NOTICIAS

Evolução dos videogames: do Atari ao PlayStation 5

Mais de 30 anos de história

Ganhar pontos no labirinto com Pac-Man, resgatar a Princesa Peach Cogumelo do terrível Bowser com Mario e Luigi, ou exterminar oponentes em Fortnite, há três gerações os videogames moldam a infância de milhões de pessoas.

Embora essa evolução seja bastante recente, a história do videogame está intimamente ligada ao desenvolvimento da tecnologia e dos computadores. Nas universidades estadunidenses, na década de 1950, mentes criativas já desenvolviam jogos simples de computador, mas não para o entretenimento, e sim para demonstrar o funcionamento da tecnologia.

O primeiro game exclusivamente programado para diversão foi ‘Tennis for Two’, lançado em 1958. O jogo consistia em um monitor no qual duas pessoas podiam piscar um ponto de luz para frente e para trás. Adolescentes faziam fila em uma exposição para experimentá-lo. O equipamento foi esquecido por 20 anos, mas é considerado o primeiro videogame.

Primeiros consoles

Enorme ou lúdico, original e às vezes elegante, a ascensão triunfante do videogame começou na década de 1970. Cada geração de console chegou com um design novo. Às vezes os modelos refletem o “zeitgeist”, outros são totalmente revolucionários.
O primeiro console ‘Odyssey’ foi lançado pela Magnavox, em 1972. Neste mesmo ano foi fundada a Atari. A empresa não apenas dominou a indústria de videogames na década seguinte como desenvolveu o ‘Pong’, o primeiro console a se tornar um sucesso global.

A transformação do videogame

Embora hoje possa ser dada como certa, ser capaz de jogar videogame em casa era uma ideia revolucionária. As pessoas costumavam ir ao fliperama, lanchonete ou boliche para jogar seus jogos favoritos. Mas o que parecia um produto de ficção científica, ao longo do tempo foi se transformando em uma ferramenta de entretenimento acessível.

Breve evolução dos consoles

Atari VCS (1977)

O Atari VCS, também conhecido como Atari 2600, foi o primeiro best-seller do console. Com jogos como ‘Pacman’ e ‘Space Invaders’, o videogame encantou milhões de jogadores em todo o mundo. O design foi baseado na aparência folheada de madeira popular dos aparelhos de TV da época.

Nintendo Entertainment System (1983)

O Nintendo Entertainment System (NES) foi lançado no Japão, onde é chamado Super Famicom, e sua caixa cinza ainda atrai fãs até hoje. O fabricante lançou as bases para jogos famosos como ‘Super Mario Bros.’ e ‘The Legend of Zelda’.

Super Nintendo (1990)

Em 1990, o segundo modelo Super Nintendo Entertainment System (SNES) foi lançado no Japão, seguido pelos Estados Unidos e Europa, um ano depois. Na América do Sul chegou em 1993. Com cantos arredondados e botões grandes, o console cinza era um robusto desejo para as crianças e adolescentes.

Playstation (1994)

A história de sucesso da Sony no mercado de consoles começou com o Playstation. Originalmente, a empresa deveria desenvolver um drive de CD para o SNES, mas a Nintendo decidiu por outra parceria. A Sony então construiu seu próprio console, que se tornou grande concorrente.

Xbox (2002)

O Xbox foi o primeiro console criado pela Microsoft. A empresa queria estabelecer a marca no mercado rapidamente, o que pode explicar a decisão de cobrir o console com uma grande letra “X”. O Xbox chegou um pouco maior e mais bloqueado do que os outros videogames.

Xbox 360 (2005)

O Xbox 360 é um exemplo de design problemático, pois sua ventilação não funcionou bem. Este problema de hardware, que ficou conhecido como “Red Ring of Death” (Anel Vermelho da Morte), fez com que um grande número de consoles parassem de funcionar e isso entrou para a história dos jogos.

Playstation 4 (2013)

O Playstation 4 veio com um design simples, mas que não deixou de ser atraente. A superfície de verniz brilhante deu ao modelo um toque elegante. Botões, conexões e acionamento foram habilmente ocultados. Este console não parecia mais um brinquedo, chegou para agradar gamers já na idade adulta.

Xbox Series X (2020)

A Microsoft permaneceu fiel à tradição de design de console estabelecida para seu Xbox Series X, que chega ao mercado em novembro de 2020. Muitos críticos acham que o dispositivo é pouco inspirador e se parece até mesmo com uma minigeladeira, razão pela qual ganhou o apelido de “Xbox Geladeira. “

PlayStation 5 (2020)

Com suas curvas divertidas, o PS5 tem um design futurista que rompe com a tradição do PlayStation, pois pela primeira vez é apresentado em duas cores. Para alguns, o design é uma revelação, para outros, o visual lembra um roteador wireless. O modelo também será lançado em novembro de 2020, inclusive no Brasil.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo