ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Tour de France 2021

Seja um ciclista no maior evento do esporte no mundo!

Tendo sua invenção atribuída ao escocês Kirkpatrick MacMillan em 1839 na cidade de Paris, a bicicleta constitui um dos meios de transporte mais importantes no cotidiano das pessoas, contudo ela é bem mais que isso. Usada nas mais diversas competições onde são colocadas a prova as habilidades e resistência de cada competidor. Uma das mais clássicas competições é o “Tour de France” que é realizada desde 1903, e é aqui que a NACON e Cyanide Studios cria seu simulador de corridas tentando trazer o melhor do esporte para os jogadores. Com isso, vamos à análise de Tour de France 2021.

Tour de France 2021 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X and Series S, Xbox One e PC.

O JOGO

Durante nossa análise Tour de France 2021 concorremos nos 21 eventos da temporada com uma das mais diversas equipes. Infelizmente a falta de conhecimento do esporte me impede de opinar se temos todas as equipes e os ciclistas mais importantes do circuito. Contudo isso não impossibilita de forma alguma a diversão e estrutura do jogo.

O jogador participade corridas a fim de adquirir pontos de XP. Aqui podemos fazer eventos clássicos com 1 dia de duração ou disputar etapas. Dessa forma o jogador desbloqueia novos eventos e da continuidade no game.

Passamos por diversos cenários que possuem boa ambientação, e, apesar da simplicidade e redução da duração de muitos trechos da corrida, conseguimos nos sentir realmente disputando sprints nas colinas desafiando as outras equipes.

A jogabilidade é simples: devemos balancear nossa stamina, utilizando os momentos corretos para dar um gás, usar o vácuo dos companheiros quando necessário. É intuitivo e até mesmo quem não tem uma base sobre o esporte consegue pegar com facilidade se baseando em outros jogos de velocidade e esportes em geral.

Algo que senti falta nesse ponto são os acidentes. É comum vermos vídeos com diversos ciclistas se entrelaçando nas provas, contudo aqui tudo ocorre de maneira perfeita, e a todo momento sentimos uma leve “ajuda” da mecânica do game na condução da bike.

O game possui níveis de dificuldade para nivelar a experiência do jogador. Os mais casuais e com menos conhecimento sobre ciclismo conseguem aproveitar o game de forma satisfatória, contudo, é evidente que é um game direcionado ao público fã de ciclismo. Em muitos momentos nos pegamos pedalando por trechos quando estamos destacados do pelotão, onde não há tanta disputa, o que pode se tornar um pouco repetitivo para os mais casuais. Felizmente aqui podemos simular alguns momentos da corrida, deixando para jogar apenas em momentos chave e decisivos. Aqui também podemos ressaltar que as nossas corridas favoritas podem ser separadas no My Tour afim de criar a competição perfeita a nossa maneira.

MODOS

Pro Team, Pro Leader e a seção de treinos são as outras opções dentro do game. Funcionam da mesma maneira das outras contudo, aqui entramos mais afundo no aspecto simulador do game. Podemos criar um ciclista do zero ou gerenciar um time de ciclistas, inseri-los nas competições a fim de ganhar experiência e dinheiro, desbloqueando novas corridas e trilhando o caminho até a glória.

O VEREDITO

Os gráficos são simples assim como as mecânicas, a grande variedade realmente vem da quantidade de estágios, estatísticas e possibilidades de estratégias oferecidas nos modos de jogo. Como mencionei, é um game de nicho, tendo apelo direcionado aos fãs de ciclismo, o que não impede que os mais casuais tenham boas experiências. Vale ressaltar que é um simulador e talvez desagrade os que buscam apenas boas corridas, simplificadas, de ciclismo.

Tour de France 2021

Visual, ambientação e gráficos - 6.5
Jogabilidade - 7
Diversão - 6.5
Áudio e trilha-sonora - 6

6.5

Mediano

É um game de nicho, tendo apelo direcionado aos fãs de ciclismo, o que não impede que os mais casuais tenham boas experiências.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo