NOTICIASCOBERTURASE3

A E3 online deste ano será ‘gratuita para todos’

A Entertainment Software Association negou um relatório de que pode cobrar pelo acesso a partes do evento do ano

Após um relatório que dizia que a Entertainment Software Association estava considerando bloquear os elementos do evento online da E3 deste ano atrás de um paywall, a organização declarou que o show “será um evento gratuito para todos os participantes.”

A ESA anunciou em fevereiro que a E3 deste ano será totalmente digital por causa da pandemia Covid-19 em andamento. O evento online contará com “várias sessões principais, um show de premiação, uma noite de visualização e streams separados de editores individuais, influenciadores e outros”, com visualizações de mídia e demos disponíveis durante a semana anterior, semelhante ao mostrar eventos de imprensa realizados por grandes editoras durante shows convencionais da E3.

Um relatório publicado hoje pela VGC disse que várias fontes disseram que a ESA estava tentando cobrar pelo acesso a algumas partes do evento. O site disse que uma “grande empresa de jogos” com a qual falou criticava a ideia e que uma decisão firme ainda não havia sido tomada. Então, logo após a publicação do relatório, a ESA twittou que o programa online será gratuito para todos.

“Podemos confirmar que o E3 2021 será 100 por cento gratuito para os participantes e que não haverá elementos no E3 2021 que estarão por trás de um paywall”, confirmou um representante da ESA em um comunicado de acompanhamento.

É uma boa notícia para os jogadores ansiosos para ver o show e, francamente, não vejo como poderia ter sido de outra maneira. Nos primeiros dias da E3, que foi exibida pela primeira vez em 1995, era um evento exclusivo da indústria, mas nos anos mais recentes – e particularmente com o advento da transmissão ao vivo – tornou-se muito mais aberto ao público. Mas o momento do tweet da ESA e a sugestão de que a história do paywall não era uma “notícia real” não agradou Andy Robinson, do VGC, o autor do relatório original, que reiterou a validade de suas fontes no Twitter.

Quer a ESA estivesse ou não considerando um acesso pago antes de hoje, podemos ter certeza de que ele se manterá na declaração pública de hoje: Nenhuma parte da E3 terá acesso pago.

A ESA anunciou anteriormente que o E3 2021 será executado de 15 a 17 de junho , mas dado o estado fluido de, bem, tudo , atualmente não está claro se essas datas ainda se aplicam. 

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo