ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS5

Preview: Temtem no Playstation 5

Temtem, eu escolho você?!

Esta é a nossa análise prévia de Temtem, um MMO RPG de batalha de monstros criado pela desenvolvedora Crema. O jogo está em Early Access na Steam há algum tempo e saiu para Playstation 5 em dezembro de 2020 – e é sobre esta versão do jogo que iremos falar um pouco hoje.

Esta análise prévia de Temtem no Playstation 5 foi possível graças a um código cedido pela empresa a qual agradecemos a parceria e confiança.

Temtem: Um Pokémon MMO?

A comparação é inevitável – Sim, Temtem se espelha muito no estilo de jogo que a franquia Pokémon apresentou ainda em preto e branco, nos Gameboys. Mas, com um pequeno orçamento, a Crema conseguiu demonstrar um pouco de como seria um Pokémon em um ambiente online, MMO, com vários jogadores andando pelo mundo. Essa foi, sem sombra de dúvidas, o sonho de muitos fãs da franquia da Gamefreak por muitos anos. Mas como isso funciona na prática?

Temtem oferece praticamente a mesma mecânica de batalha e elementos de jogabilidade que um jogo de Pokémon teria. Tudo que Temtem muda e arrisca parece fazer sentido e tem mais pontos positivos que negativos no geral. Mas uma coisa é clara: Seja por costume ou por nostalgia, Temtem não consegue ter o mesmo carisma dos monstros de bolso da Gamefreak – talvez se a gente tivesse alguém que não tivesse a franquia eu seu passado, pudesse dar um parecer mais justo quanto a isso. Mas onde estaria essa pessoa, não é mesmo?! Por isso comecei o tópico dizendo que a comparação é inevitável, ela simplesmente irá acontecer!

Qual seu objetivo em Temtem?

Em Temtem você está encarregado de viajar o mundo, montar seu time e participar de batalhas de Temtems – seu objetivo principal? Se tornar o melhor domador de Temtem!

Você possui um monstrinho inicial, um rival, uma enciclopédia de criaturas que você pode encontrar. Além disso ainda temos chefes (líderes talvez?), que usam tipos específicos de criaturas, para você derrotar. A vibe é aquela que estamos acostumados e isso não é, de forma alguma, um ponto negativo para aqueles que curtem o estilo.

Existe um total de 12 tipos diferentes em Temtem:

Aqui temos lojas e os Temporiums – as instalações nas quais você pode curar seu Temtem. Após as explicações iniciais você seguirá para o Norte onde começará sua jornada. Além das mencionadas batalhas e capturas de Temtem, existem também alguns tesouros secretos para encontrar e alguns favores para os personagens completarem, então você se manterá ocupado e ficará mais forte o tempo todo.

Gráficos e Trilha sonora

O visual do Temtem agrada muito com traços coloridos e de desenho animado, o jogo conta ainda com iluminação diferenciada, reflexos e um ótimo desempenho no Playstation 5 – como esperado. Os locais são variados e todos têm seu próprio estilo arquitetônico e sempre com um novo bioma, de áreas desérticas a montanhosas, até a tundra nevada (Opa, aqui já não posso arriscar quem se espelhou em quem).

Os designs das criaturas e dos personagens agradam, assim como seu menu é intuitivo de maneira geral. As animações seguem o padrão que estamos acostumados, mais relacionadas ao Pokémon Sword e Shield ou até mesmo animações do Pokémon Stadium. De maneira geral, é agradável e nada enjoativo, você passará horas dentro do jogo sem problema.

A música em Temtem é alegre e divertida, isso começa até mesmo em seu ícone no dashboard do Playstation 5. A música de batalha também é perfeita para a cena e os cenários. Entre as batalhas intensas e as cidades pacíficas, você também apreciará os sons de cada Temtem que existe, com seus gritos e chamados únicos. No geral, o design de som se encaixa perfeitamente no jogo e em seu mundo.

Entendendo a batalha de Temtem no Playstation 5 (Fonte)

Saúde

Temtems têm estatísticas de saúde diferentes, que podem ser restauradas durante as lutas usando Balm, Temessence Vial, ou em qualquer Temporium. Se um Temtem sofrer dano durante uma luta, o dano não será restaurado após o término da luta. Se todo os seus temtems desmaiar, você será automaticamente transportado para o Temporium visitado recentemente, por um preço variável de Pansuns.

Energia

Os pontos de energia restantes dos Temtems são indicados pela linha azul abaixo da barra de saúde. Cada Temtem tem pontos de energia que são usados para atacar. Cada ataque drena um certo número de energia indicado pelo círculo azul ao lado de cada movimento. Quando um Temtem está sem energia, ele recebe dano à saúde com base em quantos pontos o movimento exige, chamado esforço excessivo.

Seu Temtem desmaiará se não houver energia ou pontos de vida suficientes para usar uma técnica, a menos que tenha a passiva Resiliencia.

Se o Temtem foi exercitado demais, ele tem que esperar um turno para atacar novamente. Isso pode ser evitado se o seu Temtem tiver a passiva Tireless. Ao contrário da saúde, a energia será totalmente restaurada após uma luta.

Passivas

Certos Temtems começarão com, ou aprenderão, uma variedade de passivas. Isso permitirá que o seu Temtem tenha vários benefícios na batalha. Suas características do Temtem podem ser visualizadas clicando no seu Temtem na tela do esquadrão.

Em Temtem, as batalhas são baseadas em turnos, envolvendo dois de seus próprios Temtem contra um ou dois Temtem inimigos. A cada turno, você seleciona um conjunto de quatro técnicas para cada um dos seus Temtem, como danificar um Temtem inimigo selecionado ou aumentar status. A batalha termina quando você ou seu inimigo estão sem temtems para lutar.

Apostaria em Temtem no Playstation 5?

Para muitos, o Temtem é somente uma alternativa para aqueles que vem querendo mais da franquia Pokémon. A verdade é que o jogo agradará tanto os fãs quanto os novatos. Quer você seja novo no gênero, um fã de longa data de Pokémon ou talvez esteja procurando uma nova aventura para embarcar, o Temtem é um jogo incrível a se considerar.

Apesar de um incrível trabalho de design da Crema, o jogo não consegue ter o mesmo carisma de seu principal rival – e isso parece até uma comparação injusta com o tamanho da franquia da GameFreak.

Vale ressaltar que apesar de ter sido incluído na biblioteca do PS5, o jogo, infelizmente, não possui nenhuma interação com o Dual Sense – o que é uma pena!

Nos resta continuar de olho em Temtem e desejar todo o sucesso para a desenvolvedora. Um pouco de concorrência faria muito bem para a indústria e para nós, os jogadores.

Temtem está em Acesso Antecipado, portanto, muita coisa está ainda por vir. Com isso em mente, recomendo este jogo para aqueles interessados no gênero de batalha de criaturas, mas considere se prefere esperar pelo lançamento completo – até porque o preço está completo.

Temtem está disponível para PC (via Steam) e Playstation 5. A versão 1.0 (lançamento oficial) do jogo está planejada para o primeiro semestre desse ano.

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo