Originais3DSCOLUNASFILMES E SÉRIESMOBILENINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5PSP VITASTADIASWITCHTop UltimafichaXBOXXBOX 360XBOX ONEXBOX Series X|S

Top 5: Filmes Baseados em Games

Com o anúncio das retomadas das gravações de Uncharted, estrelado por Tom Holland, a comunidade gamer se agitou a falar sobre filmes baseados em games. Apesar do histórico não ser muito bom, existe um pequeno grupo de filmes que salva um pouco do desastre geral. A lista é pequena, mas nem tanto, por isso eu decidi escolher apenas cinco dos meus favoritos e dividir com vocês. Essa é a minha Top 5 lista de melhores filmes baseados em games – tanto em vídeo quanto em texto para vocês.

5 – Rampage: Destruição Total

Entrar em uma sala de cinema significa ajustar expectativas. Se você entrar em um filme do Michael Bay esperando profundos questionamentos sobre a vida, você vai sair frutrado.

Esse é justamente o caso a se levar em consideração com Rampage.
A vantagem é que seu material base não tem uma história muito densa e adaptar Rampage dá mais liberdade para uma ação desenfreada sem avacalhar o resto da história.

Com isso, a trama é apenas um simples pano de fundo para quase 2 horas de diversão e muita adrenalina. As cenas de ação são muito bem feitas. Há de se reconhecer que Rampage entrega o que se propõe e de forma competente, ao contrário de Michael Bay que parece ter desistido de fazer qualquer coisa que presta.

Resumindo, Rampage é um bom filme de ação e conta com uns clichês clássicos, mas que nunca deixam de encantar quem busca esse tipo de filme.

Compre Rampage: Destruição Total pelo nosso link parceiro: https://amzn.to/3f9soMc

4 – Ratchet e Clank: Heróis da Galáxia

O filme, lançado em 2016, passou desapercebido por muitas pessoas – principalmente no Brasil. Eu mesmo só fui saber de sua existência quando, anos depois, peguei o game de PS4 para jogar. Mas o pior é que eu fiquei revoltado em como não fizeram o devido marketing e a correta distribuição desse longa-metragem, pois é muito legal.

Leia Mais

O filme é uma boa peça para a família e entrega tudo que se espera de um filme desse tipo em sua uma hora e meia de projeção. Personagens divertidos, o universo de Ratchet e Clank e uma trama simples, mas envolvente para seu público.

Porém, ele fica devendo ao se comparar ao excelente game do PS4, pois aquele é uma maravilha como poucos outros. Apesar da temática mais infantil, é muito divertido ver nossos personagens favoritos, com uma fidelidade incrível, nas telonas. Se você é fã ou gosta de Ratchet and Clank, é obrigação assistir esse.

Adquira Ratchet e Clank: Heróis da Galáxia pelo nosso link parceiro: https://amzn.to/33cTy0f

3 – Tomb Raider (2018)

Filmes da Lara Croft já são até antigos. Mas eu chamo a atenção para esse em específico, que foi lançado em 2018 e estrelado pela Alicia Vikander. Seguindo o mesmo caminho dos games, esse reboot das aventuras de Lara Croft acertou em cheio.

Ao contrário da clichêzenta e tosca série de filmes protagonizado pela Angelina Jolie, este novo longa-metragem traz uma Lara Croft mais humanizada e muito mais guerreira. Ainda contamos com atuações menos caricatas e cenas de ações muito mais verossímeis.

O filme segue uma história própria e não reproduz exatamente os novos games. Porém, ele é pautado no esqueleto, ou seja, na essência do que conhecemos de Tomb Raider. Portanto temos praticamente tudo do que mais gostamos dos jogos aqui: exploração, misticismo, mistérios, complôs e muita aventura de qualidade.

Garanta seu Tomb Raider (2018) pelo nosso link parceiro: https://amzn.to/2KbJ1LQ

2 – Sonic: O Filme

Quando o filme de Sonic revelou-se ao mundo, o que vimos foi um desastre, temos que admitir. As primeiras imagens mostrava um bicho que pouco se parecia com nosso mascote azul favorito, além de uma ambientação estranha.

Os fãs foram à loucura e exigiram, em uma campanha massiva pela internet, que o porco-espinho fosse retrabalhado e ficasse mais fiel aos games. O esforço deu certo e os produtores adiaram o filme para investirem mais tempo mais no design do protagonista.

Toda essa confusão de adiamento e retrabalho em um filme sobre games, que normalmente já são problemáticos, só poderia dar ruim, certo?
Errado!

Sonic é um bom filme e foi um grande sucesso de bilheteria. O longa agradou fãs do clássico mascote da SEGA e espectadores que nada entendiam do nosso companheiro azul. A repercussão foi tamanha que sequências já estão em pré-produção.

Compre Sonic: O Filme pelo nosso link parceiro: https://amzn.to/2UAwmUK

1 – Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos

Além de alinhar expectativas quando vamos ver uma adaptação, precisamos entender outro fator determinante: Cinema e games são mídias distintas, com finalidades, focos, questões técnicas e público distintos. Por isso, para quem exige fidelidade 100% de um filme baseado em videogames, tenho uma má notícia: Esquece.

Digo isso, pois apesar da fúria da comunidade gamer, Warcraft é um filme muito bom e meu favorito nessa lista. Mesmo deixando a desejar um pouco na fidelidade para com o game em que se baseia, o filme traz mudanças do roteiro para melhor especialmente se levarmos em consideração o quesito Cinema. Além disso, é sempre importante nos lembrarmos que o público para o qual o filme é destinado é muito mais abrangente do que o nicho de jogos de estratégia em tempo real (como é o caso de Warcraft).

O filme retrata, como diz o título, o primeiro confronto entre orsc e humanos. O roteiro é redondo e, mesmo quem ache tosco, o romance central funciona para atrair mais público ao filme.

Minha única crítica real fica ao exagerado abuso de computação gráfica em praticamente todos os personagens e adereços de tal forma que o filme pareça plástico e artificial em muitos, mas muitos, momentos.

Obtenha o filme de Warcraft pelo nosso link parceiro: https://amzn.to/36NioEH

Outros filmes baseados em Games

Existem dezenas de filmes baseados em games. A maioria é bem fraca e deixa muito a desejar tanto para os gamers quanto para o público dos cinemas. Entretanto, alguns são bons suficientes para nos render aquelas duas horinhas de diversão com muita pipoca. E você, qual o filme baseado em game que você mais gosta?

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo