Análise: Tank Mechanic Simulator uma boa ideia, mas…

O port para o Nintendo Switch infelizmente acabou com a melhor parte do jogo

O jogo Mechanical Tank Simulator é mais um game voltado para simulações de situações “reais” e dessa vez com a premissa de resgatar a história dessas grandes máquinas de guerra, os tanques. Publicado pela PlaWay SA e desenvolvido pela DeGenerals o jogo foi lançado no dia 20 de fevereiro de 2020 com uma boa ideia, porém o port para o Nintendo Switch foi feito pela Ultimate Games S.A. está, infelizmente, sofrível.

A PlayWay SA inclusive umas das empresas referências em jogos de simulação, caso você goste do gênero pode conferir todo o plantel de games aqui.

Tank Mechanic Simulator e a excelente ideia

O jogo começa com você sendo um herdeiro de uma oficina mecânica especializada em tanques e um museu e tem como objetivo engrandecer o seu nome no ramo. Durante a jogatina você tem a oportunidade de se aproximar de várias máquinas de guerra no qual só vimos em filme e ainda mais, ter o prazer em reformar esses gigantes e deixa-los novinhos em folha.

Como todo jogo do gênero você é um novato e começa com missões bem simples como, substituir pequenas peças, fazer limpeza dos veículos, restaura-los e pinta-los, com decorrer do jogo as missões começam a ficar mais complexas e você precisa procurar peças com defeito ou até mesmo substituir grandes conjuntos.

Existe ainda uma parte bem interessante e bem pensada que são os objetivos de extração, que se resume em contratos que você precisa realmente caçar as máquinas que estão soterradas devido ao tempo que foram abandonados. Utilizando-se de um veículo próprio (jipe ou uma quadriciclo), um detector de metais ou drones você irá precisar procurar em uma área aonde está escondido a relíquia da guerra, escavar, encaminhar para sua oficina e restaurar a peça.

E a mecânica como funciona, literalmente

Bom, dentro da oficina temos um computador no qual chegam os contratos via e-mail. No contrato vem as informações do que deve ser feito, em alguns deles não tão detalhado cabendo ao jogador descobrir, quanto você irá receber pelo serviço em dinheiro e também em experiência.

Assim que o veículo chega, você deve analisá-lo encontrar os possíveis defeitos e partir para o conserto. Todos eles chegam enferrujados e você possui ferramentas para remover toda ferrugem, aplicar prime e pintar as belezuras. Além disso também pode reparar as peças com defeito, ou apenas comprar novas, sendo a primeira opção mais lucrativa.

Você pode ainda comprar sucatas de tanques por um preço bem baixo, reformar e decidir se quer vender ou colocar no seu museu. No museu o jogador pode colocar um preço para entrada e lucrar enquanto pega mais contratos.

O game também possui uma série de upgrades para facilitar o trabalho, melhorar os lucros, se locomover mais rápido, aumentar a quantidade de tanques que você pode guardar no seu quintal e facilitar a sua missão de escavação. Alguns exemplos são upgrades que fazem o jogador a montar e parafusar as peças mais rápidas, habilitar uma cabine de pintura no qual o jogador pode personalizar as cores dos veículos de guerra entre várias outras opções.

Os controles e comandos são simples, a tela apresenta um série de informações com os quais botões você deve apertar para fazer determinada ação, existe um pouco de dificuldade nos movimentos já que o jogo é um point and click, mas logo se acostuma e as coisas fluem bem.

Além disso o game possui um tutorial bastante completo que pode ser acessado a qualquer momento do jogo para lhe instruir caso esteja tendo dificuldade em alguma coisa durante a montagem, desmontagem e restauração dos veículos. Pena que não existiu o cuidado da empresa em trazer o game para nossa língua nativa, o Brasil é um dos maiores consumidores do mundo de jogos, então terá que escolher um outro idioma que você esteja mais confortável para iniciar o seu jogo.

Agora vamos para o maior problema, os Gráficos

Apesar de ser um amante de simuladores e ter jogado horas e horas de Car Mechanic Simulator, que é inclusive da mesma distribuidora, esse port para o Switch ficou sofrível e infelizmente faz com que se perca todo o gosto e prazer de jogar.

Tudo isso porque os gráficos ficaram péssimos, muito pouco renderizados e detalhados e a impressão que dá é que está consertando caixas com canhões, enquanto o jogador remove a ferrugem, aplica prime e pinta o tanque você não consegue sentir o gosto em ver o veículo totalmente restaurado porque simplesmente ele não fica bonito e nem perto da realidade.

Como no jogo seu objetivo é restaurar os tanques e o resultado final não agrada acabou se tornando uma aventura frustrante para mim. Isso fez com que eu fosse pesquisar e ver vídeos da versão do game para PC e lá sim os gráficos são decentes e com certeza é a melhor opção para desfrutar dessa aventura.

É claro que sabemos que o console portátil da Nintendo tem as suas limitações, mas nada justifica esse downgrade no gráfico tão grande já que o Nintendo Switch tem ótimos jogos e com qualidade gráfica muito superior do que é apresentado.

Você pode conferir o trailer de anuncio para PC e conferir com as imagens postadas para tirar as próprias conclusões em cima do downgrade.

E a parte sonora de Tank Mechanic Simulator

Aqui é uma parte que não é excelente, mas também não vai mal. Os sons das ferramentas são bem legais e acabam dando uma certa imersão no jogo, caso você queira tem um rádio na sua oficina que toca uma música de fundo e o jogador pode escolher dentre algumas opções os gênero musical que mais te agrada.

Nas missões de extração, eu não sei se era esse o intuito mas o som do rádio do veículo é bem irritante e era sempre a primeira coisa que fazia quando entrava na missão era desligar o bendito rádio, já que ele parece um rádio tentando encontrar sintonia com alguma coisa.

Leia também:

Conclusão

Se você está procurando um jogo cheio de emoção este não é o caso, o jogo é lento e evolui bem devagar, então é preciso observar se realmente é o seu estilo.

Se você gosta de tanques em geral e quer ver como funciona essas belezinhas e gosta de ver as coisas evoluírem do zero até um belo resultado final esse é o jogo que você deve com certeza comprar e se dedicar, mas com a ressalva, se tiver a opção de comprá-lo no PC, faça se não saiba que a sua empreitada será um pouco limitada graficamente.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Tank Mechanic Simulator

Visual, ambientação e gráficos - 3
Jogabilidade - 6.5
Diversão - 5
Áudio e trilha-sonora - 5

4.9

Muito Fraco

Com uma ideal genial de te colocar na posição de um mecânico de tanques de guerra Tank Mechanic Simulator se esbarra num port sofrível para o Nintendo Switch e acaba decepcionando e estragando o objetivo do jogo.

User Rating: 4.6 ( 1 votes)

Felipe Cabral

Querendo ser o melhor em tudo não consigo ser bom em nada. Totalmente viciado em games desde a infância e fã de grandes títulos como Chrono Trigger, The Witcher 3 e Last of Us. Adora um desafio e sustenta com orgulho suas platinas em jogos como Bloodborne e Dark Souls.
Botão Voltar ao topo
Fechar