ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Nuclear Blaze, tá pegando fogo bicho!

Apagar incêndios pode ser divertido

Desenvolvido e publicado pela Deepnight Games, Nuclear Blaze é um game retrô pixelizado que mistura ação com puzzle. Feito pela empresa de um só homem: Sébastien Benard, um dos designers por trás do game Dead Cells. Venha conferir a nossa análise de Nuclear Blaze!

O game já está disponível para PC (via Steam) e está traduzido para PT-BR. Essa análise foi possível devido a um código cedido pela sua desenvolvedora a qual agradecemos a parceria e confiança.

Nuclear Blaze tem uma história que desperta curiosidade

Em Nuclear Blaze, jogamos com um bombeiro que está com sua equipe tentando apagar um incêndio que acometeu toda uma região fictícia. Prosseguindo a procura de pessoas para resgatar e apagar focos de incêndio, nos deparamos com um tipo de instalação militar misteriosa que também está sendo afetada pelo fogo. Que mistérios encontraremos dentro dessa instalação? Só explorando-a e passando por diversos puzzles os desvendaremos.

Embora o game tenha um foco maior na ação e nos puzzles, sua história consegue trazer uma certa diversão, curiosidade e até uma tensão inicial e ela se desenvolve através de diálogos curtos e, principalmente, documentos que serão encontrados na instalação.

Visual retrô e simples, até demais

Como já mencionado em outras análises minhas, eu sou um amante de jogos antigos, consequentemente, adoro visuais retrôs e pixelizados. Nuclear Blaze possui esse tipo de visual e consegue acertar nos cenários e efeitos, mas em alguns detalhes, como nos personagens e nas animações, ficou simples até demais.

Como uma referência, existe a seguinte citação em sua descrição: “Controles com uma leve “assinatura” e jogabilidade feita por um cara que estava por trás de Dead Cells“. Ou seja, temos alguém por trás que tem um conhecimento e, arrisco falar, um certo sucesso na área. Porém, encontrei muito mais detalhes nos personagens e nas animações de Dead Cells do que em Nuclear Blaze.

Apesar dessa crítica, alguns efeitos como os jatos de água, fogos e explosões agradam bastante, apenas gostaria de também ter visto esse mesmo carinho implementado nos personagens e nas animações.

O gameplay de Nuclear Blaze é quente, mas não espalha

A jogabilidade de Nuclear Blaze é bem simples: direcionais para mover, botão para pular, outro para disparar a água e outro para esquiva – que é adquirida ao avançarmos no game. Inicialmente podemos apenas pular e disparar um jato de água para esquerda ou direita. No entanto, ao avançarmos coletamos novas skills que nos permite, por exemplo, esquivar, jogarmos água para cima e até mesmo criarmos um escudo de água em nossa volta, que permite não apenas nos protegermos de algumas chamas, mas também apagarmos os incêndios em volta.

A mecânica geral é bem simples, temos um caminho linear com áreas que são tipo puzzles e, em algumas áreas, pequenos segredos ocultos. Esses puzzles podem ser, apagar todas as chamas dessa área, ativarmos um botão/válvula ou encontrarmos uma keycard para seguirmos para a próxima área. Por mais simples que possa parecer, esses desafios precisam de habilidade e administração, pois nosso estoque de água é limitado e precisa ser reabastecido em estações próximas. Além disso, as chamas, quando não extinguidas, podem se espalhar, o que exige uma mescla de visão e habilidade para concluirmos os desafios.

Os segredos geralmente envolvem encontrar passagens secretas aonde encontraremos itens, habilidades novas ou gatos que precisarão ser levados até um ponto da área para serem resgatados. Todos esses fatores podem ser facilitados ou dificultados nas opções do game, onde é possível aumentar nosso limite de água, melhorar nossa mangueira, ativarmos um aviso quando a chama for nos alcançar ou acelerar a expansão do fogo.

Concluindo minha análise da jogabilidade de Nuclear Blaze, é legal informar que o game possui um modo infantil que possibilita o possibilita ser jogado por crianças a partir de +3 anos. Nesse modo não morremos, os jatos de água são automáticos e nosso objetivo é salvar os gatinhos. Pessoalmente achei o game divertido, mas sinto que o fator replay é quase zero sendo muito baixo.

Trilha sonora que se encaixa e pode ser nostálgica

Nuclear Blaze tem uma temática retrô, logo, era de se esperar uma trilha sonora que segue esse fluxo e é exatamente isso que o game entrega. Aqui o gosto pessoal de cada um pesa mais, particularmente, gostei muito da trilha do game que me remeteu à filmes das décadas de 70 – 80. Essa trilha é boa para quem curte, mas pode em alguns momentos ser um pouco irritante para os menos fãs.

Seus efeitos sonoros, por outro lado, são mais sutis, não sendo algo tão estourado, mas também não sendo algo muito realista. Em resumo, consegui encontrar um equilíbrio bom em algo simples e que, ao mesmo tempo, seja bem característico ao estilo do game.

Conclusão da análise de Nuclear Blaze

Nuclear Blaze é uma boa pedida para os fãs do gênero, possuindo uma história que, surpreendentemente, me cativou bastante. Ele conta com efeitos visuais bons para o estilo, mas que não se refletem nas animações e nos personagens. Sua jogabilidade é boa e divertida só que possui poucos fatores de replay e sua trilha de época vai com certeza agradar aos mais nostálgicos. Toda essa simplicidade somada ao seu preço relativamente baixo faz com que Nuclear Blaze seja uma boa pedida para os amantes do gênero e aos curiosos do estilo.

Essa análise de Nuclear Blaze segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Nuclear Blaze

Visual, ambientação e gráficos - 6
Jogabilidade - 7
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 8

7

Bom

Com seu visual e música retrô, Nuclear Blaze consegue ser divertido e interessante. Mas não aparentou fatores que pudesse despertar um possível replay.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo