ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: MLB The Show 21 é para você?

Play Ball!

Como muitos jogos de esportes anuais, chegou a vez de conferirmos como MLB The Show 21 chega em sua última versão e as opções que ele traz para os fãs. A atenção para este jogo é maior por dois motivos. A primeira é que ele será lançado para a nova geração de consoles, além de ter sido lançado pela primeira vez para a família Xbox.

MLB The Show 21 será lançado dia 20 de Abril para PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S (incluindo Game Pass). Essa análise foi possível graças a um código enviado pela produtora. O jogo não tem nem dublagem nem legenda em PT-BR.

MLB The Show 21 tem um tutorial sublime

MLB The Show 21 tem como foco ser um simulador de baseball e muitas vezes o simulador é algo um tanto complexo. Isso é evidenciado aqui no Brasil onde o esporte está longe de ser famoso e ele não conta com nenhum tipo de localização em português afastando os não entendedores de inglês.

Muito felizmente, eu fiquei positivamente espantado com a quantidade de customização que é possível fazer em cada tipo de ação do jogo. Nele será possível escolher pelo menos três opções para lançar a bola, para rebater e até para correr no campo e pegar a bola. Além disso, existe um sistema de dificuldade que pode ser pré-definido como irá mudar de acordo com sua evolução.

Isso ajuda muito ao jogador que procura um pouco mais de profundidade no esporte, mas pode encontrar uma opção de controle que te agrade mais. Ou seja, de um lado você encontrará uma física de jogo apurada com todas as opções do esporte, enquanto do outro lado você terá o estilo que mais combina com você. Isso fará com que com que escolha uma pegada mais simulador ou então mais arcade.

Modo história é terrível

Antes de começar os muitos elogios que farei ao jogo, quero tirar uma pedra do meu sapato chamado Road to the Show. Este modo é o modo história da franquia e ele não poderia ser mais decepcionante. Você iniciará sua carreira com o Joe Random, ou seja, o João Aleatório. Sim, seu nome é literalmente Aleatório!

A história é iniciada como se você fosse uma jovem promessa e todos estão loucos para te ter no time. A interação é feita toda por troca de mensagem como se estivesse digitando em seu celular. Aqui você poderá escolher sua posição de jogo, seu time e todas suas preferências. Embora as escolhas sejam normais nos jogos de esporte, a forma em que o relacionamento é feito se torna muito sem graça.

Para que falar se posso mandar uma mensagem para você?

Por fim, eu não consegui sentir uma imersão como se eu fosse um jogador em ascensão da MLB e, consequentemente, não me senti motivado a continuar neste modo. Como o baseball é um jogo em equipe com muitos jogadores em campo, era um tanto chato eu aparecer para rebater uma bola e caso errasse, voltava para o banco até chegar minha vez novamente.

No geral a ideia do modo é boa, mas falta trabalho para balancear a imersão de um único jogador e toda a partida.

Três modos principais que vale a pena em MLB The Show 21

Enquanto o modo história decepciona em MLB The Show 21, temos outros três modos que são o completo oposto trazendo muito conteúdo. Temos aqui o Diamond Dynasty, March to October e Franchise.

Em Diamond Dynasty nós temos o modo favorito de muitos fãs de esporte. Aqui cada desafio e partida vencida nos dará experiência e dinheiro in-game para poder montar nosso time dos sonhos abrindo os famigerados boosters e torcendo para tirar os melhores jogadores. Sim, Diamond Dynasty é o fantasy game dentro de MLB The Show 21.

O que achei muito legal deste modo é que existem missões, coleções, desafios, momentos históricos e uma grande gama de opções para conseguir novas cartas de jogadores, estádios, equipamentos e mais. Além disso, é possível jogar tanto no modo single player como desafiar os jogadores em todo mundo.

Já em Franchise, temos o modo gerenciamento. Relembrando o elogio que fiz ao tutorial, aqui existem mais uma vez uma vasta gama de opções em como o jogo irá se adaptar a você e ao seu estilo. Será possível estabelecer suas responsabilidades e focar no que é de seu interesse.

Aqui temos um modo completo onde é possível gerenciar todo seu time, escolher a posição de seus jogadores, fazer substituições, comprar novos jogadores e até entrar dentro do jogo. Ou seja, temos literalmente todas as opções possíveis e imagináveis.

E por fim temos o modo March to October. Aqui é a boa e velha temporada da MLB onde escolherá um time e tentará seguir com ele até aos Playoffs e depois vencer o campeonato. O que achei muito legal é que você não jogará 100% de todos os jogos, pois isso seria muito cansativo.

Ao ter um jogo iniciado você será colocado em controle em momentos chave da partida podendo tanto arremessar quanto rebater. Não ache que ficará muito tempo longe do jogo, pois sempre estará no meio da ação. Dependendo de seus resultados (vitórias ou derrotas), seu time ganhará um marcador de Quente ou Frio. Isso influenciará o resultado de diversas partidas, facilitando ou dificultando seu trabalho.

Gráficos melhor que a realidade?

Performance e gráficos de nova e antiga geração

MLB The Show 21 é um jogo que será jogado majoritariamente por donos de PS4 e Xbox One. Ao jogar em meu PS4 Pro, eu pude conferir que o jogo estava em 30 fps. Enquanto ele não atrapalhava a jogatina, durantes as animações eu podia ver as quedas de frames onde o jogo dava uma engasgada.

Já na parte gráfica o jogo estava muito bonito e me surpreendi com as animações dos jogadores assim como do time ao celebrar um home run ou uma vitória. Porém, a imersão nunca foi 100% por dois motivos. O primeiro é que os recursos extra campo como a repórter, o treinador e a torcida, não tiveram o mesmo carinho e cuidado recebido que os jogadores tiveram. O segundo é que o campo destoava muito do visual. Eu não senti a sensação de uma grama e uma terra mais realista. Inclusive ao rebater a bola, era possível ver que a grama do lado de fora do campo tinha uma resolução diferente.

Muitos podem falar que é apenas um detalhe. Sim, são detalhes, mas são detalhes que saltam aos olhos e acabam contrastando demais com os personagens e animações.

Já nos consoles da nova geração, o problema do fps é completamente eliminado assim como percebi texturas melhores. Muito infelizmente, a crítica a grama, terra e personagens extra campo continuam sendo a mesma.

Por fim, os donos de PS5 e Xbox Series terão de forma exclusiva, além dos 60 fps 4K, um modo de construção de estádio. Será possível construir e usar as suas próprias construções em sua partida.

MLB The Show 21 vale a pena?

Essa foi a minha primeira experiência com a franquia e ela foi bem positiva. MLB The Show 21 oferece inúmeros modos que irão agradar a todos os gostos, porém, acredito que o fato de ter tanto conteúdo, faz com que certos modos como o Road to the Show sejam desnecessários e enfraquecem o produto final.

Mesmo com alguns modos desnecessários, as outras possibilidades agradam e agradam muito. Aqui os fãs irão se sentir em casa tendo uma física apurada, todos os times da MLB, diversas opções de controle que se adaptam ao seu estilo e muito conteúdo.

Falta apenas um polimento extra no conteúdo extra campo e na grama e terra para trazer o jogador de vez para dentro do jogo. E claro, a falta de localização do jogo para português poderá afastar muitos fãs.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

MLB The Show 21 é para você?

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 7.8

8.1

Ótimo

MLB The Show 21 traz uma fórmula hibrída que tenta agradar os fãs do esporte sendo tanto um simulador como um jogo arcade. Apesar de trazer muito conteúdoo e modos incríves, alguns modos poderiam ter sido trabalhado de melhor forma. No geral ele agrada muito e com o polimento correto, pode ser tornar um dos grandes jogos do esporte.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo