os que gostam de luta de turnos. Antes de mais nada devo dizer que o jogo é uma carta de amor aos fãs do gênero e tem fortes influências da década de 90 como Cronno Trigger e Final Fantasy.

Dito isto, o combate funciona de uma forma que particularmente me agrada muito, contendo uma barra de ação. Cada personagem contará com um escudo e uma vida. A vida perdida não retornará, mas é possível recuperar seu escudo na luta. Você deverá montar uma equipe equilibrada onde possa focar em ataques e suporte.

Os ataques podem ser fortes, fracos, com algum tipo de habilidade ou status e por ai vai. E cada inimigo tem um tipo de fraqueza. Tendo esse complexo sistema em mente, será possível dar ataques específicos nos inimigos para que eles sejam empurrados na linha de ação até perderem a ação naquele turno. Vale dizer que isso é limitado para que não quebre o turno do inimigo todas as vezes.

Por falar em inimigos, é muito legal ver a quantidade de ataques e ações que eles tem podendo dar counter, atacar seu escudo, recuperar o escudo de seus aliados, dar ataques mais fortes e mais fracos. A luta acaba sendo muito estratégica, pois caso perca seu escudo sofrerá dano direto a sua vida. E para não sofrer dano, deverá saber que tipo de ataque usar em qual inimigo e em qual momento.

Já o Roguelike do jogo fica com a sua derrota. Caso perca, a opção será ira para o passado novamente, mas em uma nova dimensão. Nessa nova dimensão seus personagens perderão o nível e habilidades e terá que recomeçar do zero. Pela beta ser curta, não tivemos a oportunidade de ver como funcionará essa mecânica.

Acampamento, level up e sistema Nêmesis de Shadow of Mordor

Se há algo imutável em um RPG é que iremos subir de nível, ganhar habilidades e novos equipamentos. Cada nova luta lhe dará DNA que funciona como a experiência do grupo. Após ter uma certa quantidade de DNA, você poderá subir o nível de um dos personagens. Isso aumentará seus status e poderá dar novos golpes. Andando no mapa será possível achar baús com equipamentos e deverá escolher um entre três. Eles tem raridades diferentes e quanto mais raro, melhor ele será.

E embora exista a loja de equipamentos, não tivemos como testar nessa demo. E além dessas mecânicas, será possível por diversas vezes montar um acampamento a noite e utilizar cartas de bônus. Esse momento serve para você curar seus personagens e dar algum tipo de buff na luta como ataque maior, recuperação de escudo e outros benefícios. A cada interação entre os personagens eles melhorarão seu relacionamento desbloqueando diálogos, melhoras definitivas e até ataques combinados.

Por fim existe uma mecânica de visitar a sala do Trono do Imperium, que é muito similar a excelente mecânica de Nemesis de Shadow of Mordor. Existirão diversos comandantes espalhados no jogo e cada um lhe dará um item raro caso consiga derrotá-los. Inclusive eles podem fugir da luta caso queiram. Caso perca para eles, esse vencedor será promovido. E ao longo do tempo algumas das posições podem ser preenchidas por novos inimigos.

É muito interessante ver como adaptaram essa excelente mecânica ao jogo.

Star Renegades, o hype é real

Eu simplesmente amei essa demo de Star Renegades e a zerei 3 vezes! Tudo oque está presente no jogo é muito bem vindo. Ele consegue com sucesso misturar muitas mecânicas e apresenta uma história interessante e um mundo muito bonito com excelentes animações e um ótimo pixle art.

Basta agora esperarmos a versão final do jogo e ver como as mecânicas descritas aqui como sua história irão se desenvolver no jogo.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo