NOTICIASPC

Age of Empires 4 está chegando nesta primavera

Parece bom, AOE4. Parece muito bom.

Quero dizer isso como um elogio quando digo que Age of Empires 4 se parece com Age of Empires 2. Pode ser 20 anos mais novo e 3D em vez de 2D, mas uma olhada nas manchas azuis nos edifícios e nos camponeses trabalhando nos campos me catapultou de volta à minha velha obsessão em construir exércitos de cavaleiros teutônicos que se arrastariam pelo campo de batalha como Exterminadores mais bem vestidos matando qualquer coisa em seu caminho.

“Muito tempo se passou e outros jogos de estratégia evoluíram e repetiram o funcionamento do RTS.” Diretor criativo Adam Isgreen

“Nós sabíamos que queríamos fazer uma versão moderna do Age, mas também queríamos fazer um jogo que parecesse o Age of Empires e fosse imediatamente identificável pela comunidade central”, disse o diretor do jogo Quinn Duffy em uma mesa redonda recente, onde os membros da equipe AOE 4 falou sobre o jogo em profundidade pela primeira vez.

Tivemos uma prévia da transmissão ao vivo dos fãs do Age of Empires que a Microsoft exibiu neste sábado, que incluiu apenas alguns minutos de AOE 4 em movimento e alguns detalhes difíceis.

Três grandes coisas que os fãs vão querer saber imediatamente: o plano é lançar com oito civilizações (em grande parte da Europa e da Ásia, mas não exclusivamente), haverá quatro campanhas traçando as histórias de algumas dessas civilizações, e o combate naval é no . Eu teria gostado de ver muito mais AOE4, mas os breves vislumbres que tivemos ainda foram suficientes para perceber quantas mudanças podem rolar sob a égide do modern .

O terreno é lindo e aproveita ao máximo ser 3D, com falésias e morros dramáticos que vão dar uma vantagem no combate. As unidades em cada civilização agora falam sua própria língua nativa – ou, melhor, línguas. “Jogando uma civilização como os ingleses, eles começam e são muito difíceis de entender na primeira idade. Quando você chega aos quatro anos, eles já falam inglês antigo e você pode entender o que as unidades estão dizendo”, disse o diretor de criação. Adam Isgreen. “Em vez de fazer qualquer tipo de tradução, quando você joga chinês, você aprende um pouco de chinês, porque todas as suas unidades estarão falando com você nessa língua. Isso vale para todos os idiomas e culturas no jogo . “

O tema musical de cada civilização se tornará mais complexo e em camadas conforme você avança. O mundo inteiro ficará ainda mais vibrante e saturado à medida que você sai da idade das trevas e se aproxima do Renascimento.

Age of Empires 2 era um RTS de ótima aparência para a época, e ainda amo sua arte isométrica densa, mas acho que provavelmente perderei minha primeira partida do Age of Empires 4 por gastar muito tempo no zoom máximo, admirando os detalhes de cada prédio.

“As casas são diferentes em cada época”, disse o diretor de arte Zach Schlappi. “A modelagem na verdade muda, as texturas mudam. Isso reflete a narrativa: na era um, você tem edifícios de aparência quase primitiva e estruturas usando materiais muito básicos. Conforme você avança através das eras um, dois, três, quatro, esses edifícios crescem e se tornam mais elaborado e mais decorativo, refletindo os refinamentos tecnológicos de cada civ. ” 

Ainda há unidades genéricas compartilhadas entre as facções, porque os desenvolvedores do AOE4 decidiram manter o triângulo da cavalaria, unidades de ataque à distância e o núcleo dos piqueiros para o combate em série. Mas, de maneira geral, as civilizações são mais distintas umas das outras ou, como os designers de jogos adoram dizer, “assimétricas”. Os mongóis, por exemplo, podem empacotar todos os seus edifícios e movê-los, algo que os ingleses não estão prestes a fazer com um castelo de pedra. Durante a mesa redonda, também dei uma olhada rápida no sultanato chinês e em Delhi, as outras duas civilizações confirmadas. Cada um tem sua própria estética, até a arquitetura e as roupas dos trabalhadores do campo.

“Muito tempo se passou e outros jogos de estratégia evoluíram e repetiram como o RTS funciona”, disse Isgreen. Ele apontou algumas adições importantes na Idade 4, como unidades sendo capazes de se esconder em florestas para realizar emboscadas. As unidades agora podem guarnecer os muros ao redor de uma cidade para lutar contra ataques, tornando os cercos mais complexos e adequadamente dramáticos.

Impérios em guerra

“Começar com oito [civs] é um grande esforço e, então, continuaremos expandindo” Adam Isgreen.

Depois de passar grande parte da última década jogando na série Total War, no entanto, Age of Empires ainda parece um retrocesso para mim. As batalhas do Total War permitem que você reúna milhares de tropas e jogue em algo parecido com a estratégia real – apenas chegar ao terreno elevado e ser capaz de carregar seus lanceiros morro abaixo em vez de subir pode fazer uma enorme diferença. A escala da Guerra Total está em outro nível. Em Age of Empires 4, uma unidade de piqueiros se parece com três homens em vez de 100, e a cavalaria parece galopar até uma linha de infantaria e então sentar lá duelando em vez de esmagá-la em um show realista de física.

O combate do Total War definitivamente se inclina para a simulação, e Age of Empires 4 provavelmente não está tentando ser isso. Não acho que tenha que ser, mas me pergunto como suas batalhas serão diferentes dos antigos jogos de estratégia em tempo real, que saíram de moda na última década. Talvez a fidelidade seja suficiente para tornar o AOE4 cativante – há um sentimento especial que os jogos RTS podem dar a você quando parecem tão bonitos, como se você fosse um deus maravilhado com toda a criação de cima (e ocasionalmente estendendo a mão para fazer o minúsculo as pessoas fazem o seu lance).

Total War tem batalhas gigantes, mas, fora isso, não acho que tenha muito do que torna o Age of Empires tão divertido: criar uma cidade edifício por edifício, vê-la ganhar vida e circundá-la com uma parede imensa. Enviando batedores a campos inimigos para atormentar seus camponeses. O desafio crescente de fazer malabarismos com uma cidade e um exército em crescimento que você só consegue em tempo real. Você não pode escalar no Total War, mas não havia nada melhor do que se balançar atrás de uma parede no Age of Empires e abrir caminho na árvore tecnológica.

A assimetria entre civilizações é o que mais me atormenta. Os desenvolvedores contiveram detalhes mais específicos, mas eu aprendi que as civis receberão bônus diferentes para construir cidades e pontos de referência, além de ajustes em sistemas básicos como comércio, pesquisa e produção. Existem também unidades e recursos exclusivos, como os elefantes de guerra do sultanato. Onde os ingleses deveriam ser “confortáveis” e familiares, os mongóis e algumas civilizações ainda a serem nomeadas “realmente ultrapassam os limites do que o Age of Empires já fez antes em termos de como suas civilizações jogam”, disse Isgreen.

“[Oito civilizações] é onde estamos começando. Os detalhes que colocamos nas civilizações e o foco em torná-las mais exclusivas – você pode imaginar que há uma razão pela qual StarCraft teve três facções o tempo todo, porque fazer o equilíbrio assimétrico fica massivamente complicado. Para nós, começar com oito é um grande esforço, e depois continuaremos expandindo. “

As quatro campanhas planejadas do Age of Empires 4 também parecem ambiciosas: em vez de se concentrar em figuras históricas individuais, elas abordarão uma visão mais ampla da história da civilização. A campanha normanda começa com Guilherme, o Conquistador, depois segue para o conflito entre seus filhos Henrique I e Roberto II, e depois seus filhos, e depois seus filhos, ao longo de mais de um século.

“Você consegue toda a história da conquista normanda, desde o momento em que este ambicioso duque atravessou o canal e disse ‘isto é meu’, até o ponto em que você está assinando a Carta Magna e lançando as bases de o que a Inglaterra é hoje “, disse o líder da narrativa Philippe Boulle. “Nós preenchemos a lacuna entre as missões com esses filmes históricos maravilhosos. Trabalhamos com documentaristas para ir a todos os tipos de locais como Hastings e Dover, onde esses eventos aconteceram. E essa é apenas uma das quatro campanhas com as quais estamos embarcando.”

Quatro anos depois de ter sido anunciado, o Age of Empires 4 finalmente será lançado no outono de 2021, mas deve ser jogável mais cedo – um beta fechado está a caminho antes do lançamento.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo