ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Preview: Encased traz de volta o Fallout raiz

O jogo é bem inspirado mas não perde sua personalidade.

Recebemos da Prime Matter o código de preview de Encased, game que está em Early Access desde o final de 2019 e que, finalmente, chega a seu estágio final de desenvolvimento. Com a promessa de ser um sucessor espiritual de Fallout, será o que ele vai conseguir ser tão surpreendente quanto sua fonte inspiradora? Veja em nosso preview de Encased.

Apocalipse diferente

Embora seja um jogo clássico pós-apocalíptico, Encased possui um toque pessoal muito interessante. Diferente da maioria, não foi um vírus, nem guerras ou algum fenômeno da natureza que deixou nosso mundo assim, aqui, o apocalipse se deu pelo surgimento, em 1976, de um misterioso domo em um deserto remoto. Esse domo é fonte de vários avanços tecnológicos dado o sacrifício de pessoas dispostas a estudá-lo. Digo sacrifício pois quem decide entrar no domo, não poderá nunca mais sair, apenas materiais não orgânicos são capazes de fazer a viagem de volta.

Com essa premissa bem interessante, Encased consegue ter sua personalidade e trazer uma grande curiosidade para o jogador. O que será esse domo? Como ele surgiu? Qual sua proposta? São algumas das perguntas que ficamos nos fazendo ao longo de nosso avanço no game. Essas perguntas são sutilmente aliviadas com as conversas e encontros que acontecem na trama, porém, acredito que alguns detalhes, inevitavelmente, acabarão sendo perdidos devido a quantidade de textos e explicações. Particularmente, eu me prendo a jogos com uma boa história – e Encased possui uma excelente – mas é MUITA coisa para se ler, MUITA mesmo e como estamos dentro de um RPG, também queremos evoluir e ver o nosso desenvolvimento em ações e combates, soma-se o fato do jogo não possuir tradução para o português e temos um prato cheio para pularmos uma boa partes dos textos e diálogos. Isso pelo menos durante essa nossa experiência de preview em Encased.

Logicamente, isso não é um defeito do jogo em si, muito pelo contrário, ele te entrega uma boa história com personagens curiosos e interessantes, considere isso apenas uma característica pessoal de alguém frustrado que não tem mais o mesmo tempo livre de antes e que quer curtir um pouco além da história, avançando a cada jogatina.

Excelente alternativa para quem sente falta do Fallout clássico

Para quem experimentou o clássico Fallout, fica quase impossível não sentir sua influência em poucos segundos trabalhando no preview de Encased. Praticamente tudo de bom que o clássico possui, encontramos aqui e isso ele consegue entregar sem deixar de ter seu toque particular.

A construção do personagem é focada na história em si, você precisa escolher, além dos perks e atributos, a qual “casta” você pertencerá dentro do domo, cada uma possui características, funções e liberdades distintas, por exemplo, os Black Wings são os guardas e possuem autoridade, os Silver Wings, são os administradores, e possuem acessos a áreas mais restritas, os Orange Wings são os engenheiros e possuem habilidades de manutenção e por aí vai.

Isso influencia em vários aspectos do game: você tem acesso e ações exclusivas da sua classe e pode acabar resolvendo situações de formas variadas, ainda assim, o game não te prende a resolver as questões de uma forma única e essa liberdade torna o game dinâmico e nem um pouco enjoativo.

Mesmo com a escolha da casta, seu personagem ainda pode ser construído de forma diversa, seja focado mais no combate, na lábia ou nas skills técnicas, embora o combate seja a parte mais divertida do game, é imprescindível que você também possua um ou mais foco em skills técnicas ou acabará encontrando certas dificuldades em partes do jogo.

E falando em combate, aqui também encontrarmos outra influência forte de Fallout, na construção do personagem, podemos escolher habilidades em luta desarmada, combate com armas branca, leves, pesadas, tecnológicas e etc. Isso influência nas skills que teremos disponíveis assim como no seu dano e sua chance de acerto. Ao entrarmos em confronto, o jogo se transforma em uma batalha de turnos, onde a iniciativa de cada personagem definirá sua ordem. Cada personagem também contará com uma quantidade de pontos de ação definida pela sua construção, onde ele poderá utiliza-los para movimentos, skills ou interagindo com o ambiente. Também temos, em alguns pontos específicos do game, a opção de utilizarmos uma Power Armor, que, mais uma vez, é quase uma cópia quase que exata da que podemos encontrar, mais uma referência clara.

As viagens de um ponto a outro também se inspira no joga da Bethesda, onde selecionamos o local que desejamos ir e, de acordo com o seu meio de transporte, demora um temo menor ou maior. Nessa viagem, de acordo com seus pontos de habilidade em Luck (sorte) e em Survival (sobrevivência), podem ocorrer eventos positivos ou negativos.

Em resumo, o gameplay é muito agradável e dinâmico, oferecendo um combate fluido e interessante assim como liberdade para resolver as missões da forma que preferirmos, não tornando obrigatório a construção de um personagem focado totalmente em combate.

Um deserto apocalíptico

Visualmente, Encased mescla locais fechados e abertos, indo de esgotos e laboratórios – onde podemos ver o resultado da influência do domo – até desertos e cidades áridas. O cenário não decepciona, principalmente as áreas abertas, possuindo atenção até mesmo nos pequenos detalhes dos objetos pelo mundo. O que ainda não parece muito bem trabalhado são os personagens e as animações, estão bem fracas em comparação ao cenário e não encaixam com a ação tomada, um exemplo é a skill de se ajoelhar para aumentar a precisão, ela cria uma “aura” no personagem, mas ele se mantém em pé. Existem alguns bugs também, como o personagem segurando a arma de mão aberta ou a mesma se encontrar fora da posição correta, os efeitos especiais como tiro, fogo e explosões também poderiam passar por uma refinada e encaixar melhor com o momento da ação. Considerando que se trata de um preview, acredito que esses detalhes se resolverão com o tempo.

O silêncio do fim do mundo

Por se tratar de um jogo pós-apocalíptico em um deserto, os desenvolvedores acertaram bem na trilha sonora, onde não existe músicas muito eletrônicas nem agitadas, o que dá o clima certo ao cenário. Os efeitos sonoros também não são ruins, só que, devido as animações relativamente fracas, eles parecem fora do contexto em alguns momentos, no geral, seria bom se melhor adaptado ao que estamos vendo na tela.

Agora, a narração e a dublagem, nota 10! Tem um narrador que descreve quase todos os eventos nas conversas assim como a maioria dos personagens possuírem sua própria voz e, além disso, com a entonação que condiz a sua personalidade. Esse é de longe o ponto mais alto da experiência sonora que Encased nos oferece.

Para quem quer conhecer Fallout hoje em dia

Encased é um game extremamente agradável, mas não vai conseguir fugir do rótulo, ele bebe com voracidade de sua fonte inspiradora, o que não é nem de perto ruim, pois consegue entregar, ao mesmo tempo, um conteúdo próprio e muito interessante. Seus diálogos quase infinitos e sua história enorme e complexa – somados a falta de uma tradução para português – pode se tornar desinteressante para os mais ávidos por ação, mas isso nem de longe chega a ser um problema. Acredito que Encased é uma incrível obra que consegue honrar sua fonte e que, com um pouco mais de carinho e polimento, pode trazer o mesmo entretenimento que Fallout conseguiu entregar em seus dias de glória.

Curtiu nosso preview de Encased? Fique de olho no Última Ficha para novidades do jogo e em nossa análise final em seu lançamento.

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo