ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCREVIEWSSWITCH

Análise: Dice Legacy traz novidade e dificuldade

Sobreviver, explorar e expandir vai ser um desafio bem difícil.

Desenvolvido pela DESTINYbit e publicado pela Ravenscourt, Dice Legacy chega trazendo algo bem diferente, um survival de estratégia baseado em dados. Será que essa mistura nova conseguirá agradar? Venha conferir nossa análise de Dice Legacy. O game está disponível para PC (via Steam, GOG e Epic Store) e para Nintendo Switch, e o mesmo possui legendas em PT-BR.

Essa análise de Dice Legacy foi possível graças a um código cedido pela produtora a qual agradecemos pela confiança e parceria.

Dice Legacy traz um mundo diferente em formato de anel

Em Dice Legacy, existem seis cenário, cada um traz um desafio e dificuldade a parte. Iniciamos com apenas uma opção de líder, mas podemos liberar outros cinco atingindo certos objetivos. Cada um conta com habilidade, dados iniciais e recursos diferentes. Começamos a partida com poucos recursos e devemos correr contra o tempo para aumentarmos nossa cidade, população – que são os dados – e recursos, pois o inverno está chegando. Nessa estação cada ação de nossos dados possui uma chance de congelá-los, tornando-os inúteis até os descongelarmos na taberna ou quando o verão voltar. Essa administração toda deve ser muito rápida e minuciosa pois, após um período, começamos a receber em uma frequência alta – que vai aumentando – ataques de inimigos desconhecidos. Cabe nós explorarmos, coletarmos e crescermos até conseguirmos alcançar esse inimigo misterioso e nos livrarmos dele de uma vez por todas.

Dice Legacy possui um visual bonito, mas limitado

Graficamente, o game é bem bonito e agradável, mas que não são muito avançados. Dentro da proposta apresentada isso ficou ótimo, a simplicidade ajuda a focarmos em sua jogabilidade, que é bem complexa. Estamos em um mundo 3D com formato de anel e bordas limitadas e além delas podemos ver o universo. Esse cenário é bem bonito, porém a câmera fica muito presa nesse círculo, o que limita explorarmos e a admirarmos melhor. Essa limitação também atrapalha um pouco a jogabilidade, dificultando uma observação melhor das construções e dos recursos que estão nos cantos das telas, pois algumas informações e botões acabam ficando na frente.

Uma jogabilidade diferente e desafiadora

Como já mencionado, Dice Legacy é um jogo baseado em dados que representam nossa população. Cada dado seis lados e cada lado representa uma ação que pode ser melhor e/ou diferente baseado na classe. Ao realizarmos uma ação, esses dados ficam inativos e precisam ser rolados novamente, mas também podemos fazer essa rolagem para mudarmos sua ação. Porém, cada vez que o fazemos a “constituição” deles caem e se, chegado a zero, eles são perdidos.

Suas classes são divididas da seguinte forma:

  • Aldeões – são os principais para construções e coleta de recursos
  • Cidadãos – auxiliam em tarefas de produção e em estudos, que liberam novas tecnologias
  • Comerciantes – praticamente só servem para conseguirmos mais ouro
  • Monges – focados em trabalho, cura e diplomacia
  • Soldados – principal força de ataque que também podem auxiliar nas construções

Devemos agradar cada uma delas pois se estiverem infelizes sua produção cai e, em contrapartida, se contentes, sua ela aumenta. Contamos também com um conselho que representa cada classe e ao fim de cada estação eles se reúnem oferecendo novas políticas para escolhermos, o que gera alguns bônus e aumentam a felicidade de sua classe. Precisamos, também, gerar conhecimento que serão utilizados para desbloquear novas construções e melhorias.

Para expandirmos contamos com várias construções como a cantina, que é onde restauramos a constituição dos dados, o quartel, onde convertemos nossos aldeões em soldados, o salão distrital, que serve para expandir o mapa e nossa cidade, entre muitos outros com funções como aumentar evoluir nossos dados e até mesmo mesclá-los, transformando-os em uma classe única que pode ser reaproveitada em partidas futuras. Uma das dificuldades – e diversão – é justamente administrar o que vamos construir e focar, e essa estratégia não é única. Venci minha primeira partida, por exemplo, sem possuir um único monge ou comerciante, me focando no combate e expansão.

Trilha sonora agradável e que traz uma falsa sensação de tranquilidade

Dice Legacy conta com uma trilha sonora no estilo medieval que é até mesmo relaxante, mas que se agita ao entrarmos em ação, o que conseguiu me agradar bastante. Em contra partida, seus efeitos sonoros deixam um pouco a desejar. Os sons das “batalhas”, das construções e outros, são quase nulos e os mais importantes soam fracos e distantes, como quando estamos sendo atacados. Cheguei a reparar um ataque quando o inimigo já estava destruindo minha construção pois o som é “apagado” e a correria e atenção nos detalhes mais para o final da partida me impediu de reparar rapidamente.

Dice Legacy é difícil e agradável

Fazer a análise de Dice Legacy foi um verdadeiro desafio, não porque ele é ruim, muito pelo contrário, o game é muito bom, mas sim porque é muito difícil. Seu visual agradável – mesmo que limitado – traz uma falsa sensação de tranquilidade, sensação essa que cai por terra ao notarmos a dificuldade que é administrar nossa expansão e exploração. Embora seus efeitos sonoros deixem a desejar, sua trilha, por outro lado, consegue agradar bastante. Enfim, Dice Legacy é uma novidade muito interessante com certeza vai agradar aos fãs de jogos de tabuleiro, estratégia e àqueles que curtem jogos difíceis desse gênero.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Dice Legacy

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 7
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8

7.5

Bom!

Dice Legacy é uma novidade muito interessante com certeza vai agradar aos fãs de jogos de tabuleiro, estratégia e difíceis.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo