Ratchet and Clank: Confira a a história e evolução da franquia desde o PS2

Refletimos sobre a amada franquia antes do lançamento de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão para PlayStation 5

Esta matéria foi publicada no Playstation Blog e reflete a opinião, visão e relação de James Stevenson, Diretor de Comunidade da Insomniac Games, com a franquia Ratchet and Clank. Confira abaixo o artigo na íntegra, que traz detalhes e informações interessantes sobre a história e evolução de Ratchet and Clank desde o Playstation 2.

Faltam apenas alguns dias para o lançamento de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão para o console PlayStation 5. Foi uma jornada e tanto pra chegar onde estamos, com a nossa equipe trabalhando para criar um game que mostrasse o poder do novo hardware. Criado do zero especialmente para o PS5, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é, em minha humilde opinião, um dos games mais belos e impressionantes já lançados. Sei que o resto da equipe aqui da Insomniac acha o mesmo.

Durante os anos, trabalhamos em vários games da série Ratchet & Clank. Quando me lembro dos games para PS2 e PS3, é incrível o quanto avançamos. Fizemos um vídeo para mostrar a evolução da franquia, assista:

Nunca vou esquecer de quando era um aluno da faculdade, trabalhando como jornalista freelance, recebi um build do primeiro Ratchet & Clank. Fiquei no meu quarto, explodindo planetas com um lombax e seu amigo robô, e isso deixou uma impressão imediata em mim. Eu esperei ansiosamente por receber todos os builds futuros, e a franquia se tornou uma das minhas favoritas de um dos meus consoles favoritos de todos os tempos.

Ratchet & Clank - Franchise Evolution

 Ratchet & Clank para PS2, lançamento: 4 de novembro de 2002

No console PS2, Ratchet & Clank fez o que foi feito para fazer: ser uma mostra do poder do console. Os games, Ratchet & Clank, Going Commando, Up Your Arsenal, e Deadlocked, eram muito bonitos, exemplos de perfeição técnica do console, com vistas incríveis, ação e armas, além de humor e coração.

Ratchet & Clank - Franchise Evolution

Ratchet & Clank: Up Your Arsenal para PS2, lançamento: 2 de novembro de 2004

Terminando a faculdade, consegui um emprego na Insomniac Games e comecei a trabalhar em um game de codinome Ratchet & Clank Future. Foi meu primeiro game Ratchet & Clank, e o primeiro da Insomniac para o console PlayStation 3. 

Estávamos finalmente começando a atingir a qualidade visual dos filmes de animação na época, usando o processador Cell e o poder do PS3. Mas também começamos a levar a história em uma direção mais emocional, assim como nos filmes de animação que gostamos. Mergulhamos fundo no passado, na evolução, e na história de Ratchet and Clank durante a Future Saga e o fantástico A Crack in Time permanece o favorito de muitos fãs da franquia. 

Ratchet & Clank - Franchise Evolution

Ratchet & Clank: A Crack in Time para PS3, lançamento: 27 de outubro de 2009

Também experimentamos um pouco, com o game para 4 jogadores All 4 One, além de um game multiplayer/tower defense: Full Frontal Assault. Continuamos a trabalhar em refinar as mecânicas e polir a nossa ação e tiros. 

Ratchet & Clank - Franchise Evolution

Ratchet & Clank: All 4 One para PS3, lançamento: 18 de outubro de 2011

E tudo isso ajudou quando chegou o console PS4. Um filme animado nos deu a oportunidade de fazer um game baseado em um filme baseado em um game. Esta versão reimaginada do original (contado pelo ponto de vista do Captain Qwark) é um colosso visual. Nele você pode jogar as origens dos personagens, mas com anos de experiência no design de combate e armas, e com uma evolução visual incrível em Ratchet and Clank, que mostrava a capacidade do console PS4.

Ratchet & Clank - Franchise Evolution

Ratchet & Clank para PS4, lançamento: 16 de abril de 2016

O nosso próximo título da franquia Ratchet & Clank, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, foi criado do zero exclusivamente para o console PS5. A velocidade do SSD nos permitiu considerar os saltos dimensionais e os portais que os levarão por toda a galáxia. O poder do console nos deixa apresentar o nosso game Ratchet & Clank mais visualmente espetacular de todos até hoje. A resposta tátil e os gatilhos adaptáveis do controle sem fio DualSense dão vida ao arsenal de Ratchet e Rivet de uma nova maneira incrível. E todos os anos de narrativa no universo de Ratchet & Clank nos permitiram criar uma história incrível sobre amizade e a superação de todos os obstáculos. 

É muito emocionante ver a evolução, do console PS2 no meu quarto em uma TV de 13 polegadas, até Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão – em 4K HDR glorioso, com traçado de raios e áudio 3D nos meus fones de ouvido. É incrível ver como os dois melhores amigos evoluíram ainda mais um ao lado do outro, acompanhando o console. 

Os fãs de longa data notarão vários easter eggs no vídeo. Vários itens e artefatos de Ratchet & Clank podem ser vistos pelas salas, muitos destes itens vêm da minha coleção pessoal de Ratchet & Clank. Já vários outros são dos comerciais originais de TV para o console PS2 (embora tenham sido diminuídos um pouco para este vídeo!). É possível até notar de relance alguns brinquedos de outras IPs que da Insomniac Games durante esse tempo.  

Uma das coisas mais impressionantes para mim sobre a franquia Ratchet & Clank é que ela já vai comemorar seu vigésimo aniversário em 2022. Quantos dois para a nossa dupla de heróis PlayStation, que estrearam no console PlayStation 2 em 2002, e cresceram junto com eles, assim como muitos de vocês. Não podemos esperar para comemorar o vigésimo aniversário no próximo ano. 

E é isso por enquanto – agradecemos a companhia neste túnel do tempo! Tem sido incrível estes 19 anos, e não teríamos conseguido sem a ajuda de todos os nossos fãs sensacionais. Esperamos que vocês tenham gostado desse breve artigo contando um pouco sobre a história e evolução da série Ratchet and Clank. Nos vemos dia 11 de junho de 2021, quando Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão chegar, exclusivamente para consoles PlayStation 5.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.
Botão Voltar ao topo