ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Ponpu é o Bomberman para festas

Você consegue imaginar um Bomberman com patos que colocam ovos explosivos?

Um “party game” estilo Bomberman. É assim que Ponpu se apresenta em seu site oficial. E não poderia fazê-lo melhor. Nova aposta da da Purple Tree, desenvolvedora nascida na Argentina e focada em jogos mobile e online, Ponpu busca dar uma modernizada no clássico sem abrir mão de um estilo próprio. No entanto, sofre com altos e baixos da própria ambição.

Ponpu foi lançado em 2 de dezembro para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Uma cópia de PS4, cedida pela produtor, foi utilizada para a produção deste texto.

BOMBS ON!

Ponpu pega todos os elementos do Bomberman clássico e os leva para um mundo com uma arte original cheia de estilo. Aliás, o visual do game é, certamente, a primeira coisa que chama a atenção. O foco é no minimalismo. Há pouco uso de cores, estas ficando limitadas a detalhes pontuais, e um uso muito bom de sombras e tons mais escuros para contrastar com o branco. Tudo com muita personalidade e agradável aos olhos.

Como personagens principais, temos patos mutantes que colocam ovos explosivos e precisam espalhar a mensagem do Deus-Pato. Loucuras à parte, o jogador por escolher entre quatro personagens, todos valendo-se de uma arte bem original. Uma pena que essa originalidade não seja vista nos inimigos, que tendem a ser genéricos e pouco inspirados.

A trilha sonora acompanha muito bem a arte e também opta pelo minimalismo. O silêncio é muito bem utilizado e os efeitos sonoros ajudam a complementar a personalidade do game.

Poderia ter arriscado mais

Se o visual de Ponpu esbanja estilo e personalidade, as mecânicas pecam por ousar pouco. O game é dividido em quatro modos, sendo três deles multiplayer. O Story Mode, que é a campanha single player, leva o jogador a explorar vários mundos divididos por fases. Essas fases possuem uma estrutura bem simples, que normalmente consiste em procurar a chave que vai abrir a porta para o próximo nível até chegar na batalha contra o chefe que será o último desafio antes de desbloquear o nível seguinte.

Para isso, além de colocar “ovos-bomba”, todos os patos possuem um escudo que, além de ser usado como defesa, se acionado na hora certa rebate e joga as bombas para longe. Entender e dominar essa mecânica de ataque à distância, diga-se de passagem, é fundamental no jogo. Além disso, logo após selecionar seu personagem, também é possível escolher um tipo de ovo-bomba extra. Cada um desses ovos possui uma função variada. São desde explosões controladas por tempo, até ovos que deixam uma nuvem de veneno e o inesperado “ovo-bomba-furadeira”.

A exploração, como já dito, pega a estrutura de Bomberman. A movimentação é limitada a quatro direções e há diversos obstáculos que podem ser explodidos no caminho. No entanto, para diferenciar do clássico, todas as fases possuem portas, buracos, escadas e outros elementos que levam o jogador para outras áreas. O design de fases, contudo, é tímido, e acaba sendo uma reunião de áreas sempre muito pequenas e pouco desafiadoras.

O desafio, aliás, é um dos grandes problemas na campanha de Ponpu. Como cada “tela” é uma área, e elas são, repito, bem pequenas, isso acaba limitando os desafios apresentados. São poucos os inimigos em cada área e estes também são pouquíssimo inspirados tanto visualmente quanto mecanicamente. Por exemplo: basta você colocar uma bomba no caminho de qualquer inimigo que ele “fica grudado” nela até explodir. As armadilhas de cenários acabam sendo mais complicadas que os inimigos em si. A exceção fica para os chefes de cada mundo, que produzem batalhas interessantes.

Ponpu party

São três os modos multiplayer de Ponpu. O mais tradicional é o Deathmatch, onde quatro jogadores são colocados em uma arena no melhor estilo Bomberman clássico para duelar até que só reste um. As batalhas tendem a serem rápidas e frenéticas. Também temos o Paint Battle, onde o objetivo é utilizar seus ovos-bomba para literalmente pintar a arena, estilo Splatoon, onde quem conseguir mais áreas pintadas é o vencedor. E por último o Coin Steal, onde o objetivo é colecionar mais moedas que os rivais.

Como é fácil de observar, não há nenhum modo muito original. Mesmo assim, o multiplayer de Ponbu é caótico e divertido. Todos os modos podem ser disputado tanto localmente quanto online, o que faz com que ele seja uma boa opção de “party game”. Ou seja, aquele jogo que vai garantir algumas risadas quando for possível reunir a galera novamente.

Considerações finais

Se você aguarda um novo Bomberman para jogar com os amigos, Ponpu é o seu jogo. O modo multiplayer certamente vai garantir algumas boas horas de diversão e risadas. No entanto, a simplicidade de mecânicas tende a fazer com que seja um jogo que enjoe mais rápido que deveria.

Se o seu objetivo for somente jogar a campanha principal sozinho, Ponpu pode ser um tanto decepcionante pela falta de desafio.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Ponpu

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 7
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 8
Desafio - 5

7.2

Bom

Se você aguarda um novo Bomberman para jogar com os amigos, Ponpu é o seu jogo. No entanto, a simplicidade de mecânicas tende a fazer com que seja um jogo que enjoe mais rápido que deveria.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo