NOTICIASANÁLISESNINTENDOREVIEWSSWITCH

Análise: Super Mario 3D All-Stars – uma coletânea de 35 anos dos melhores jogos

Mario 64, Sunshine e Galaxy em um único "cartucho".

Durante o aniversário de 35 anos de Mario, a Nintendo fez uma compilação com três dos melhores jogos de Mario em um único cartucho – Super Mario 3D All-Stars. Isso ofereceu aos novos jogadores uma oportunidade de jogar 3 grandes títulos do passado no Nintendo Switch.

Leia Mais:

Super Mario 64

Super Mario 64 retorna com uma pequena atualização de interface deixando a imagem um pouco mais limpa na TV. As câmeras foram invertidas, podendo causar estranheza para os jogadores que jogaram muitas vezes a versão original, mas se tranquilo de se acostumar com o tempo. Infelizmente o jogo não ganhou uma atualização para ser reproduzido em 16:9, estando somente jogável no formato original 4:3.

Para os jogadores que fazem Speed Runs, infelizmente a versão utilizada no 3D-All Stars é a Shindou de 1997 que corrige o BLJ que é utilizado em Speed Runs das categorias 8, 16 e 64 estrelas, e altera a famosa frase So Long (Gay) King Bowser por ByeBye.

Super Mario Sunshine

Super Mario Sunshine no Nintendo Switch também ganhou uma interface atualizada e mais limpa em comparação ao Nintendo Game Cube, e um update para 16:9 (WideScreen). Os comandos também foram invertidos e algumas fases, tipo a da Manta Ray, melhoraram consideravelmente, removendo as quedas de frames que tinham no GameCube. Mas, por algum motivo estranho, algumas áreas e tela de pause, que não tinham quedas de frame na versão original, tem quedas na versão de Nintendo Switch. Infelizmente, o jogo ainda roda cravado a 30 fps e não é possível jogá-lo com o controle original do GameCube.

Super Mario Galaxy

Revisitando Super Mario Galaxy, ainda fico espantado pela beleza do jogo mesmo tendo sido lançado em meados de 2007. Bem, Mario Galaxy roda a 60 fps Igual ao NIntendo Wii, mas os efeitos da iluminação estão mais visíveis durante suas cutscenes. Tive poucos problemas com os controles de movimento, mas em alguns momentos eles se perdiam brevemente.

O game também recebeu um belo filtro anti-aliasing, retirando alguns serrilhados da versão original, que melhora bastante a imagem do jogo em cutscenes e durante todo o seu gameplay.

 Conclusão

Super Mario 3D All-Stars, mesmo sem o Super Mario Galaxy 2 (o que é uma lástima) traz de volta os clássicos da Nintendo para o Nintendo Switch. Por mais que cada jogo tenha sido desenvolvido para seu console original, com um esquema de controles específicos para cada época, Super Mario 3D All-Stars vale bastante para aqueles que desejam voltar a nostalgia dos jogos antigos e, principalmente, para os fãs que não tiveram a oportunidade de aproveitar eles em seus dias originais.

Obs: Para mim, 3D All Stars já valeu só por ter Mario Galaxy,  e ainda considero ele o melhor jogo de Mario já feito! E, mesmo tendo se passado 13 anos, ainda considero ele muito a frente de seu tempo. Mesmo já tendo zerado ele mais de 6 vezes, ainda consigo jogá-lo com a alegria que joguei na época do seu lançamento.

Super Mario 3D All-Stars está disponível para o Nintendo Switch ate Março de 2021 e pode ser comprado na e-shop do Brasil em reais.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Super Mario 3D All-Stars

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8

8

Ótimo

Super Mario 3D All-Stars é o 3 em 1 dos melhores marios já feito. Mesmo com algumas modificações e aprimoramentos, consegue manter o ar clássico deles.

User Rating: 4.6 ( 1 votes)

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo