ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Monster Truck Championship surpreende

Uma inesperada positiva surpresa

Monster Truck Championship foi originalmente lançado em Outubro de 2020 e acabamos não dando a devida atenção a ele. Agora o esporte monstruoso chega à nova geração e posso afirmar que fui surpreendido por sua diversão!

Essa análise foi feita com uma cópia do jogo cedida pela produtora. O jogo está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch e PC via Steam.

Vou amassar tudo

O que é Monster Truck Championship

Monster Truck é o nome dado ao “esporte” onde carros gigantescos passam por cima de outros carros menores destruindo tudo que está à sua frente. O objetivo é animar a plateia dentro de um estádio com manobras perigosas e muita destruição. Muitas vezes esses carros são temáticos e seguem um estilo de narrativa de Polícia e Ladrão.

Ou seja, é um espetáculo com destruição e com cheiro de gasolina!

Dito isto, Monster Truck Championship traz essa ideia com algumas mudanças, incluindo corridas e um campeonato que mescla destruição desenfreada, a boa e velha corrida e corrida de arranques.

Essa versão, que chega à nova geração, é o mesmo jogo lançado no fim de 2020, mas com texturas, iluminação e performance melhorada.

Modo arrancada

Os modos presentes no jogo

Como mencionei, Monster Truck Championship traz alguns modos para tornar a experiência a mais completa possível. Dentre elas temos corridas, corridas contra-relógio, corrida de arrancada, Freestyle e destruição.

No total temos 26 pistas onde 7 são para as corridas tradicionais e contra o relógio, 7 são para as corridas de arrancada, 8 para Freestyle e 4 para Destruição.

Nas corridas clássicas iremos correr entre diversos carros monstruosos como o nome do jogo já sugere. Depois de se adaptar a dirigibilidade dos caminhões, que são bem diferentes de qualquer jogo de corrida, as corridas são bem divertidas e imprevisíveis. Você pode ter uma prova tranquila ou então ter um erro que desencadeará o caos na pista. Esse erro pode ser tanto seu como de seus adversários.

O modo de arrancada é o mais curto e desafiante de todos os modos. Você terá segundos para fazer uma largada perfeita e chegar primeiro à linha de chegada na frente de seu adversário. O menor erro ou desvio no circuito fará com que perca a prova e isso faz com que tenha que manter sempre a concentração.

Por fim, tanto o Freestyle como a Destruição são bem parecidos. O que acaba mudando é o tamanho do estádio e a quantidade de itens interativos. Se prepare para fazer manobras como se estivesse jogando Tony Hawks Pro Skater, mas com um carro gigantes que pesam muitas toneladas. Pule, de cambalhotas e destrua tudo por sua frente. O importante é manter as manobras e o multiplicador para ganhar centenas de milhares de pontos.

Estágio final para passar de Liga

O modo carreira

Ao iniciar Monster Truck Championship é possível ir tanto no modo carreira, em partida rápida ou multiplayer. Em partida rápida, com o nome já diz, você pode escolher onde quer participar, a dificuldade, adversários e mais. O modo multiplayer acaba sendo uma extensão desses desafios sem nada a acrescentar.

Já no modo carreira, você terá que pagar um valor de entrada e poderá participar de um desafio composto de dois ou mais tipos de prova. No total você terá que avançar entre a Liga Nacional, Profissional e, por fim, a Liga principal. A dificuldade, valores de entrada e quantidade de desafios sempre irão aumentando.

Antes de cada corrida será possível escolher um patrocinador como poderá montar sua equipe.

O patrocinador irá lhe dar um dinheiro extra caso cumpra os objetivos dados. Eles podem ser algo simples como vencer uma prova como ter um multiplicador em uma prova específica. Quanto maior o desafio, maior a recompensa.

Já a sua equipe poderá lhe dar diversas vantagens. Menos dano, melhor performance do motor, mais controle do carro, maiores recompensas, taxa de entrada menor das provas e por aí vai. À medida que vai avançando no jogo é possível contratar mais pessoas.

Por fim, você poderá customizar seu carro tanto em peças, melhorando sua performance, como poderá colocar as skins mais loucas, acessórios mais inesperados e mudar o esquema de cores com um rico detalhe.

Gráficos e sons de nova geração?

O maior chamariz desse relançamento para a nova geração de Monster Truck Championship é que ele será ainda melhor, certo?

Bem, na parte gráfica ele me agradou bastante. Não é nada fora da curva, mas a iluminação está bem feita e é tudo muito bem detalhado. O que me incomodou um pouco foi o pop up de sombras quando estava correndo, assim como os efeitos de fumaça que são bem toscos. Tirando esses detalhes, não tenho do que reclamar. E claro, temos aqui 60 frames por segundo estáveis.

Já pelo lado sonoro, o jogo passa longe de impressionar. Os sons dos carros são apenas ok, não existe uma trilha sonora que irá te marcar e os diálogos de narração são bem limitados. Sempre iremos ouvir os mesmos diálogos e introduções.

Por fim, posso destacar que o carregamento das pistas e opções são extremamente rápidos.

Super manobra!

Monster Truck Championship vale a pena?

Monster Truck Championship está longe de ser um jogo revolucionário, mas para o que ele se propõe, ele faz tudo muito bem feito. Todas as opções e possibilidades de um jogo de Monster Truck estão lá e a diversão é garantida.

Existe uma boa curva de aprendizado, mas depois de entender as mecânicas básicas, é possível se divertir muito sendo desafiado nas imprevisíveis corridas e alcançando inúmeros pontos ao fazer manobras radicais.

Na hora de comprá-lo, vale pensar se ele está barato ou caro para seu bolso, mas uma coisa é certa, temos aqui um jogo inesperadamente divertido que irá lhe entreter por horas. Claro, ele tem suas limitações que são limitações do esporte real.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Monster Truck Championship surpreende

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 8.5
Áudio e trilha-sonora - 6.5

7.8

Bom

Monster Truck Championship é um jogo que traz ao seu sofá com louvor o espetáculo de carros gigantes. Se prepare para correr, esmagar e fazer manobras inesperadas em mais de 20 pistas.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo