Apagão da Twitch: primeira “greve” marcada para dia 23/08

Essa semana vimos a criação do Sindicato dos Streamers que depois foi rebatizado de União dos Streamers. Enquanto que este grupo tem lutado pelo retorno dos valores de pagamento anteriores à redução do valor do sub, um grupo dissidente está indo além. Este outro acredita que apenas uma pressão mais forte contra os ganhos da plataforma vai dar a chance passar a mensagem. Por isso, o perfil da Twitter Apagão da Twitch está organizando a primeira greve de streamers e telespectadores para segunda-feira dia 23/08.

Muitas pessoas já estavam reclamando do tom amenizado que a União dos Streamers adotou após as primeiras reuniões. Por exemplo, alguns internautas apontam que a liderança do movimento não percebe que nem todo mundo lida com a plataforma como um hobby monetizado e que sustentar gastos e gerar ganho na Twitch é realidade somente para menos de 0,1% dos streamers. Especialistas já apontam para similaridade com iFood e Uber, regidas por um modelo de negócio precarizado e predatório.

Os pontos reivindicados pelo Apagão da Twitch

O grupo vai além da mera questão dos repasses dos subs. Eles pedem mais transparência por parte da Amazon, dona da Twitch, pagamentos justos e menos exploração.

Imagem

Sobre a Twitch

A Twitch é um serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em vídeo game e é operada pela Twitch Interactive, uma subsidiária da Amazon. A plataforma também transmite competições de e-sports e seu conteúdo pode ser visualizado tanto ao vivo quanto por vídeo sob demanda.

Ricardo Carvalho

Gosto muito de escrever, desenhar, de me frustrar com política, de filosofar no barzinho, assistir filmes e defender que games são arte! Me segue no twitter que eu sigo de volta, beleza? twitter.com/perfilricardoc Beijos e boas jogatinas!
Botão Voltar ao topo