NOTICIASXBOXXBOX Series X|S

Ray Tracing não é tão importante no Xbox Series X?

Arquiteto do console informou que muitos desenvolvedores não aderiram.

Por meio de uma postagem no site Hot Chips, o arquiteto principal da Microsoft Mark Grossman revelou detalhes do Xbox Series X. Um dos pontos principais no qual o mesmo tocou foi referente a falta de empolgação dos desenvolvedores com a funcionalidade de Ray Tracing. Sendo esse um dos grandes destaques gráficos do console.

Com base na GPU AMD Big Navi, o Xbox Series X possui uma capacidade de acelerar o Ray Tracing em tempo real. No entanto, essa será a única alteração na unidade de computação RDNA 2.0.

A GPU do Xbox será construída visando a DirectX 12 Ultimate. Por conta disso, a mesma deve utilizar a API DirectX Raytracing. E assim, os blocos de hardware dedicados na GPU terão como objetivo acelerar os mesmos algoritmos de hierarquia de volume vinculado (BVH), baseados no RTX da Nvidia.

Apesar de todo o esforço na busca pela utilização dessa ferramenta, Mark se mostra bastante desanimado com a pouca utilização da mesma. Para implementar as melhorias gráficas do Ray Tracing, será necessário um desenvolvimento maior por parte dos desenvolvedores. Nas próprias palavras do arquiteto: “Nós suportamos aceleração DirectX RayTracing buscando o máximo de realismo. No entanto, os desenvolvedores dessa geração ainda desejam utilizar técnicas de renderização tradicionais, desenvolvidas ao longo de décadas, sem uma penalidade de desempenho”.

Só nos resta torcer que conforme a geração se consolide no mercado, os jogos passem a fazer bom uso das capacidades gráficas do console.

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo