Valheim: 20+ Dicas de como jogar para iniciantes

Compilamos uma lista de dicas para iniciantes em Valheim que vai servir como guia de como jogar o mais novo sucesso da Steam. Confira abaixo:

Valheim entrou em acesso antecipado na Steam no dia 2 de Fevereiro e, desde então, se tornou a nova febre do momento. O jogo combina elementos de survival, crafting e RPG da melhor forma para criar uma experiência coop de até 10 jogadores da melhor qualidade. Contudo, começar a sua jornada em jogos do gênero nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, nós criamos essa lista de dicas para jogadores iniciantes em Valheim que serve como um guia do que fazer para evoluírem no jogo.

Dica 1: Nunca explore à noite

A primeira e mais básica da nossa lista de dicas de Valheim é: Nunca explore à noite. Como de praxe em jogos survival, sempre tem mais monstros à noite do que de dia. Valheim não é diferente. Não é incomum, inclusive, encontrarmos monstros mais fortes nesse período do dia. Ou seja, fique tranquilo em casa e durma para começar o próximo dia pela manhã.

Dica 2: Faça um martelo e machado de pedro logo no começo do jogo- Dicas de como jogar Valheim

A segunda dica também é moleza: Faça sempre um martelo e um machado de pedra no começo da sua aventura em Valheim. Essas são as duas principais ferramentas que você vai precisar para poder coletar recursos, construir e explorar no começo do jogo. Apesar de parecer básico, ainda tem gente que fica socando árvore pequena ou catando graveto pelo chão. Foque nessas duas ferramentas e o seu jogo vai evoluir muito rápido.

Dica 3: Use sempre o buff de Descanso

A terceira das dicas de Valheim é algo que muita gente demora pra perceber: Use sempre o buff de descanso. Esse status aumenta a regeneração de vida em 200% e estamina em incríveis 300%. Além disso, o aumento no ganho de XP é de 40%. Não dá para dar esse mole e ficar jogando com o personagem cansado. Faça sempre isso. E um detalhe, você não precisa necessariamente de uma casa para ativar esse buff em Valheim, basta sentar ao lado de uma fogueira em qualquer lugar.

Dica 4: Use casas abandonadas como fontes de madeira

A quarta dica é um tanto óbvia, mas as pessoas acabam não fazendo: Use casas abandonadas como fontes de madeira. Principalmente no começo do jogo em Valheim, é extremamente necessário acumular uma quantidade grande de madeira para construir itens e materiais para a casa. Ao invés de ficar catando madeira ou quebrando árvores, pegue a madeira desses locais para conseguir uma grande quantidade de uma vez. Você vai economizar bastante tempo.

Dica 5: Construa um arco e flecha rapidamente para caçar – Dicas de como jogar Valheim

A quinta dica é essencial, e muita gente demora até se dar conta da importância dela: Construa um arco e flecha rapidamente para caçar. É muito mais demorado caçar com um machado ou uma lança. Arcos são de longe a forma mais rápida e eficiente de caçar animais em Valheim. Você vai conseguir comida e, consequentemente, evoluir, muito mais rápido atacando seus alvos de longe. Um detalhe relacionado a essa dica: O primeiro chefão pode ser invocado com duas cabeças de cervo. Com um arco e flecha, você vai conseguir isso rapidinho.

Dica 6: Preste atenção nas cores durante a construção

A sexta na nossa lista de dicas é algo que não fica muito claro nos tutoriais de Valheim: Preste atenção às cores durante a construção. Vermelho significa que a sua construção não tem sustentação, amarelo significa que a construção é instável e verde significa que está bem sustentada. Isso é especialmente importante para garantir que sua casa não vai cair em cima de você do nada. Preste atenção nessas cores e sempre garanta que a sua casa está com uma boa fundação.

Dica 7: Faça uma chaminé para jogar a fumaça para fora de casa – Dicas de como jogar Valheim

A sétima dica é: Faça sempre uma chaminé para jogar a fumaça para fora da casa. É conveniente construir uma fogueira dentro de casa para cozinhar. O problema é que isso gera uma fumaça que fica presa dentro da casa e te sufoca. É importante fazer um caminho de saída para essa fumaça, mesmo que seja um caminho básico. Um detalhe curioso de Valheim é que a transparência dessas fumaças é bem pesadinha em várias placas de vídeo. Então, se você quiser mais FPS dentro de casa, jogue a fumaça para fora.

Dica 8: Use madeira para criar pilhas de baús

A oitava na nossa lista de dicas de Valheim é incrivelmente prática: Use uma pequena madeira para colocar um baú em cima do outro. Todo mundo tenta colocar uma pilha de baús dentro de casa, não consegue e acha que não dá. Todavia, há um jeito de fazer isso acontecer sim. Simplesmente, coloque um pequeno pedaço de madeira em cima do baú de baixo, bote o baú em cima e simplesmente remova a madeira que dava sustentação. Agora você terá um baú em cima do outro.

Dica 9: A melhor combinação de comidas – Carne, Rabo de Pescoço e Fruta – Dicas de como jogar Valheim

A nona dica é imprescindível para explorar o mapa e entrar em combates: A melhor combinação de comidas é: carne, rabo de pescoço e uma fruta. Essa receita vai fazer com que o seu limite de vida e estamina subam bastante, garantindo que você não morra ou se canse tão fácil assim durante combates. Tenha sempre alguns desses três elementos e você vai diminuir bruscamente o perrengue que você vai passar quando encontrar inimigos pelo caminho em Valheim.

Dica 10: Veja a direção do vento

A décima na nossa lista de dicas também vai facilitar muito a sua vida na hora de caçar em Valheim: Preste atenção na direção do vento para não ser detectado. Isso é um detalhe que também passa despercebido para quem acaba de começar a jornada em Valheim. É importante observar a direção do vento no minimapa ou mesmo nas pequenas linhas brancas que surgem na tela. Fique sempre contra o vento para que os animais não sintam seu cheiro de longe. Além disso, vá sempre abaixado para diminuir ainda mais a chance de detecção.

Dica 11: Como fazer portais – Dicas de como jogar Valheim

A décima primeira dica é crucial para avançar na exploração do mapa: Faça portais. Esses portais são o famoso fast travel do jogo e vão te auxiliar na exploração de partes mais afastadas do mapa. É simplesmente impossível ficar sempre se locomovendo à pé em Valheim. Ao invés disso, construa esses portais, que te teletransportam rapidinho. Para fazer isso, é preciso juntar 10 olhos de anão cinzento, 20 madeiras de lei e 2 minérios de Surtling. Lembre-se que é necessário colocar a mesma tag no portal de entrada e de saída para conectá-los.

Dica 12: Use o botão do meio do mouse para marcar no mapa para seus amigos

A décima segunda na nossa lista de dicas é importante se você estiver jogando Valheim com amigos: Aperte o botão de scroll do mouse para marcar uma localização desejada no mapa. Ao invés de ficar falando para seus amigos irem para “aquele lugar ali em cima” ou “no meio da floresta”, você pode simplesmente apertar com o scroll do mouse no mapa para mostrar exatamente o local que você quiser para seus amigos. Abra o mapa apertando M e clique com o botão do meio. Isso vai tornar a sua vida e a dos seus amigos muito mais fácil.

Dica 13: Derrube várias árvores ao mesmo tempo – Dicas de como jogar Valheim

A décima terceira dica é essencial para acumular madeira rapidamente em Valheim. Derrube uma árvore que derrubará outras no caminho. Sim, galera, quando uma árvore cai ela dá dano, e isso inclui outras árvores ao redor. Use isso a seu favor. Quando você estiver numa floresta densa, corte árvores que cairão e derrubarão outras no caminho. Dessa forma, você vai economizar o seu machado e vai acumular madeira muito mais rápido.

Dica 14: Use Shift para mover a quantidade desejada

A décima quarta da nossa lista de dicas de Valheim é algo que as pessoas demoram a aprender, mas eu já vou te deixar preparado pra quando for começar a jornada em Valheim: Use shift para escolher a quantidade de itens desejada. O jogo também não explica durante o tutorial que é possível passar uma quantidade específica de itens para o baú. Simplesmente aperte Shift e escolha quantas unidades você quer mover.

Dica 15: Leve só o necessário – Dicas de como jogar Valheim

A décima quinta dica é a coisa mais óbvia do mundo, mas tem gente que acha que Valheim é Tibia: Leve só o necessário e guarde o resto na sua casa. Como em muitos RPGs, há um limite de peso que o seu personagem consegue carregar. De forma natural, itens grandes, minérios e madeiras são pesados de serem carregados. Guarde sempre o que não for necessário em baús na sua casa e saia somente com o que você precisa.

Dica 16: Aperte R para equipar e desequipar

A décima sexta na nossa lista de dicas de Valheim é especialmente importante nos momentos de desespero: Aperte R para tirar e colocar suas armas equipadas rapidamente. Ao invés de ficar apertando a tecla de atalho de cada arma para equipar o seu personagem, simplesmente deixe as armas desejadas equipadas sempre e apenas aperte R para segurá-las ou retorná-las para o inventário. Isso vai ser muito necessário quando você estiver explorando o mapa e do nada se encontrar com hordas de inimigos. R será o seu botão de emergência.

Dica 17: Acumule madeira de lei e minérios da Floresta Negra rapidamente – Dicas de como jogar Valheim

A décima sétima dica é para aqueles que estão no começo em Valheim, mas já tem um pouco de experiência: Acumule madeira de lei e minérios da Floresta Negra rapidamente. Armas, armaduras e itens mais fortes podem ser construídos com esses itens, então é essencial que você comece a acumulá-los assim que começar a explorar a Floresta Negra mais a fundo. Só tome cuidado, porque essa região pode ser bastante perigosa, especialmente no começo da sua aventura. Trolls gigantes estarão à sua espreita só no aguardo pra te arrebentar.

Dica 18: Faça o Quebragamos

A décima oitava da nossa lista de dicas também é para quem tiver mais avançado na jornada em Valheim: Após matar o primeiro chefão, construa o Quebragamos. Esse martelo gigante dá um dano em área que empurra todos os inimigos próximos para trás, e serve muito bem para controlar hordas. Confie em mim, a sua evolução vai acontecer de forma muito mais rápida depois que você construir esse martelo. As hordas de inimigos da Floresta Negra parecerão nada quando você estiver empunhando essa arma.

Dica 19: Crie marcações no mapa

A décima nona dica é extremamente importante para você não se perder na sua exploração no mapa de Valheim: Marque sempre as localizações no mapa dando dois cliques. Simplesmente abra o mapa e clique na região desejada duas vezes para criar um marcador. Eu pessoalmente faço isso sempre que encontro alguma coisa importante durante a exploração. Seja um minério, madeira de lei, uma casa, ou uma Dungeon, você vai precisar marcar lugares no mapa ou vai se perder rapidinho.

Dica 20: Construa uma carroça – Dicas de como jogar Valheim

A vigésima da nossa lista de dicas é para a galera que gosta de acumular madeira e minérios: Construa uma carroça para carregar mais itens rapidamente. Como já falado, o personagem não consegue carregar muito peso. Para contornar isso, leve uma carroça quando você for minerar ou cortar árvores para poder carregar mais itens de uma vez. É muito chato ter que ficar voltando para casa para guardar materiais toda hora. A carroça soluciona parte desse problema.

Dica 21: Durma com itens sendo preparados

A dica de número 21 é um tanto intuitiva: Sempre que for dormir em Valheim, coloque madeira para queimar e minérios na fornaça. Dessa forma, quando você acordar, tanto o carvão quanto as placas de minério já estarão todas prontas só esperando para serem recolhidas. Você vai economizar um bom tempo dormindo com coisas sendo preparadas automaticamente. Faça sempre isso.

Dica 22: Tenha sempre um spawn por perto – Dicas de como jogar Valheim

A vigésima segunda de nossa lista de dicas é essencial para que você não soque a tela do computador quando morrer do nada: Tenha sempre um ponto de spawn por perto. Quando você for explorar o mapa de Valheim, preste atenção nas casas abandonadas no caminho. Elas podem ser facilmente usadas como um abrigo temporário ou um ponto de spawn próximo. Construa a sua cama com um teto e uma fogueira do lado e garanta que você não tenha que percorrer quilômetros para recuperar seus itens caso você morra.

Dica 23: Reparar itens é grátis

Finalmente, chegamos à vigésima terceira e última dica: Reparar itens em Valheim é grátis. Sim, galera, vocês não gastam nada quando reparam seus itens na bancada. Então, sempre que você estiver próximo a uma, repare todos os seus itens para evitar que eles quebrem rapidamente durante suas incursões pelo mapa. Abra a bancada e exploda o botão de Reparo para não ter dúvidas.

Se inscreva no nosso canal no Youtube! – Dicas de como jogar Valheim

Sigam todas essas dicas e vocês vão evoluir rapidamente em Valheim. O jogo é extremamente divertido e é necessário entender algumas mecânicas para poder avançar mais rapidamente. Eu espero que tenha conseguido trazer pelo menos algum aprendizado pra vocês. Caso vocês tenham alguma dica para compartilhar, deixe seu comentário abaixo. Não se esqueçam de nos acompanhar no Discord e na Twitch, onde estamos fazendo sorteios diários. Até o próximo post de dicas!

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.
Botão Voltar ao topo