NOTICIASPLAYSTATIONPS5Top UltimafichaXBOXXBOX Series X|S

Quem vendeu mais, PS5 ou Xbox Series? PS5 vende muito mais que Xbox Series!

De tempos em tempos os jogadores sempre querem saber o número de vendas dos consoles e claro, quem vendeu mais! Com dados recentemente divulgados pela empresa de análise de dados Ampere Analysis, agora é possível responder a pergunta de quem vendeu mais, PS5 ou Xbox Series X|S?

Focando apenas nos resultados deste primeiro trimestre (Janeiro a Mrço de 2021), o PS5 vendeu mais que o dobro de Xbox Series X|S. De acordo com dados da empresa, enquanto foram vendidos 1.31 milhões de Xbox Series X|S, o PS5 vendeu 2.83 milhões de unidades.

Com esses dados em mãos é possível dizer que, inicialmente, a vantagem que a Sony tinha em número de vendas de consoles na geração passada, deve contionuar nesta nova geração de consoles.

Agora, vendo os números de vendas de consoles desde o lançamento deles em Novembro de 2020, o PS5 totaliza 7.83 milhões de unidades contra 5.21 milhões de Xbox Series X|S de consoles vendidos até o fim de Março de 2021.

Por que o PS5 vendeu mais que o Xbox Series X|S

Neste momento inicial é possível apenas especular os motivos das vendas. Antes de mais nada, é importante dizer que os consoles passam por uma falta de estoque global e os números de ambas plataformas seriam maiores se não fossem os desafios de reposição de estoque. Além dos desafios de produção, onde cada empresa tem sua capacidade, estamos passando por uma crise global de semicondutores. Ou seja, a falta de estoque e produção limitada irá continuar durante todo o ano de 2021.

Além do motivo de capacidade de produção, é importante notar que a marca Xbox sempre teve dificuldade de penetração em parte do mercado europeu e em todo mercado asiático. De acordo com o site VG Chartz, no Japão vendeu-se 690 mil unidades de PS5 contra míseras 4 mil unidades de Xbox Series X|S. Já na Europa, o PS5 lidera com uma vantagem de 1.3 milhão de consoles. Apenas no mercado norte americano a diferença é inferior a 1 milhão de unidades.

Por fim, pode-se citar as propostas dos consoles. Enquanto o Xbox Series X|S foca em seu maravilhoso serviço que é o game pass, ele acaba não tendo tantos exclusivos de peso. Seu único grande exclusivo lançado até o momento foi o The Medium que teve uma recepção apenas ok.

Já a estratégia da Sony foca em trazer grandes exclusivos, e isso acaba chamando muita atenção. Estando apenas em seu primeiro ano de vida, já temos grandes títulos como Spider-Man Miles Morales, Sackboy: A Big Adventure, Demons Souls Remake, Returnal e em breve teremos Ratchet & Clank: Rift Apart. É importante dizer que existiram alguns insucessos entre seus exclusivos como o já esquecido Destruction: All Stars.

Só o tempo dirá se teremos um “campeão” de vendas, mas nesse primeiro momento, a gigante japonesa saiu na frente da gigante norte americana.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo