Retrocompatibilidade rodará pior no Series S

Console de entrada da próxima geração focará nas versões mais básicas

A Microsoft já revelou seus dois consoles Xbox Series S (um console de entrada) e o Xbox Series X (o mais poderoso) e que ambos terão retrocompatibilidade. Porém, em uma entrevista ao site VCG, o console Series S rodará de forma pior os jogos das última geração (a nossa atual).

Em tradução autoral, eis o que o representante da Microsoft falou:

“Xbox Series S foi desenhado para ser o console mais barato da próxima geração e jogar jogos da nova geração a 1440P e 60fps”.

“Para entregar a melhor qualidade de retrocompatibilidade consistente com a visão original do desenvolvedor, o Xbox Series S irá rodar as versões do Xbox One S dos jogos retro compatíveis enquanto aplicará um filtro melhor de textura, framerates maiores e mais consistentes e Auto HDR”.

Mas o que isso quer dizer?

Quem hoje já possui o Xbox One X (que já parou de ser fabricado) sabe que a grande maioria dos jogos atinge 60 fps com uma resolução a 4K, ou seja, os jogos recebem um preparo especial para serem melhores em seus aspectos técnicos. Inclusive os jogos tem um tamanho maior por causa das texturas em 4K.

Como o Xbox One S é um console mais fraco se comparado ao X, ele não tem como melhorar FPS e receber as texturas em 4K. Muitas vezes a resolução não passa dos 900p (uma imagem em full hd tem 1080p).

Agora, como o Xbox Series S não roda a 4K, ele não rodará a retrocompatibilidade do One X, mas sim do One S, que é uma versão inferior. Vale dizer que sim, os jogos serão retro compatíveis, mas não receberão todas as melhorias que o Series X receberá. Vantagens como um carregamento mais rápido graças ao SSD ou um framerate maior/estável, também existirão na versão de entrada do console da Microsoft.

Vale dizer que é completamente possível a Microsoft e os desenvolvedores lançarem patches para os jogos explorarem ao máximo a retrocompatibilidade no Series S, mas teria que ser caso a caso.

Tanto o Xbox Series S (U$299) como o Xbox Series X (U$499) serão lançados no dia 10 de Novembro e ainda não tem nem data nem valor para o Brasil até o momento.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.
Botão Voltar ao topo
Fechar