ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Agatha Christie: The ABC Murders é charmoso e clichê

Encare e persiga o assassino do ABC que está aterrorizando Londres.

Lançado pela primeira vez em 2016 pela desenvolvedora Artefacts Studio, Tower Five e distribuído pela Microids, este jogo encantador baseado no livro da grande e famosa escritora Agatha Christie, The ABC Murders , foi trazido ao Nintendo Switch no dia 06/10/2020, plataforma ao qual nos foi enviado e será analisado.

Agatha Christie se destacou escrevendo livros do gênero de romance policial, ganhando o apelido de “Dama do Crime”, o jogo é baseado no livro escrito por ela no ano de 1936 e é uma história um tanto quanto clichê, porém, bastante encantadora e uma oportunidade maravilhosa de ser trazido ao mundo dos games através dessa adaptação.

A História de ABC Murders

Como já era de se esperar em Agatha Christie: The ABC Murders, você jogará com o detetive belga Hercule Poirot (no jogo você pode trocar o nome, mas eu preferi manter para não escapar a essência desse grande personagem). Poirot é um detetive famoso que tem como braço direito o seu amigo Arthur Hastings que era um oficial de justiça e resolveu largar a carreira para trabalhar como detetive particular.

Hercule Poirot e Arthur Hastings

O jogo começa com Poirot recebendo uma carta misteriosa de um criminoso cheia de enigmas desafiando assim o detetive a desvendar e prender o serial killer que utiliza o alfabeto para cometer os seus crimes como o próprio título do jogo sugere.

Tudo é ambientado em Londres no início do século 20 trazendo um ambiente elegante, com roupas charmosas e muita classe.

A carta do criminoso

A jogabilidade

Agatha Christie: The ABC Murders tem um estilo point-to-click e por ser num console como o Switch não é tão confortável utilizar os Joy-Cons para encontrar os locais para interagir, porém a alternativa que encontrei mais fácil é caminhar até os locais e apertar os botões de ação, fazendo assim que não ficasse com o cursor andando pela tela procurando algumas opções.

Arthur Hastings é uma espécie de guia e te ajuda em alguns momentos a encontrar certas localizações no jogo quando o objetivo te encaminha para áreas um pouco mais abertas, então caso esteja perdido e sem saber aonde ir procure o Arthur que provavelmente ele estará próximo ao local que deve ser checado.

Em ABC Murders você viajará por vários locais em busca de provas que te levem a prisão do assassino, o game usa bastante o sistema de observação de Poirot e em vários momentos você precisa observar, inclusive os personagens que vão ser interrogados, para encontrar traços que possam te ajudar durante os questionamentos.

Cena de um crime

Além do olhar aguçado do Poirot, o jogador também enfrentará diversos puzzles quando estiver fazendo análise de alguns objetos, alguns deles são bem simples de serem resolvidos, outros porém foram necessários alguns minutos até a conclusão.

Parte de um puzzle do jogo

Os objetivos são movidos em forma de perguntas do tipo: “Essa pessoa tinha um motivo? A que horas a mulher foi assassinada? O suspeito corresponde ao perfil do assassino?”. A partir daí iremos trabalhar com as “pequenas células cinzentas” para responder todas as perguntas. Assim que encontrar todas as evidências, elas são colocadas para o jogador que precisa juntar quais são as corretas para responder a pergunta. Nessa parte não há muita dificuldade, já que caso você se confunda, basta ir tentando todas as opções até encontrar o resultado.

Análise das provas

Finalizando essa parte de jogabilidade uma coisa bem interessante é que quando se elucida todos os fatos do crime você refaz a reconstituição do crime, sendo que o próprio jogador conduz as cenas até a execução da vítima e isso se torna bem interessante.

Reconstituição de um crime solucionado

A critica fica por conta de uma falsa sensação de liberdade. Quando estamos dentro dos diálogos várias opções são mostradas para interrogar as testemunhas e suspeitos, porém esse diálogo é linear. Se você escolher tratar mal uma das testemunhas ou acusá-la sem prova logo Poirot trata de se desculpar e escolhe o melhor diálogo para o momento.

Os Gráficos de ABC Murders

O jogo é no estilo cartunesco, é bem desenhado com cores vivas que chamam a atenção, mas a interpretação dos bonecos durante as falas ficou bem ruim. A movimentação dos lábios nada tem a ver com o que o personagem está falando e escancara a falta de sincronia.

Felizmente o jogo é muito atento aos detalhes e com certeza tiveram um cuidado especial ao desenhar os cenários e as cenas dos crimes. Então de certo modo o jogo te prende na questão gráfica e como falei no título é um jogo bem encantador e bonito.

Leia mais:

Na trilha sonora

Nada que mereça destaque porém não tem nada que desabone. O jogo conta com uma trilha sonora da época e vários efeitos sonoros para demonstrar todo o mistério que o enredo do game tem.

Durante a resolução dos puzzles a música se repete insistentemente, mas não chega a incomodar. Faltou uma certa variedade e com certeza poderia ter aumentado um pouco o repertório.

Conclusão

Agatha Christie: The ABC Murders é charmoso, encantador e com certeza é uma parada obrigatória, tanto para quem gosta do gênero, como para os fãs da famosa escritora.

Voilà

Portanto vale a pena se aventurar e conhecer um pouco mais de Poirot e Hastings e viajar por vários lugares de Londres.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Agatha Christie: The ABC Murders

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 7
Áudio e trilha-sonora - 6
Diversão - 8

7

Bom

Agatha Christie: The ABC Murders é charmoso e encantador e com certeza é parada obrigatória, tanto para quem gosta do gênero, como para os fãs da famosa escritora.

User Rating: Be the first one !

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo