ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSXBOXXBOX ONE

Análise: Mafia: Definitive Edition tem uma excelente história

Remake atualiza uma das melhores histórias do tema já feitas

O jogo Mafia original foi lançado em 2002 trazendo uma excelente história e, agora em 2020, a Hangar 13 junto com a 2K Games fizeram Mafia: Definitive Edition. O jogo foi completamente refeito do zero, utilizando a tecnologia atual disponível e mantendo essa magnífica história.

Mafia: Definitive Edition já está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC – contando com legendas em PT-BR. Confira a análise abaixo que foi feita com um código cedido pela 2K Games.

Hoje não será uma noite normal de trabalho

Bem vindo novamente a Lost Haven

O jogo se passa durante a década de 30, que foi o período onde os EUA passaram pela grande depressão econômica e uma forte lei seca. Com tantos problemas e “oportunidades” a máfia local investia pesado em tráfico de bebidas assim como outras diversas atividades ilegais.

Em Mafia: Definitive Edition nós controlamos Tommy Angelo, um simples taxista que tentava ganhar a vida honestamente. Após pegar uma corrida inesperada, seguida de uma perseguição entre duas famílias que tentavam controlar a cidade, Tommy acaba se envolvendo e de se deslumbrando com a possibilidade de respeito e rápido crescimento.

Sendo muito honesto, a história do jogo é bem caricata e é o que se espera ver de uma grande obra que envolve essa temática. Ternos italianos muito bem feitos, hierarquia bem definida, respeito pelo Don, traição, abuso de poder, corrupção e muito mais. E mesmo sendo caricato, é tudo extremamente bem feito e tanto as missões quanto os personagens são memoráveis.

Conselho de amigo

A cidade Lost Haven (fortemente inspirada em São Francisco) é muito bem representada e rica em detalhes. Por terem feito o jogo do zero, está tudo muito lindo e cheio de detalhes e carinho. Inclusive já faço um destaque da excelente trilha sonora que é focada em Jazz. Simplesmente espetacular!

De forma resumida, se gosta do tema de máfia e vibra com a franquia do Poderoso Chefão, a briga entre as famílias Salieri e Morello é uma aventura obrigatória para você em Mafia: Definitive Edition.

Mafia: Definitive Edition – Visuais deslumbrantes e bugs engraçados

Eu fiquei simplesmente deslumbrado com os visuais e a ambientação de Mafia: Definitive Edition. A cidade é muito viva e bem feita. É muito legal ver os inúmeros cenários, partes diferentes da cidade e até andar em um simples e belo parque da cidade. A cidade e os cidadãos estão sempre em movimento.

Além disso, muitas das missões irão se passar em períodos diferentes do dia (manhã, tarde e noite) incluindo momentos com chuva. Tendo essa pegada mais realista, a cidade acaba mudando seus visuais com a ótima iluminação e o reflexo na água da chuva, assim como o neon das placas de propaganda que ganham destaque a noite. E junto com essa bela cidade, temos os carros de época que são super bem feitos também é é um lindo museu a céu aberto.

E além da bela cidade, temos a excelente caracterização e modelo dos personagens. Todos vestindo roupa de época e super bem detalhados na hora dos diálogos e com modelos super bem feitos. Além disso, para melhorar a imersão, todos os personagens tem uma excelente representação na dublagem com as clássicas expressões mafiosas, capisce?

Por outro lado, faltou um polimento maior, pois a existência de bugs é grande. Posso lhe assegurar que são bugs engraçados, porém são muitos. Além de carros aparecendo do nada, armas flutuando e personagens morrendo em posições inusitadas, o meu Playstation 4 Pro estava chorando para gerar sombras e o pop-up de texturas era constante. Ele piorava e muito quando saia da cidade e ia para o campo onde a grama era gerada na sua cara. Esse detalhe, infelizmente, tira um pouco do brilho do jogo.

Um Jogabilidade sem destaques

Como já falei na introdução, Mafia: Definitive Edition é o remake do jogo lançado em 2002, ou seja, o primeiro jogo da franquia. Digo isso, pois por ser o primeiro jogo ele não tinha muitas opções de diversão fora a história principal.

Por ser um jogo linear ele acaba focando em duas mecânicas básicas: direção e tiroteio. Com relação a direção, não tenho críticas a fazer. Aqui temos uma direção replicando a época com carros com menos potência e menos estabilidade. Ao fazer uma curva em alta velocidade a câmera é “puxada” par a diagonal dando um efeito bem legal. Além disso, quando está chovendo, a instabilidade do carro aumenta muito.

Lindos visuais, mas jogabilidade padrão

E agora falando da parte do tiroteio, ele é um jogo normal e sem nenhuma novidade. Claro, tudo ganha uma grande dimensão pela ambientação como falei acima e sua qualidade gráfica. Infelizmente, a IA é um tanto fraca e é comum ver algumas movimentações estranhas pelos inimigos.

Uma outra coisa que me incomodou na jogabilidade foi a luta corpo a corpo. Não existe nenhuma estratégia. Apenas apertar um botão para desviar e um segundo para bater (sempre tendo que fazer isso no contra ataque). De nada adianta ter um taco equipado por exemplo, se não fizer esse esquema.

E algo importante a informar, assim como no jogo original, não espere um mundo aberto cheio de tarefas a serem feitas. Na realidade elas não existem. O jogo foca somente na história principal. Existe sim a possibilidade de andar pela cidade e causar um caos, mas é somente isso e isso não traz benefícios para sua aventura.

Mafia: Definitive Edition é uma experiência necessária

Eu nunca havia jogado o jogo original e ter tido a possibilidade de experimentar Mafia: Definitive Edition, fez eu me apaixonar pela trama.  Eu achei a experiência como um todo absolutamente fantástica, tendo inúmeros destaques como uma das melhores histórias sobre Mafia que já vi, uma excelente atuação dos personagens, onde são todos memoráveis, uma ambientação incrível do mundo e uma bela iluminação em diversos momentos.

Por outro lado, a Hangar 13 e a 2K Games perderam a oportunidade de “encher” o mundo com algumas novas atividades, melhorando ainda mais a imersão. É valido pontuar que a IA no geral é fraca e que, muito infelizmente, os consoles da atual geração estão “chorando” para rodar o jogo e que isso traz inúmeros pop-ups de texturas.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Mafia: Definitive Edition é fantástico

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 10
História e Personagens - 10

9.1

Excelente

Mafia: Definitive Edition é uma experiência obrigatória para as pessoas que gostam da temática e que também gostam de uma história excepcional. No geral esse remake atualizou com sucesso o jogo de 2002 disponibilizando para todos essa história que merece ser vista e jogada. Infelizmente, ele também mostra como a geração está chegando ao fim e apresenta muitos pop-ups de texturas assim como possui uma IA fraca.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo