ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4PS5STADIAXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Preview: Supercross 4 é simples, mas divertido

Uma corrida diferente de tudo que já viu

Nós tivemos acesso antecipado a uma prévia de Supercross 4, o jogo baseado no esporte real estadunidense de motos off road patrocinado pelo energético Monster Energy. Confiram abaixo nossas primeiras impressões do jogo.

Monster Energy Supercross – The Official Videogame 4 estará disponível no mundo todo a partir de 11 de março de 2021 no PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC via STEAM e Google Stadia.

Voa canarinha, voa

Complexidade única

O mais importante a ser visto em um jogo de esporte, em especial em jogos de corrida, é ver o quão realista é a física e seus detalhes dentro da pista. Diferente de outros jogos como RIDE 4 e F1 2020 onde buscamos a melhor volta baseado em performance e grip, em Supercross 4 nós temos uma corrida bem diferente.

Para os não conhecedores do esporte, a ideia principal é levar sua moto por um circuito off road cheio de saltos. Inclusive raramente você irá passar a terceira marcha da moto dado que os circuitos são sempre truncados e cheios de saltos.

O legal aqui, e que funciona bem, é que você deverá ter um timing quase perfeito para entrar bem nas rampas assim como cair bem nelas. Aqui não vencerá quem for mais rápido em uma reta, mas sim quem entrar e sair melhor dos muitos pulos.

Para dar mais uma camada de estratégia, é possível controlar o peso do personagem na moto para todos os lados. Isso fará com que caia da melhor forma possível e possa continuar na pista ganhando tempo.

Não somente isso, mas é possível customizar sua moto antes do início de cada prova, podendo fazer ajustes na distribuição do peso e nas molas fazendo um acerto perfeito para cada pista e estilo de pilotagem.

Conteúdo testado

O conteúdo apresentado no preview de Supercross 4 foi bem direto ao ponto. Temos a opção de jogar uma partida única de campeonato escolhendo entre partida rápida e fim de semana completo com classificatórias e treino. A outra opção era o time attack onde poderá praticar livremente na pista assim como um modo extra onde literalmente poderá fazer o que quiser na pista sem se preocupar com regras.

Logicamente as opções se estendem para o modo multiplayer que infelizmente estava deserto nas vezes em que tentei participar. Mas posso assumir que iríamos jogar em um circuito escolhido com até 22 pessoas online.

Por esse jogo ser o oficial do esporte, é possível ver inúmeras opções de pistas oficiais onde temos 11 estádios e um total de 17 pistas da temporada. Também foi possível testar inúmeros pilotos em suas motos oficiais onde cada uma tem uma pequena diferença entre elas como velocidade, controle e torque. No caso só foi possível testar a categoria 450SX enquanto a 250SX estava bloqueada.

Construindo a pista do seu jeito

Para fechar os modos apresentados nesta prévia de Supercross 4, foi possível testar o modo de construção de pista onde será possível montá-la do seu jeito e testá-la tanto contra a IA como deixá-la disponível online. Neste modo especificamente achei curioso que escolheram uma câmera de cima e não uma que dê a perspectiva do que está montando. Senti a falta de uma câmera para ver o que estava fazendo de forma mais realista.

Supercross 4 diverte, mas pode melhorar

No geral eu me diverti bastante com Supercross 4 e me surpreendi positivamente com a parte de física do jogo e das pistas realistas. O maior desafio é se adaptar e prever a parte dos pulos que funciona com maestria.

O jogo aparenta ser bem leve, pois rodei ele em Ultra com absolutamente tudo ligado sem nenhum tipo de problema, atingindo mais de 70 frames por segundo. Isso acaba se refletindo na parte gráfica que não tem nenhum destaque se comparado aos muitos outros jogos de corrida.

Enquanto os gráficos são simples no geral, faço uma menção que a modelagem dos personagens e suas breves apresentações antes de uma corrida são dignas de duas gerações de consoles atrás. Ela é simplesmente fraca.

Para fechar esse preview, embora o jogo reflita com louvor as pistas realistas que estão dentro de estádios, eu tive uma sensação de ser tudo muito parecido. Isso acaba sendo mais culpa do esporte real do que do jogo em si. Mas basicamente é tudo coberto de terra com um estádio fechado e no meio de toda a ação, é tudo muito parecido. erra para todos os lados, podendo ou não chover.

Agora nos resta esperar seu lançamento no dia 11 de Março para ver que tipo de melhorias a desenvolvedora Italiana Milestone irá implementar. Será que veremos apenas um polimento no que já foi apresentado ou iremos ver melhorias mais robustas e novos modos?

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo