Internet lenta no PC e celular? Saiba como medir e o que fazer

É bastante comum no Brasil convivermos com o problema da internet lenta tanto no PC quanto no celular. Muitas pessoas culpam seus provedores assim que se deparam com problemas na conexão. Entretanto, há alguns fatores que podem influenciar diretamente na qualidade da sua navegação. Veja abaixo algumas dicas do que pode estar acontecendo, como medir a sua conexão e o que fazer caso sua internet esteja lenta:

1. Confira a distância e os obstáculos entre o seu roteador e você

Quantas vezes você já esperou aquele aguardado vídeo no Youtube do Última Ficha por muitos mais minutos do que gostaria? Pois é, o Brasil possui atualmente uma média de conexão fixa nacional em torno de 78.10 Mbps, mas a impressão que temos em muitos momentos é a de que navegamos muito abaixo disso. Uma das potenciais causas dessa impressão é a quantidade de barreiras físicas existentes entre o seu roteador e o seu dispositivo. Não se engane, a tecnologia do Wi-fi mudou o mundo, mas ela ainda possui diversas limitações. Afinal, o sinal que sai do seu roteador não passa de ondas, que sofrem interferências no caminho até o seu celular.

Apesar de haver diversos novos roteadores no mercado, muitos possuem protocolos e tecnologias de Wifi ultrapassadas que não dão conta de atravessar muitas paredes ou obstáculos no caminho. Objetos de metal e outros eletrônicos são os carrascos de conexão. Dessa forma, tente se locomover ou arrumar a posição do roteador para otimizar o seu alcance.

2. Alterne entre a conexão de 2.4Ghz e 5Ghz

Tem sido cada vez mais fácil encontrar roteadores que possuem duas opções de frequências, os famosos “Dual Band”. No caso, esses conseguem enviar sinais na frequência de 2.4Ghz, que tem maior alcance e menor velocidade, e de 5Ghz, que possui alcance menor e uma velocidade maior. Por via de regra, a conexão de 5Ghz oferece velocidades muito maiores que a já antiquada banda a 2.4Ghz. Contudo, por conta da frequência curta dessa tecnologia, qualquer obstáculo já influencia na estabilidade da conexão. Dessa forma, assim como no primeiro ponto deste post, esteja ciente da sua distância do roteador e eventuais obstáculos no caminho. Caso você esteja perto do roteador, utilize a frequência de 5Ghz, caso você esteja longe, provavelmente a frequência de 2.4Ghz será mais estável. Um dos roteadores mais vendidos no Brasil é o Mercusys AC12G, que você pode encontrar aqui (nos ajudando com uma humilde comissão).

3. Meça a sua conexão com frequência

“Saiba como medir a sua internet lenta!” Você já deve ter visto esse título em mil posts pela internet. Pois é, de nada adianta reclamar da sua conexão sem saber quanto de velocidade você está recebendo, ou seja, meça sempre a velocidade da sua internet. O Speedcheck é um excelente site para medir e acompanhar sempre a qualidade da sua conexão com simplicidade. Caso qualquer inconsistência apareça, seja no Download, Upload, Latência ou Perda de Pacotes, entre em contato com o seu provedor e peça a sua velocidade contrata por direito. Muita gente não sabe disso, mas a Anatel é bastante eficiente quando provedores falham nos seus contratos. Basta entrar no aplicativo “Anatel Consumidor”, que possui versões para iOS e Android, fazer o seu registro e abrir uma reclamação. Acredite, seu provedor entrará em contato o mais rápido possível para corrigir o problema.

4. Dê preferência à conexões cabeadas

Sim, estamos em 2021 e cabos ainda são a forma mais eficiente de transmitir dados pela internet. Por mais próximo que você esteja do seu roteador, uma conexão cabeada sempre será mais rápida e estável do que o seu Wifi. Procure comprar um cabo Ethernet que comporte a sua conexão e conecte o seu computador ao seu roteador. Essa é a melhor forma de usufruir da sua conexão e, muitas vezes, a única forma de atingir a velocidade máxima contratada. Caso você tenha uma internet com velocidades acima de 100mbs, preste atenção no cabo que você irá comprar, já que cabos Cat5 só conseguem transmitir essa quantidade de dados por segundo.

Se você possuir uma conexão mais rápida, procure por cabos Cat5e pelo menos, para garantir uma conexão com todo o potencial. Finalmente, caso você tenha seu computador longe do seu roteador, considere cabear a sua casa. Vá por mim, dá um trabalho inicial, mas você não terá mais problemas de internet. Se quiser evitar qualquer dor de cabeça, contrate um técnico no GetNinjas, que deve cobrar entre 100 reais e 250 reais dependendo da sua região e da metragem do cabo.

Essas foram as 4 dicas para caso você esteja com a sua internet lenta no PC ou no Celular. Basicamente, medir, acompanhar e entender porque a sua internet está lenta é essencial. Por mais que os provedores no Brasil não tenham lá uma grande reputação, em muitos momentos o problema está na nossa casa e nem sabemos. Esperamos que seus problemas tenham sido resolvidos com essas dicas. Caso contrário, aproveite para entender porque as operadoras de internet estão animadas com os novos serviços de jogos em nuvem.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.
Botão Voltar ao topo